Serpro lança programa de Leitura Eletrônica


Segunda-feira, 12 dezembro de 2005 - 09:59
IDG Now!
O programa Leitura Eletrônica - Letra, que será lançado nesta segunda-feira (12/12) no Rio de Janeiro, foi desenvolvido pelo Serpro em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) para transformar qualquer texto escrito no computador, em áudio.

A proposta é simples: o programa tem um banco de dados com a pronúncia de todas as sílabas e as pontuações. Ao jogar o texto no computador, o programa associa os sons com aquilo que está escrito e a própria máquina transforma o texto em áudio.

O Letra "lê" os fonemas escritos e transforma tudo em som. "Isso permitirá que os livros didáticos sejam utilizados por cegos sem grandes custos", diz o coordenador do projeto do Serpro, Marcos Kinsky, destacando a diferença de preço entre uma mídia CD e a impressão de um livro.
Desenvolvido em software livre, o sistema será distribuído gratuitamente para escolas e instituições que lidam com portadores de deficiência visual. Assim, quem não pode ver, vai poder ouvir um livro e escutar uma história com autonomia, sem precisar da ajuda de outra pessoa, mesmo que o material não esteja disponível em braille.
O Letra roda em qualquer plataforma e os CD gravados por ele podem ser reproduzidos em qualquer player, já que o software utiliza o formato CDA, reconhecido por todos os dispositivos.
O Serpro está sendo pioneiro no Brasil no desenvolvimento de soluções para a inclusão social de pessoas deficientes, em software livre. Segundo o Censo 2000 (IBGE), 2 milhões de pessoas declararam ter grandes dificuldades para o uso da visão no dia a dia, desses, 160 mil são cegos.

Segundo dados obtidos junto ao Projeto Saci (da USP) e ao Dos Vox (da UFRJ), cerca de 10 mil utilizam computadores (0,5% do total). No Serpro trabalham 21 deficientes auditivos e 14 deficientes visuais que ajudam a empresa a adequar os programas às especificidades deste público.
A primeira demonstração aberta do Letra ocorreu na Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações Aplicadas ao Setor Público, em março de 2005, em Brasília. O Projeto Letra tem como Coordenador, Marcos Kinsky, deficiente visual que trabalha há 29 anos no Serpro, que informa: "Os órgãos públicos devem negociar com as editoras uma forma de distribuir os livros sonoros aos alunos com deficiência visual por meio das escolas".
Com a assinatura do convênio Serpro e CPqD, além da parceria com o Instituto Benjamin Constant, esse processo estará ao alcance dos deficientes visuais, de forma gratuita, através das instituições que atendem a este segmento de público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo