Panasonic troca celular GSM por 3G com Linux

Fonte: IDG Now!
Sexta-feira, 9 dezembro de 2005 - 13:22
COMPUTERWORLD

A Panasonic decidiu encerrar o desenvolvimento da tecnologia GSM, em que existe uma "grande concorrência mundial", para concentrar-se no desenvolvimento da terceira geração baseada em Linux.

A decisão, primeira entre as grandes fabricantes de terminais móveis, deve-se à rapidez com que estão crescendo as vendas de dispositivos móveis 3G e que têm ganho grande relevância dentro dos negócios globais da companhia.

Isso se deve, em grande parte, à entrada tardia da Panasonic no mercado de GSM, assim como aconteceu com várias empresas japonesas. Tal fato fez com que as empresas não conseguissem ter uma parte significativa deste mercado.

A partir de agora, a Panasonic - pertencente à Matsushita Electric Industrial - centrará seus esforços em ferramentas 3G baseadas no sistema operacional Linux. A companhia já colocou em prática os planos no Japão e espera reduzir custos graças a utilização de uma plataforma comum em nível mundial para seus terminais.

Como resultado da decisão, a Panasonic vai fechar o departamento de pesquisa e desenvolvimento nos Estados Unidos, que não trabalhava com Linux. No entanto, a companhia manterá o departamento europeu situado no Reino Unido, que mudará sua estratégia para focar em tecnologia 3G e outras plataformas.

A companhia anunciou ainda o fechamento de sua sede nas Filipinas, onde atualmente fabrica um grande número de componentes com tecnologia GSM. Também será interrompida a produção de GSM na República Tcheca, e a filial da China será modificada para o desenvolvimento da tecnologia 3G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo