Acessando Wi-Fi AP com NetworkManager

Fonte: Planeta Ubuntu Brasil
Acessando Wi-Fi AP com NetworkManager

Acessar pontos de acesso de rede sem fio (Wi-Fi AP) sempre foi uma dor de cabeça para configurar no Linux. E se você por acaso tiver de conectar em vários APs durante o dia, aí é que ficava russo mesmo! Até o dia que NetworkManager foi lançado! NetworkManager é um novo serviço que permite a configuração de redes, com ou sem fio, sem precisar usar o console ou comandos malucos. Eu tenho usado este aplicativo para acessar APs no meu trabalho, consultório médico, no ônibus, etc com a mesma facilidade que se tem hoje no Windows. Então, vamos deixar de papo furado e ir direto ao que interessa.

Instalando NetworkManager:

Usando o Synaptic (ou a sua ferramenta preferida) procure pelo aplicativo “network-manager.” Selecione-o para instalação e clique no botão “Aplicar.”

Instalando com Synaptic

Iniciando o applet:

Depois que a instalação terminar, ative o applet do NetworkManager usando o comando:

nm-applet &

Iniciando o applet

Checando por Wi-Fi APs:

O applet imediatamente checa por APs ao seu redor e cria uma lista que pode ser vista ao clicar no applet com o botão esquerdo do seu mouse. Para conectar à qualquer um destes APs, basta escolher um da lista, clicar com o botão esquerdo do mouse, e pronto!

Observação: Os APs que estiverem trancados com alguma forma de proteção terão um cadiado à frente do seu nome. Ao conectar à um AP trancado, NetworkManager exibirá uma tela onde você poderá entrar a senha de acesso ao mesmo. Existe também a possibilidade de armazenar esta senha usando o chaveiro do Gnome. Se esta opção for escolhida, siga as instruções exibidas para a criação do chaveiro padrão.

Lista de APs por perto

Configurando acesso à um AP oculto:

Como lá em casa eu não publico o nome (ESSID) do meu AP, é preciso passar esta informação para o applet. Clicando com o botão esquerdo do mouse no applet, escolha “Connect to other wireless network” e digite o nome (ESSID) de seu AP. Se esta AP for trancado, você também terá de providenciar a senha apropriada.

Configurando acesso à um AP oculto

Presto!!!

E pronto! Agora é só abrir o seu navegador favorito *coff* (firefox) *coff* e começar a navegar!!!

Pronto

Configurando NetworkManager

A última coisa a se fazer é adicionar o applet na lista de serviços a serem executados toda vez que se inicia o sistema. Isso pode ser feito usando o comando:

gnome-session-properties

e adicionando o comando:

/usr/bin/nm-applet

na aba de “Programas Iniciais.”

Instalando com Synaptic

Agora sim, terminamos!

Por GnuKemist em 08/12/2005 - 21:35 (Permalink)

Sweepstakes Update

Até agora somente 3 pessoas se inscreveram no Ubuntu Sweepstakes 2005! Vamos lá pessoal!!! A comunidade inteira depende de vocês para traduzir ou reportar bugs no Dapper Drake antes de seu lançamento oficial em abril de 2006!

Por GnuKemist em 08/12/2005 - 16:18 (Permalink)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo