Bom artigo do site Tabless

Original: http://www.tableless.com.br/?codigo_novo_maneira_velha

Código novo, maneira velha- 21/11/2005

Você, camarada antenado, que está entrando ou que está já está algum tempo no mundo dos Web Standards. Que já se acostumou com código enxuto, limpo e legível, lembra-se ainda de como era seu código antigo? Lembra-se de quanto código você escrevia para fazer um simples parágrafo, ou um menu? Código desnecessário, atrapalhando a vida de quem tivesse o desprazer de trabalhar com ele.

Graças aos novos tempos, isso está mudando. Claro que não! Padrões Web não é uma poção mágica que te dá poderes cósmicos e lhe permite num piscar de olhos digitar código legível e enxuto.
Esse o ponto. Seguir os Web Standards não quer dizer código limpo e legível. Separar a informação da formatação não é sinônimo de ter código perfeito e simples.

Vejo muitos trabalhos por aí, que quando abrimos o source, vem aquela avalanche de divs, spans e tudo que tem direito. Um código complicado, difícil de entender. Então, percebemos que o código mudou, mas a maneira de pensar ainda é a velha.

Uma das primeiras coisas que aprendi quando estava estudando os Padrões Web, é sobre uma regrinha muito falada entre os gringos, chama-se KISS. Kiss é o acrónimo de Keep It Simple Stupid.
É a regra de deixar o mais simples possível. Se está complicado, é sinal de que você deve estar fazendo algo errado.

Não estou dizendo que você não deve colocar um div a mais em seu código para resolver um certo problema. Todos os problemas que conheço até hoje no desenvolvimento costumeiro, se resolve com no máximo 2 divs aninhados em um mesmo objeto. Claro, a não ser que você queira fazer toda aquele malabarismo de cantos arredondados em um box que terá altura e largura variável. Aí não tem jeito mesmo.

Para aqueles desenvolvedores que pensavam que o diferencial iria acabar, porque todos iriam fazer códigos bonitos e perfeitos, e com isso a concorrência seria quase nula, estão perfeitamente enganados (isso dá outro artigo, sobre diferencial do desenvolvedor que segue os padrões).
Ainda, continuará existindo aqueles desenvolvedores que fazem código complicado, que são apenas simples desenvolvedores, nada mais.

Pensar novo, pense diferente. Não mude apenas para os Padrões, mude sua cabeça, sua maneira de desenvolver.
Pense simples, faça simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo