Site sobre software livre, cultura, arte, gimp, inkscape, wallpapers, vim, firefox, python, e-books, algoritmos, openoffice, ubuntu, debian, gnome, inkscape, bash, shell script, música, arte, mpb, dicas em geral, Geopolítica, politica, brasil, blogsfera, ativismo, rock, english
Tirando suas dúvidas sobre open_office
No site http://www.rau-tu.unicamp.br/openoffice/ você encontra um sistema de perguntas e respostas direcionado para open office. O site é dividido em seções, calc, writer etc.
Veja também:
Uma mãozinha para sua monografia
Auto-correção no open_office
Números por extenso no calc
Tema para o open_office
DJVU o formato que pode ameaçar o reinado do PDF
Pode substituir com vantagens formatos como PDF, PS, TIFF, etc para a distribuição de documentos scaneados, documentos digitais ou imagens de alta resolução.
Por: Alessandro de Oliveira Faria
fonte: www.vivaolinux.com.br
Leia na íntegra: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=187
Visite também: http://djvulibre.djvuzone.org/
baixe o plugin neste link
Tecnologia wiki?!
MediaWiki
Estou pesquisando a tecnologia Wiki para um projeto que deverei começar daqui alguns dias. Embora já tivesse instalado o Wiki, eu ainda não havia tido oportunidade para testar a ferramenta. O que posso dizer, é que estou surpreso com a quantidade de recursos disponíveis no Wiki.
Leia na integra: http://blog.moinho.net/index.php?itemid=332
fonte: http://blog.moinho.net/
Uma pequena definição:
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki
http://vivaotux.blogspot.com/2005/02/trama-da-rede.html
http://www.byteshift.de/web-design-Wiki-pt+Principais_caracter.C3.ADsticas
como criar um wiki
Matéria sobre wiki na revista Linux Magazine
site do MediaWiki: http://wikipedia.sourceforge.net/
como melhorar seu Web site facilmente
Fonte: http://www.maujor.com/w3ctuto/webkit.html
Mudando para Web Standards
ou como melhorar seu Web site facilmente
"Esta é a tradução do artigo "Web Standards Switch - or how to improve your Web site easily" de autoria de Karl Dubost publicado no site do W3C.
1. A versão oficial e original, em inglês, deste tutorial, encontra-se em: http://www.w3.org/QA/2003/03/web-kit e os seus direitos são conforme:
Copyright ©2002 W3C® (MIT, INRIA, Keio), Todos os direitos reservados. São aplicáveis as disposições do W3C relativas a responsabilidade, marcas, uso de documentos e licença de software
2. A única versão oficial deste documento é a versão em língua inglesa que se encontra no sítio do W3C.
3. O presente documento traduzido para a língua portuguesa do Brasil, pode conter erros de tradução.
Este documento foi traduzido em 05 de janeiro de 2005 por: Maurício Samy Silva e encontra-se hospedado no seu sítio "CSS para WebDesign" em http://www.maujor.com/
A traduçao foi feita somente para este documento, vale dizer, as páginas remetidas pelos links aqui indicados, estão em sua versão original em língua inglesa."
visite o site e leia o artigo completo: http://www.maujor.com/w3ctuto/webkit.html
veja também:
O que é tabless?
Projeto RSSficado?!
Conheça o Projeto RSSficado
visite: http://www.rssficado.com.br/O RSS (Rich Site Sumary) é um formato de arquivo XML padronizado mundialmente para troca de notícias (feeds) e usando-o você pode ler as manchetes de seus sites preferidos sem precisar visitá-los toda hora.
A idéia do Projeto RSSficado é permitir que você acesse notícias de diversas fontes (fontes estas que geralmente disponibilizam notícias apenas para acesso via navegador HTML) em um único programa (um leitor de feeds) permitindo que você mantenha-se informado e otimize seu tempo. Geralmente as notícias no formato RSS fornecem um título, resumo da manchete e um link através do qual você pode obter maiores informações, dessa forma você só abre o seu navegador para ler aquilo que realmente te interessa.
O Projeto RSSficado foi criado em 02/02/2002, na época em que o RSS estava se estabelecendo como formato padrão para a divulgação de notícias. Devido a problemas no desenvolvimento do RSS foi criado um segundo formato, o Atom. O Projeto RSSficado contempla esses dois formatos.
Utilitários criados pelo projeto:
Caso você deseje ter uma cópia do RSSficado no seu servidor, uma cópia dele está disponível aqui:
Fonte: http://www.rssficado.com.br/
veja também:
rss do vivaotux
http://br.mozdev.org/firefox/vocesabia/?rss
Saiu a Linux Magazine 06
Saindo do forno a Linux Magazine 06
Publicado por brain em Sáb, 2005-02-26 18:10. Imprensa | MercadoAcabo de receber o aviso de que começou a ser distribuída a sexta edição da Linux Magazine. O tema da edição é a segurança, e neste assunto há matérias sobre administração e produtos relacionados a firewalls, proteção de memória com o PaX, e até a minha coluna desta edição dedicou-se ao assunto, cobrindo um aplicativo desktop para gerenciar cópias de segurança.
Além das matérias seguindo o tema de capa, há uma interessante análise (com dicas) do Firefox, um artigo sobre compilação cruzada, um tutorial sobre Linux rodando a partir de chaveiros USB, outro sobre editoração no Scribus, outro sobre configuração do KDM/GDM, a continuação do curso de shell script do Júlio Neves, e muito mais.
Mesmo sendo colunista da revista, só fico sabendo dos detalhes de cada edição na data do seu lançamento. A minha maior surpresa nesta edição foi o CD encartado, trazendo uma versão instalável a partir de um único CD do SUSE Linux 9.2, pré-configurada para nosso idioma. Embora um único CD fique longe de trazer todos os softwares dos mais de 3GB da imagem ISO oficial do DVD de instalação, o artigo que apresenta esta edição do SUSE 9.2 preparada especialmente pela SUSE e pela Linux Magazine explica como configurar o programa de instalação para instalar os demais pacotes a partir do repositório oficial na Internet.
Fonte: www.br-linux.org
site da revista: http://www.linuxmagazine.com.br
O que é um blog?
O blog é um site de fácil utilização, onde você pode postar rapidamente o que pensa, interagir com as pessoas e muito mais. E tudo isso é GRÁTIS.visite: www.blogger.com/start
Descoberto vírus semelhante ao da aids
Dois cientistas americanos anunciaram na sexta-feira a descoberta de dois retrovírus humanos na África, similares ao da aids, e que poderiam ter tido origem em macacos. Os vírus, que por enquanto não estão relacionados a nenhuma doença conhecida, foram descobertos na República de Camarões, encubados em caçadores de primatas, disseram os cientistas da Johns Hopkins University em Baltimore (EUA), integrantes também do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Infecciosas (CDC). Os vírus foram batizados de HTLV-3 e HTLV-4.
Inclusão digital via satélite deve reforçar uso de software livre
Editoria: Governos
24/Feb/2005 - 18:43
Em 2005, o uso de software livre será ampliado dentro do programa de inclusão digital via satélite Gesac, do ministério das Comunicações. A troca dos códigos proprietários pelos abertos deve gerar uma economia de R$ 27 milhões.
"Atualmente, 3.200 comunidades remotas são atendidas, no Brasil, pelos pontos instalados em escolas, associações, creches, sindicatos e prefeituras.
Das cerca de 18 mil máquinas que fazem parte do programa, 4.500 já usam software livre. Com isso, o governo deixa de gastar R$ 6.750 em licenças de sistemas e programas --eles foram substituídos pelo Linux, suíte de escritório OpenOffice, editor de imagens Gimp e navegadores Mozilla e Firefox."
leia o artigo completo em: http://www.softwarelivre.org/news/3699
Plugins para o firefox
Para instalar todos os plugins necessários para o firefox visite o site:
https://addons.update.mozilla.org/plugins/
Outro modo inteligente é usar no google assim:
firefox +update +plugins
Para baixar o firefox visite o site: http://br.mozdev.org/firefox
Você sabia?
Conhecendo o Firefox
Migrando para o Firefox
Abas
Turbine o Firefox
Navegação
Privacidade
Geral
Extensões e Plugins
Interface
Favoritos
Ajustando o Firefox
Avançado
veja também:
Turbinando seu firefox
Funcionários da Microsoft usando firefox
Firefox chega a 25 milhões de downloads
Porque o Internet explorer é um desastre de segurança
Brasil vence Índia e abrigará centro Linux da Nokia
Brasil vence Índia e abrigará centro Linux da Nokia
Publicado por brain em Sex, 2005-02-25 10:18. Governos | MercadoEduardo Souza (souza.eduardo[@]gmail.com) enviou este link e acrescentou: “O Brasil ganhou uma disputa com a Índia por um centro da Nokia de desenvolvimento de aplicativos com base em softwares livres para celular, de acordo com notícia divulgada pelo Terra. Um trecho da notícia: "Na seleção, o Brasil bateu a Índia, relatou Terni, por conta de sua reconhecida comunidade de desenvolvedores Linux, além da receptividade do governo com os programas de código aberto."...""O Brasil deu clara demonstração de que esse é um caminho a seguir. Isso tem um reflexo psicológico importante", afirmou [o presidente da Nokia no Brasil, Fernando] Terni a jornalistas nesta quinta-feira ao anunciar o projeto."”
Fonte: www.br-linux.org
Disponível a versão 1.0.1 do Firefox
Publicado por brain em Sex, 2005-02-25 10:34. Aplicações
Henrique Ruiz Poyatos Neto (henrique at inventivehouse.com.br) enviou este link e acrescentou: “Lançada hoje a versão 1.0.1 do Firefox. Trata-se de uma atualização de segurança que corrige bugs que comprometem a segurança do navegador. Um changelog não-oficial pode ser encontrado aqui”
Fonte: www.br-linux.org
Parece que ainda é uma versão de teste, mas percebemos que a equipe do firefox trabalha rápido na solução de falhas.
O que é Tableless?!
Tableless é um método de construir sites, usando os Padrões Web (Web Standards) como guia.
Usamos CSS para a formatação das informações aprensentadas nos arquivos de marcação de texto, se preferir, arquivos HTML ou XHTML.
Explicando melhor... Não usamos as famosas Tabelas para fazer a estruturação do site. Para estruturação, usamos única e exclusivamente CSS. Não abolimos totalmente as tabelas. No método tableless, nós usamos todas as tags semânticamente, ou seja, cada tag tem sua aplicação. Se você quer um texto italico, você usará a tag , se você quer um parágrafo, você usa , entendeu? Então, se você quer exibir dados tabulados, como por exemplo, uma lista de produtos com preços, nome dos produtos, e se está disponível no estoque, você usará as Tabelas. Então, é certo usar tabelas para exibição de dados tabulados, nunca para estruturação de layout.
visite a fonte: http://www.tableless.com.br/sobre.asp
veja também um tutorial de xhtml: http://www.maujor.com/tutorial/xhtml.php
Artigo para desenvolvedores de sites
veja um trechinho:
div {
width:500px;
_width:400px;
}
Note que coloquei um underline na segunda propriedade.
Todo browser decente não entenderá essa propriedade e a
ignorará, pelo simples motivo de que não existe nada no CSS
que tenha um underline na frente da propriedade.
Isso é errado, não existe, portanto é ignorado.
Mas por algum motivo obscuro, o Internet Explorer aceita
essa propriedade.Logo, no Internet Explorer, a largura
dos divs somente no Internet Explorer terão 400 pixels de largura.
visite este link: http://www.tableless.com.br/artigos/csshacks.asp
Porque a Microsoft não atualiza o Internet Explorer
Porque a Microsoft não atualiza o Internet Explorer
Aproveitando o artigo de Irapuan Martinez, onde ele escreveu a excelente frase: “Passarão anos até nos vermos livres do estrago que a Microsoft causou a web.”, e o pequeno texto de Joel Spolsky sobre o firefox, vou falar um pouco sobre o Internet Explorer, suas falhas e o motivo que leva a microsoft a não fazer nenhuma atualização neste “browser”.
Alguém acha que a microsoft não tem capacidade de fazer do Internet Explorer um browser bom o suficiente para competir em recursos com concorrentes como firefox e o Opera?
Eu tenho certeza que capacidade ela tem, o que falta é interesse.
Mas, por quê?
Bem, uma provável razão seria o domínio deste “browser” por anos, que se mantém até hoje. Ou seja, já que estão no topo, não precisam se preocupar em fazer um browser melhor.
Mas a razão mais evidente é o medo do avanço das aplicações baseadas em web. Essas aplicações poderiam tornar o windows desnecessário, já que rodam diretamente no servidor. Dessa forma, o cliente não precisa se preocupar com o sistema operacional instalado em sua máquina e poderia optar por soluções livres, como o Linux, muito mais baratas (ou até mesmo de graça).
As aplicações web ainda estão engatinhando, mas são inegavelmente uma excelente opção tanto para quem desenvolve - já que pode ter mais controle sobre o software - quanto para o cliente - que não precisa se preocupar em ter uma máquina poderosa, muito espaço no HD e um sistema operacional cheio de bugs.
Não sei se realmente existe na microsoft esse medo das aplicações web e se é esse realmente o grande motivo pelo qual a microsoft não faz atualizações em seu “browser”, mas eu tenho que concordar que isso faz muito sentido. Principalmente quando vejo o Joel Spolsky, que já trabalhou na gigante de Redmond - e entende bastante do negócio, falar sobre isso em seu blog.
Segundo Joel “A microsoft tem tanto medo que as aplicações baseadas em web eliminem a necessidade do uso do windows, que eles trancaram o time do IE num 'calabouço escuro' e por vários anos não têm permitido aperfeiçoamentos no IE”.
Eu acredito que ele saiba o que está falando.
Há um bom tempo eu não uso o IE como browser padrão no windows, por vários motivos. Meu browser padrão, tanto no windows quanto no Linux é o firefox, que considero ser o melhor browser da atualidade.
Entre os recursos oferecidos pelo Firefox estão:
- bloqueio de pop-ups intergrado no browser
- O uso de abas, que permitem que em apenas uma janela do browser você abra diversas páginas web
- Excelente suporte aos padrões web
- Renderização HTML mais ágil
- Extensões que adicionam recursos bem interessantes ao browser
Portanto, aproveito para recomendar que você pelo menos teste o firefox por um tempo e perceba como a experiência de navegar na internet se torna muito mais agradável.
O firefox, como disse, é o meu preferido, mas existem outros browsers excelentes que podem ser usados como alternativa ao velho e “esclerosado” IE, como o Opera, que dizem ser o browser mais moderno atualmente e o Mozilla, pai do firefox que usa a mesma engine (gecko) mas traz no pacote além do browser cliente de emails, cliente de IRC e ferramenta de desenvolvimento.
Fuja de alternativas como MyIE2, Deepnet Explorer e o Netcaptor que não são browsers de verdade e usam a mesma engine do Internet Explorer, com os mesmos problemas, trazendo apenas algumas funcionalidades adicionais.
Ajude a diminuir o anos necessários para nos vermos livres do estrago que a microsoft causou à web!
[update]Como disse o nosso amigo Mendelson, tomem cuidado também com o Avant Browser, mais um dos que usam a mesma engine do IE.
veja também:
http://vivaotux.blogspot.com/2005/02/get-facts.html
Manual Inkscape - reforçando a dica
O inkscape é um programa de desenhos vetoriais livre, ou seja, pode ser copiado e distribuido livremente. Abre em poucos segundos e está em conformidade com os padrões da Internet. Com ele já é possível realizar trabalhos bastante profissionais. Outro aspecto a ser considerado é que, sendo um software de código aberto, as inovações para ele são muito mais rápidas do que nos softwares comerciais.
Link para o site Nou-Rau , Link para baixar o manual direto: download
Para ver do que o inkscape é capaz, dê uma olhada no manual on-line"
Manual DBDesigner
Categoria: Manuais
Manual do DBDesigner 4, ferramenta livre que tem como função visualizar grafricamente o projeto da base de dados, modelar e controlar os dados nela existentes.
1.5MB | Faça o Download"
Comparando MSDOS com Modo texto do Linux
Alguém perguntaria... Para quê eu vou querer MSDOS ? Eu lhe digo que se você for insistente e continuar usando só windows, em versões atuais, inclusive o xp, não consegue usa-lo sem esta base shell.
Kurumin dicas edição 13
- Pela facilidade de instalação
- Reconhecimento de windmodens
- Velocidade depois de instalado
- Comunidade ativa
http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=44671
Turbinando seu Firefox
Colaboração: Neco Torquato
Bom, para que o seu Firefox fique tão rápido quanto, ou até mais que o Opera ao acessar uma página na Web, você precisa mudar certas chaves do Firefox que vêm desabilitadas por padrão e criar outras.
No meu caso, eu precisei criar as chaves no. 4 e 5. Se no seu Firefox já existirem as mesmas, basta configurar as chaves para os respectivos valores. Caso não existam, basta cria-las clicando com o botão direito na tela, escolher o tipo correspondente e o valor.
Vamos lá:
Digite "about:config" na campo de endereços do seu Firefox. Use o filtro e edite as chaves abaixo como indicado (basta dar dois clicks sobre a chave para muda-la):
1.) network.http.pipelining (tipo boolean) = true
2.) network.http.pipelining.maxrequests (tipo integer) = 32
3.) network.http.proxy.pipelining (tipo boolean) = true
4.) network.http.pipelining.firstrequest (tipo boolean) = true
5.) nglayout.initialpaint.delay (tipo integer) = 0
O que você fez:Habilitando as chaves network.http.pipelining e network.http.proxy.pipelining você permite que seu Firefox faça multiplas requisições, ao servidor web, ao mesmo tempo. A chave network.http.pipelining.maxrequests indica o número máximo de requisições múltiplas que serão enviadas, esse valor pode ser alterado por você para + ou para -, vi comentários que 8 é o valor máximo de requisições que podem ser enviadas ao mesmo tempo,mas... talvez sejam comentários:) Já a chave nglayout.ititialpaint.delay indica o periodo de tempo (em milisegundos), depois do servidor responder, que seu Firefox irá começar a apresentar a página.
E isso aí... Agora é só reiniciar o Firefox e sentir a diferença.
Nesse link abaixo, você encontra mais informações sobre algumas chaves do Firefox que podem fazer diferença no desempenho do mesmo, use "about:config" para ter acessoa a elas e boa sorte:
Para saber mais sobre algumas chaves do Firefox que podem fazer diferença no desempenho deste browser, use "about:config" e não deixe de ler este excelente artigo sobre o assunto:
link
leitores preferem Firefox
Enquete: leitores preferem Firefox |
Terça-feira, 22 fevereiro de 2005 - 17:40 |
IDG Now! |
Depois do lançamento do Mozilla Firefox e da nova verão do Opera, além do anúncio de atualizações vindouras do Internert Explorer (IE) e do Netscape, o IDG Now! voltou a perguntar na enquete da semana passada "Que browser você usa para acessar a internet?" Em comparação com a primeira enquete, feita em junho de 2004, os resultados foram bem diferentes: dos 515 leitores que responderam semana passada, mais da metade (57%) declarou usar o Firefox, enquanto 36% permanecem com o IE. Há oito meses, antes do lançamento do Firefox feito em novembro, o IE abocanhou 76% da preferência, seguido pelo Mozilla com apenas 12%. Ainda na enquete da semana passada, o terceiro e quarto postos na preferência dos internautas ficaram praticamente empatados, como o Opera levando uma ligeira vantagem em relação ao Netscape, 3% contra 2%, praticamente a metade do índice alcançado em junho do ano passado, quando o Opera atingiu 6% e o Netscape 5%. |
Telemar lança provedor gratuito e de banda larga
Enviado em Quinta, 24 de fevereiro 2005 as 09:28:20
"Bios escreveu: Nesta quinta-feira (24/02), a operadora Telemar apresenta, no Rio de Janeiro, seu novo provedor de acesso gratuito e de banda larga. O nome mais provável, segundo fontes consultadas pelo IDG Now!, é Oi.net
O anúncio ocorre exatamente três meses após a conclusão da venda de 6.791.217 ações que a Telemar detinha no provedor iG (Internet Group Limited) - 17,6% do capital social - por 18,9 milhões de dólares."
Mandrake Software copra Conectiva
24/Feb - 12:20
Data:2005-02-24 11:11:23-03
Paris, França; Curitiba, Brasil; 24 de Fevereiro de 2005 - A Mandrakesoft, distribuição Linux número um da Europa, anunciou hoje o acordo de aquisição da Conectiva, a empresa de Linux líder no Brasil e na América Latina. Com esta aquisição espera-se aumentar significativamente o tamanho da Mandrakesoft e as potencialidades de Pesquisa & Desenvolvimento."
A trama da rede
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=25705
Leia um trecho:
"Experiências como a construção da maior enciclopédia virtual do mundo e o seqüenciamento do genoma humano via Internet ganham força, envolvem Universidades e Institutos de Pesquisa e convidam qualquer pessoa a participar da construção coletiva do saber"
Leia o artigo completo: link
Mais dicas google
- Selecione um trecho de umas três linhas ou mais
- Coloque entre aspas no google
A lógica por tráz disto é a seguinte:
Em que outro lugar da web você encontraria um trecho de três linhas ou mais, com as mesmas palavras, e na mesma ordem? Só para citar um exemplo, certa vez peguei um desses manuais que se compra em bancas de revista e digitei um trecho de umas três linhas, e não é que estava lá, de graça!
A propósito o manual era um daqueles temidos pelos leigos. "hacker".
Tratando imagens com o gimp
Baixe o gimp para windows
para linux
neste link você encontra artigos e tutoriais para não ter a desculpa de que não sabe usar.
Superdownloads :: GMail Archiver 1.7
Script em Perl para guardar arquivos mbox, IMAP ou Mailman em contas do GMail.
Roda em X11"
Tux-BR - Funcion�rios da Micro$oft usando o Mozilla Firefox !! Show !!
Coisas bobas, para nos alegrar !Não acreditei muito quando vi por ai, até chegar na fonte, que costuma ser altamente confiável:
Stephen Toulouse, gerente de programalção de segurança da Microsoft deixou escapar, numa entrevista ao pessoal da Revista Wired, que usa o browser fornecido pela Mozilla Organization, o Firefox
Em suas próprias palavras, ele disse:
'Hoje de manhã tive que instalar uma atualização do Firefox para evitar que meu micro fosse atacado.'
Divertido, não é Link para a matéria completa."
Software TerraView: ferramenta útil e gratuita
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) passa a disponibilizar gratuitamente, para ser baixado pela internet, um aplicativo geográfico para a análise de informações espaciais. A versão 3.0 Plus do TerraView está disponível em versões para os sistemas operacionais Windows e Linux.
fonte: jornal da ciência
Livres para criar
Editoria: Comunidade
22/Feb/2005 - 09:08
Por Rafael Evangelista (Entrevista Exclusiva)
O sociólogo Manuel Castells defende a liberdade de compartilhar como caminho para a criação do novo e reflete sobre a natureza e o futuro do software livre"
"Acho que a principal diferença no Brasil é o governo, e isso precisa ficar claro. Este governo está apoiando o software livre. Não completamente, nem em tudo que se poderia, mas está realmente fazendo. Outros governos também apóiam o software livre mas não o fazem como um princípio, em seus contratos, como uma operação em massa. Já este governo está realmente impulsionando o software livre e programas de inovação em software livre. Essa é a grande diferença. Podemos fazer tudo sem o governo, mas se ele ajuda – ou no mínimo não atrapalha – é algo bastante bom. O governo norte-americano tem atrapalhado, assim como o governo espanhol que, embora seja socialista e progressista, dá ouvido às companhias do cinema e da música, que têm um lobby muito forte."
Leia na íntegra: link
Segurança
Livro: Exploração de vulnerabilidades em redes TCP/IP
fonte: www.noticiaslinux.com.br2005-02-22 22h57min
Em dezembro, Sandro Melo me enviou o livro "Exploração de vulnerabilidades em redes TCP/IP", de sua autoria. Nunca fui um grande interessado por segurança da informação, mas acabei me interessando pelo assunto e só terminei ontem, fiquei um bom tempo testando as técnicas descritas no livro e discutindo suas possibilidades com amigos.
Nada melhor do que saber como fazer para evitar que façam com você e é esse o propósito do livro, que descreve as principais técnicas de exploração de falhas em uma rede TCP/IP.
O livro inicia com o detalhamento de como é feito um ataque, como o cracker descobre informações sobre a máquina que pretende atacar, desde o sistema operacional até a topologia da rede. Nos capítulos seguintes é explicado como as falhas são exploradas, como apagar logs para não deixar rastros, bruteforce e, na minha opinião, a parte mais interessante, as contramedidas de cada tipo de ataque.
O livro está a venda nos seguintes sites:
http://www.altabooks.com.br/livro.asp?codigo=85-7608055-9
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2227
http://www.livrosdeinformatica[...]mplate.asp?Codigo_Produto=7099
Postada por: Deivison Alves Elias
Permalink | Comentários [?]
Imprensa Cearense se omite novamente
FORTALEZA
Bailarino cai em fosso de elevador
O dançarino Flávio Diogo da Silva, 18, caiu no vão de um elevador no principal shopping center de Fortaleza (CE), o Iguatemi, na noite de anteontem.
Integrante do grupo de dança e música Arte Popular de Fortaleza, Silva não percebeu que a cabine do elevador não estava no lugar quando a porta se abriu e caiu no fosso.
Ele foi internado no hospital IJF (Instituto José Frota), com fratura na perna e traumas na coluna e no crânio, mas seu estado de saúde, ontem à tarde, era bom, de acordo com a equipe médica.
No Iguatemi, shopping que pertence ao senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a assessoria de imprensa informou apenas que estavam sendo investigados os motivos do acidente. Não informou se a empresa iria ajudar com as despesas médicas do dançarino. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA)
E NENHUMA PALAVRA NA "IMPRENSA" CEARENSE....
PSL Brasil - Brasil se opõe a projeto de países ricos para criar patentes globais - 3696
Editoria: Governos
21/Feb/2005 - 19:05
Por Assis Moreira e Vera Saavedra Durão (Marrocos) Jornal *Valor Econômico
As relações entre o Brasil e a direção da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) sofreram um novo baque, envolvendo a negociação de um tratado de patente global que Brasília rejeita. Negociadores acham que o país foi atraído para uma situação embarçosa ao participar de consulta informal realizada pelo diretor-geral da OMPI, Kamil Idriss, na semana passada com cerca de 20 países em Casablanca."
fontes:http://softwarelivre.org/news/3696
http://www.noticiaslinux.com.br
Folha Online - Informática - Windows só será seguro em 2011, diz programador da Microsoft
da Folha Online
O sistema operacional Windows, frequente alvo de ataques de hackers, vírus e outras ameaças digitais, só será seguro depois de 2011. Pelo menos é esse o prazo que a Microsoft diz ter para tornar seu principal produto mais seguro para usuários e corporações.
Em uma entrevista recente à revista norte-americana 'Wired' (www.wired.com), Stephen Toulouse, gerente de programação de segurança da Microsoft, disse que o programa de segurança da companhia, anunciado em 2002 pelo próprio Bill Gates, deve levar pelo menos 10 anos para ser executado.
'Software escrito por humanos sempre terão erros. Nãs estamos basicamente mudando a maneira que as coisas funcionam, para ajudar a tornar os programas mais resistentes contra os ataques', afirmou Toulouse.
Segundo ele, a Microsoft não está lutando uma batalha que não pode ser vencida, mas Toulouse reconhece que levará um pouco mais de tempo para que o sistema seja seguro.
'Estamos há dois anos e meio numa estrada muito maior', disse, referindo-se ao programa de segurança da companhia norte-americana, conhecido como 'Computação Segura'. 'Essa é uma linha do tempo de pelo menos 10 anos', afirmou.
Na mesma entrevista, Toulouse também deixou escapar que usa o navegador Firefox --concorrente do Internet Explorer, e considerado mais seguro que o browser da Microsoft. 'Hoje de manhã tive que instalar uma atualização do Firefox para evitar que meu micro fosse atacado', afirmou.
"
noticiaslinux.com.br - Notícias do Mundo GNU/Linux
A Microsoft lançou recentemente sua maior iniciativa contra a pirataria, no Brasil, onde a partir de agora só permitirá aos clientes registrados o acesso a atualizações 'não críticas' do Windows.
Segundo Dinis Couto, gerente geral da Microsoft para a divisão Windows no Brasil: 'A companhia não está atuando como a polícia, mas queremos nos assegurar de que os usuários legais tenham acesso a nossos programas'.
Teria algo a ver com a iniciativa do governo de promover o uso do Linux e a recente negativa do presidente brasileiro de receber Bill Gates?
Notícia traduzida parcialmente do site:
http://www.hispamp3.com/notici[...]cia.php?noticia=20050217120257 "
Mercado para Software Livre
O site iMasters publicou um artigo sobre o aumento da demanda por especialistas em software livre em empresas públicas e privadas. Segundo o artigo apenas 15% dos entrevistados em uma pesquisa possuiam certificação Linux.
Leia o artigo na url abaixo:
http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=2991
br-linux.org: Liber 000 de Frater Albertus Rabelais
Notícia publicada por brain em setembro 5, 2004 10:40 PM | TrackBack
Frater Albertus enviou este link para sua obra em PDF e acrescentou: 'Estou disponibilizando para todos os interessados o primeiro dos meus Liber sobre segurança da informação. É um trabalho um pouco diferente dos que existem atualmente e que tem como objetivo divulgar técnicas de segurança e hacking utilizando sofwtare livre.
Firefox chega aos 25 milhões de downloads
Enviado em Sexta, 18 de fevereiro 2005 as 11:28:03
Bios escreveu: A Mozilla Foundation anunciou na quinta-feira (17/02) que o navegador Firefox já atingiu a marca de 25 milhões de downloads desde o lançamento da versão 1.0, em novembro de 2004. Até o momento, o contador do site SpreadFirefox.com afirma que o software de código aberto já foi baixado 25.241.830 vezes, no período de 102 dias."
Dica para o blogger.com
Para adicionar a extensão "blog this", ou seja, coloque isto no meu blog, siga este link Depois de instalado reinicie o firefox, selecione o que deseja adicionar ao blog, clique com o botão direito do mouse e clique em "blog this". Mantenha-se logado no blog.
Desespero III
http://www.softwarelivre.org/news/3688
Brasil terá laptop de US$ 100 com software livre
21/Feb - 09:06
Por Renato Cruz
"Pensar em software livre é sempre melhor. Não importa quão inteligente qualquer companhia possa ser, eles não são mais inteligentes que o resto do mundo. Além disso, a noção de laptop popular é perfeitamente consistente com o software livre."
Fonte: www.softwarelivre.org
Desespero II
21/Feb - 09:00
Por Renato Cruz
O deputado federal Julio Semeghini (PSDB-SP), da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, ameaçou ir à Justiça, caso o governo decida deixar de fora a opção de computador com Windows no programa PC Conectado, que planeja levar ao mercado 1 milhão de computadores de baixo custo com apoio da administração federal. Ele participou ontem de almoço com Brad Smith, um dos vice-presidentes mundiais da Microsoft, na Câmara Americana de Comércio de São Paulo.
Fonte: www.softwarelivre.org
Desespero
Valor Econômico: EUA querem barrar proposta brasileira para software livre
Publicado por brain em Dom, 2005-02-20 22:06. ComunidadeSaid Treberh enviou este link e acrescentou: “A notícia (18/02/2005) vem do Valor Econômico. 'Os Estados Unidos pediram para se reunir com o Brasil hoje cedo em Genebra afim de, segundo negociadores, tentar neutralizar a proposta brasileira de propagação do "software livre e aberto" como uma opção para desenvolver tecnologia e indústria nacional'.”
Mais trechos esparsos: “Washington quer evitar até a circulação da proposta brasileira na atual reunião preparatória para a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CMSI), informam fontes próximas das negociações. A delegação americana coloca ênfase no respeito de patentes e é composta sobretudo por advogados. O que está em jogo na preparação é o enorme mercado que pode se abrir com as decisões que chefes de Estado e de governo devem tomar em novembro em Tunis (Tunísia), visando universalizar o acesso à revolução digital e estabelecer um modelo para a governança da internet. O confronto é profundo entre os Estados Unidos, que concentram as grandes indústrias de informática, e países emergentes encabeçados pelo Brasil, China, Índia e África do Sul. (...) O mais provável, na avaliação de Rosa, é que os EUA acabem aceitando um discurso genérico sobre compartilhamento do conhecimento. E em seguida passem a pressionar na Organização Mundial de Comércio (OMC) pelo patenteamento de softwares, por exemplo, o que o Brasil e a maioria dos outros países não aceita. Na OMC, quem não respeitar as regras é punido com retaliação comercial. 'O software livre não é uma questão ideológica, mas de desenvolvimento, de autonomia", diz Rosa. "A licença de cópias (de software) é muito anti-social.'”
Fonte: www.br-linux.org
SUSE completa o teste da certificação de segurança
SUSE completa o teste da certificação de segurança EAL4
Publicado por brain em Dom, 2005-02-20 22:41. Distribuições | MercadoA Heise informa que o SUSE Linux Enterprise Server 9 completou os testes da certificação EAL4, integrante da lista de certificações Common Criteria. O Slashdot aponta que trata-se da primeira distribuição de Linux apta a receber esta certificação de segurança, mas a comemoração é mais ampla: trata-se também do primeiro sistema operacional de código aberto a superar este desafio. O certificado deve ser emitido em breve, e coloca o produto em condições de competir em contratações (tipicamente em organizações de grande porte ou governamentais de países como Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Inglaterra) que exijam esta comprovação. Outros sistemas operacionais que possuem esta certificação são o Solaris 8, Windows 2000 SP3, HP-UX 11i e AIX 5L.
Combatendo o span
Menos span, menos vírus.
Crie seu próprio blog
...mais um blog está no ar...
Sobre o Metrofor - Metô de Fortaleza
lhe diz. Como dizem os Titãs:
A televisão me deixou burro,
muito burro demais...
Primeiro questionamento:
Será que, para otimizar os transportes de
Fortaleza teria-mos mesmo que fazer um
Metro, ou esta escolha foi "jogada" à
população como meio de engordar mais
ainda as contas de empreiteiros.
Será que não dava para alargar a Av. José Bastos?
Por uma infima parte do que se gastou?
Após diversas paralizações da obra, em uma delas
o Governo Federal teve que enviar duas vezes
dinheiro para que os serviços fossem reiniciados,
Parece que os buracos são muito fundos e "comem" as
verbas. A propóstito o desvio de verbas do BNB, na
gestão de Byron Queroz "capacho de Tasso", foi
de R$ 8.000.000 Builhões. Por essa dá pra imaginar
porque a preocupação em receber mais verbas.
Outro fato interessante é que a Rede Globo de
televisão veiculou notícias sobre o "peixe pequeno"
Nicolau dos Santos Neto, e não veiculou nada
sobre o Peixe Grande Byron Queiroz, será porque
ele é do lado Tucano?
A "TV Diário" Canal 22 veiculou por volta das 7:10
da manhã de sábado 19 de Fevereiro, uma matéria
claramente tendenciosa, na qual discutia o empréstimo
de dinheiro por parte do BNDS à Venezuela. Mostrou
pessoas dizendo que "é revoltante", que "o Brasil está
brincando com dinheiro". Só o último entrevistado
citou uma coisinha interessante:
O BNDS emprestou, a juros de mercado, como faz
qualquer instituição financeira, ao contrário do
dinheiro vindo para o Metrofor.
Alguém da TV Diário já fez uma perguntinha:
Qual era o valor inicial da obra?
Quanto já se gastou na obra?
Quando inicio-se a obra?
Alguém do povão sabe:
Que a TV diário é do Tasso?
ou de apoiadores dele?
Febre do iPod chacoalha Napster e cria climão na Microsoft
Nos anúncios, o Napster compara seu custo de US$ 15 mensais para baixar músicas com o de US$ 10 mil para baixar 10 mil músicas no concorrente iTunes (o programa de geranciamento de músicas do iPod). O investimento do Napster nesta campanha é de US$ 30 milhões.
A Microsoft é outra que se mexe. Segundo a revista "Wired", cerca de 80% dos funcionários de Bill Gates possuem music players portáteis, todos são iPod. Revoltados com a "traição", a diretoria da empresa chegou a distribuir comunicados reprimindo os usuários. Para dar o truque dentro da empresa, os funcionários da Microsoft trocaram os fones branquinhos de ouvido do iPod por fones comuns. 03.02.2005
Fonte: http://www.erikapalomino.com.br/musica/noticias/index.php?mu_noti_id=1279
Gpartex - novo particionador
:.GParted - Novo particionador gráfico de HDs para o Kurumin
Fonte:http://www.guiadohardware.net/kurumin/dicas/011/index.php
Por Flávio Luiz
Antes de mais nada, quero agradecer aqui em público o apoio e o carinho de todos os amigos deste Fórum, e desejar-lhes um FELIZ ANO NOVO!!!
O nosso amigo de Fórum Paulo Zambom (a.k.a. -Zast- Razz ) postou no br-linux uma indicação para um interessante programa, o GParted! Veja o "post" dele aqui:
http://br-linux.org/noticias/003316.html
Notem que o suporte para FAT16 e FAT32 o suporte é completo! Já para o ReiserFS, pode-se fazer todas as operações (Criar, Aumentar, Diminuir e Copiar)... menos Mover a partição.
Na medida em que o programa for evoluindo, mais operações serão suportadas em versões próximas!
É preciso deixar claro que o programa só pode executar alguma operação em partições, se as mesmas estiverem DESMONTADAS! Isso serve para QUALQUER programa que trabalhe com partições de disco!
No site veja mais detalhes sobre como instalr este programa.
Dicas e truques do firefox
Forçar links que abrem em nova janela abrirem em abas:
Para o Firefox 1.0 basta ir em:
Editar >> preferências >> Avançado >> abas >> Em uma nova aba da janela mais recente
- Digite na barra de endereços about:config e pressione
(ou clique no botão "Ir") - Na imensa lista que aparecerá em ordem alfabética, localize: browser.tabs.showSingleWindowModePrefs
- Por padrão, essa opção recebe o valor "False". Clique com o botão direito do mouse sobre a opção "False" e selecione "Inverter Valor"
- Pronto, feito isso o painel de configurações exibirá também essa opção.
O Firefox 1.0 permite que você navegue mais rápido, com mais segurança e eficiência do que qualquer outro browser.
Mude hoje mesmo—o Firefox importa seus favoritos e outras informações. E você ainda pode continuar usando outro navegador junto com o Firefox.
Como fazer buscas na web
use aspas para limitar as buscas, buscar:
estudos de física sem aspas é diferente de buscar
"estudos de física"
Use o sinal de mais +
para incluir mais palavras à busca, tipo
"estudos de física" +fotaleza
retornará todos os sites que contenham estudos de físcia, mas limitará a busca à cidade de fortaleza. Do mesmo modo se usarmos o sinal de menos - "estudos de física" -Fortaleza rotornará todos os sites que contenham "estudos de física" menos os de fortaleza. Outro exemplo:
imagens +paisagnes -praias Retornará sites com imagens, contendo paisagens, excluindo todos os sites que contiverem a palavra praias.
procure em um site ou portal
"estudos de física" site:www.globo.com
juntei o uso de aspas com a palavra site, seguida de dois pontos e o endereço onde quero que ele busque.
Certa vez necessitei de um esquema para cabos "cross over", um tipo de cabo usado em redes, fiz dessa forma:
"cross over" site:www.imasters.com.br, mas se tiver dúvida se a palavra se escreve separado ou junto o google tem a solução:
"(cross over | crossover)" site:www.imasters.com.br. Neste caso o que você está vendo dentro dos parênteses é um opcional cross over ou crossover
Procure por um tipo específico de arquivo
"estudos de física" filetype:pdf
Procure no nome do site: inurl: palavra
Procura, palavra no nome do site...
Para saber mais: http://www.infowester.com/dicasgoogle.php
http://geocities.yahoo.com.br/fratalber/liber003.pdf
Uma mãzinha para sua monografia
Link para manuais open office: http://www.tc.df.gov.br/tcbrasil/OO/mnuManuais.htm
A Internet é mesmo insegura?
"Foi publicada no último domingo, dia 15 de agosto, a matéria Ação de hackers assusta correntistas na Internet, na seção policial do Jornal Zero Hora, periódico de grande circulação no Rio Grande do Sul. A matéria dá a entender o que o problema está na Internet, mas em nenhum momento aponta as razões. Essas razões são justamente o que me motivou a escrever este artigo."
Por http://www.cipsga.org.br
Mais um trecho da notícia:
" Se você é usuário de computador, e principalmente do sistema operacional Windows da Microsoft, você deve ser mais uma pessoa aflita. No mínimo você deve estar atualizando o seu anti-vírus diariamente, pois semanalmente não é mais suficiente, deve estar estudando a possibilidade de comprar um firewall milagroso, se já não o tem, e mesmo assim deve ter medo de deixar o seu computador ligado."
Fonte:http://linuxclube.org/maisnoti.html
Manual shell script
Para quem não sabe o que é shell script veja aqui uma pequena definição.
Visite www.txt.org
Como aprender linux
* Navegador - Mozilla Firefox
* Escritório - Open_office.org
(eleito pela info-exame o melhor do ano)
* Desenhos vetoriais - Inkscape (versão windows)
* Tratamento de imagens - Gimp + gtk
Procurando na Internet você encontrará outros bons programas que podem ser instalados no windows e que, no futuro lhe pouparão tempo de adaptação com o Linux
Obs: Tanto o inkscape quanto o gimp necessitam que você
instale também (para windows) as bibliotecas gtk. mas tudo
é facilmente encontrado em: http://sourceforge.net
basta procurar por gtk.
Linux no celular
Fonte:yahoo_notícias
"O Linux é aberto e gratuito. No final, é a única resposta. Para o mercado de massa e alto volume, não vejo outra plataforma de software", disse Garriques.
O presidente-executivo da norueguesa Trolltech, Haavard Nord, afirmou que a empresa trabalha atualmente com 20 fornecedores de celulares para desenvolver aparelhos baseados em Linux. Um ano atrás a companhia atuava apenas com duas fabricantes.
"Nosso objetivo é atingir 100 milhões de celulares em 2008, ou 15 por cento do mercado", disse Nord à Reuters.
Samsung lança smartphone Linux
link para a notícia original
Publicado por brain em Sex, 2005-02-18 10:56. Mercado Yuri Kropotkin (yuri.kropotkin at gmail.com) enviou este link e acrescentou: “Estava navegando no Terra, e ví que a empresa Samsung acaba de lançar um novo produto: um smartphone (computador portátil e celular) com Linux. O aparelho também conta com outros recursos, como serviços multimídia de terceira geração (3G), aplicativos em Java, vídeo-chamadas, streaming de vídeo (com MPEG4) e conectividade com alto falantes externos. Interessante!”
Get the facts
Editoria: Geral
05/Jul - 21:54
Fonte: http://www.softwarelivre.org/forum2004/news/2681
Não há muito o que você possa fazer com HTML e CSS. Você até pode fazer mais linguagens web de alto nível, como PHP, ASP, Perl e Python, mas você ainda precisa do HTML para mostrar o resultado na web. Uma solução mais poderosa seria criar um applet, um programa separado que é baixado e executado no seu computador logo após carregar um site web. A Sun Microsystems criou a linguagem Java para esse propósito, e a Microsoft respondeu introduzindo o subsistema de controle ActiveX.
Por: Jem Matzari - News Forge
Tradução e adaptação: Propus Software Livre
A diferença é que a Sun desenhou o Java com segurança em mente, e a Microsoft não. A idéia de segurança do ActiveX da Microsoft é requerer que os programadores assinem digitalmente os seus programas e solicitar o aval dos usuários finais para a instalação dos applets ActiveX. Não existe maneira de saber o que um programa ActiveX vai fazer até você ter rodado ele, tal ponto em que já é muito tarde para bloquear qualquer destruição que ele possa ter feito. Assinaturas digitais não fazem nada para parar códigos maliciosos.
Não importa quantas correções de segurança a Microsoft lança. O ActiveX ainda pode destruir o seu sistema e roubar os seus dados. A única maneira de se prevenir de um desastre em potencial é desabilitar o ActiveX, conseqüentemente limitando a funcionalidade do Internet Explorer.
A segunda extensão desastrosa que a Microsoft adicionou ao Internet Explorer é o Browser Helper Object, um arquivo que carrega com o Internet Explorer e tem acesso irrestrito para baixar, rodar e instalar programas ou applets sem a permissão ou conhecimento do usuário. O risco de segurança aqui é óbvio e auto explicativo. Coincidentemente é justamente essa uma das ferramentas usada pelo recente cavalo de tróia mencionado na notícia 2680.
Exploits BHO não podem ser detectados ou parados por um software anti-vírus. Alguns tipos de programas de detecção de espiões (spyware) podem detectar esses tipos de ataques, mas alguns outros não. Ao invés de baixar e instalar mais softwares para corrigir problemas no Internet Explorer, é melhor simplesmente usar um browser diferente.
Como um programa, o Internet Explorer não foi elaborado para ser seguro. O site SecurityTracker.com mantém uma lista de vulnerabilidades do I.E.. Veja você mesmo quanto sérias são as ameaças para o Internet Explorer e a freqüência que eles ocorrem. Então compare essa lista com a lista de vulnerabilidades do Mozilla. Qual você iria preferir?
Crônica do tradutor (Marlon Dutra)
É realmente uma pena que eu não possa traduzir o conteúdo do site da Microsoft falando sobre o Browser Helper Objects. Certamente eu teria implicações legais em fazer isso. Talvez até haja uma tradução no próprio site, mas não tive tempo de procurar. Se você pode ler em inglês, eu recomendo. Pode ser uma boa leitura, ao menos divertida.
Pelo menos o slogan, Browser Helper Objects: The Browser the Way You Want It, merece um comentário aqui. Traduzindo para o bom português teríamos algo como: Browser Helper Objects: O browser do jeito que você quer. Será que os usuários realmente querem controles que permitam a execução de um código sem o seu consentimento? Ou pior, sem o seu conhecimento? Ou será que eles erraram no slogan? Talvez deveria ser The Browser the Way We Want it (O browser do jeito que nós queremos). Soaria mais coerente.
Discurso de Gilberto Gil...
Editoria: Comunidade
18/Feb/2005 - 06:49
Seja o que for que as corporações pensam e sentem quando ganham dinheiro ou economizam dinheiro com o GNU-Linux, com as redes de computadores, com os cabos, as fibras e os transmissores, e com a aceleração das trocas de informações e o trabalho remoto, uma coisa é certa: a batalha do software livre, da Internet livre e das conexões livres vai muito além delas, de seus interesses.
Fonte:www.softwarelivre.org
veja na integra
Assine lista de segurança da unicamp
A primeira pergunta que você faria...
Porque assinar uma lista de segurança?
A resposta é simples:
Muitas invasões, contaminações etc. Além de ocorrerem é
claro com mais frequência no Windows, acontecem porque
os invasores "os Cracker's" tinham informações que as
vítimas não tinham. Além de todo o conhecimento técnico
dos invasores de sistemas, eles contam ainda com a falta de informação
por parte de suas vítimas. Portanto habitue-se a ler sobre
segurança de sistemas, tanto quanto lê notícias sobre futebol,
novelas, bate-papo etc.
Quem sabe lendo com profundidade você não se
convence que o Linux é realmente mais seguro,
apesar de surgirem também falhas para linux...
Segue os links para assinar a lista de seguranaça
da Unicamp:
Send SECURITY-L mailing list submissions to
security-l@listas.unicamp.br
To subscribe or unsubscribe via the World Wide Web, visit
http://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/security-l
or, via email, send a message with subject or body 'help' to
security-l-request@listas.unicamp.br
You can reach the person managing the list at
security-l-owner@listas.unicamp.br
When replying, please edit your Subject line so it is more specific
than "Re: Contents of SECURITY-L digest..."
Migrações .com
Cisco anuncia planos de adoção do Linux em seus desktops
Publicado por brain em Qui, 2005-02-17 17:02. MercadoA notícia é do IDGNow, e destaco trechos: "A Cisco planeja adotar o sistema operacional Linux nos computadores internos da empresa nos próximos anos. Mais de dois mil engenheiros já realizaram a migração, que deve se estender para os notebooks da companhia. Como principal motivo da mudança, a Cisco declara que não foi custo, mas sim a facilidade de suporte. Como vantagens do Linux, a Cisco aponta a facilidade de administração, devido às ferramentas e propriedades que podem ser adicionadas no sistema operacional, como recursos de operação remota que permitem fácil acesso dos servidores pelos desktops ou a possibilidade de particionar ou esconder arquivos do sistema. A Cisco estima que enquanto é necessário um administrador para dar suporte a 40 desktops com Windows, o mesmo profissional pode ser responsável por até 400 PCs."
O poder do modo texto
Reflexões
Sou ativista do Software Livre, não por acaso. Recentemente Bill Gates tachou os defensores do software livre de comunistas modernos, senti-me lisongeado, se ele pensou que estava me ofendendo o tiro saiu pela culatra. Mas não são só os comunistas que usam Software Livre, veja por exemplo a IBM, neste caso em particular, quer ela, que os clientes gastem com equipamentos o que gastariam com software. Apesar da veiculação de diversas campanhas de difamação do Linux, a Microsoft, pouco tem conseguido.
Antes de formar opinião sobre este assunto procure ler um pouco mais, e tome cuidado! Certos veículos de comunicação estão muito comprometidos para dar uma informação ética sobre o que o software livre pode trazer de melhor em relação ao software proprietário.
Manual inkscape download
Link para o site Nou-Rau Link para baixar o manual direto: download
Para ver do que o inkscape é capaz, dê uma olhada no manual on-line
Manual foca linux
intermediário avançado...
Para instalar no palm você precisará de um programa livre chamado plucker
Para sincronizar o palm com o computador em linux use, em modo texto o pilot-xfer.
Há um bom manual de como usar o pilot-xfer no site: http://www.guiadohardware.net/linux/dicas/87.htm
Openclipart download
dentro da pasta /usr/share/icons/crystalsvg/scalable você encontra muitos ícones em formato svg
rss do vivaotux
Adicionando o rss do vivaotux ao seu agregador de rss:
Para usuários do firefox basta clicar
no canto inferior direito do navegador, para ter o resumo do site em rss.
O endereço em rss é: rss do vivaotux
Mais dicas: você pode instalar a extensão sage que é um agregador rss para o navegador.
Podem também baixar a extensão, para uma pasta e arrastar para a janela do navegador para instalar em vários computadores.
Atocorreção no open office
Fatos versus FUD
O FUD
A página Mitos do Linux da Microsoft cita diversas "razões" pelas quais o Linux seria uma escolha ruim para a corporação. Todas essas "razões"
são baseadas em informações errôneas ou ultrapassadas. Algumas delas podem até ser consideradas "desejos" da Microsoft...
Stallman & patentes
Stallman & Patentes
Publicado por brain em Qua, 2005-02-16 15:13. Comunidade Fábio "Falcon_Dark" Luiz (falcon.dark@gmail.com) enviou este link e acrescentou: “Traduzi para o português o texto de Richard Stallman do CNET news.com "Bill Gates and other communists" linkado no br-linux em 16 de fevereiro de 2005. A tradução foi colocada em meu weblog sobre software livre e pode ser lida e comentada por todos.” Trata-se do texto mencionado na notícia intitulada "Richard Stallman encontra um ativista anti-patentes de software inesperado: Bill Gates", publicada na manhã de hoje aqui no BR-Linux.
Numeros por extenso no calc
http://www.openoffice.org.br/files/BrOo_Extenso.oxt
Abra o menu ferramentas >> gerenciador de extensões e após instalado o broffice
exibirá uma caixinha flutuante para inserir fórmulas
wikipedia - a enciclopedia livre
Procure conhecer a wikipedia e veja o quanto estava perdendo por não usar esta ferramenta fantástica
visite! http://pt.wikipedia.org
A wikipedia é uma enciclopédia feita de forma colaborativa, em diversas línguas, há relatos de quem já possui mais acessos do que a enciclopédia britânica.
Seminario espirita
Acontecerá no dia 20 de fevereiro de 2005, na Escola de Saúde Pública (Av. Antônio Justa, 3161 - Fortaleza CE). Tema: Mediunidade.
O médium Emanuel Cristiano é professor, bacharel em Filosofia e mestre em Ética formado pela PUC - Campinas. Presidente do Centro de Estudos Espíritas Nosso Lar. Palestrante experiente, muito bem referenciado no Movimento Espírita Brasileiro. Publicou, em psicografia, livros de ótima aceitação na literatura espírita: Aconteceu na Casa Espírita e Bastidores da Mediunidade (Espírito de Nora), e Cartas ao Moço Espírita (Espírito de Dr. Wilson Ferreira de Mello).
O Seminário é uma realização da Federação Espírita do Estado do Ceará, e muito contribuirá para o aprimoramento doutrinário e educativo do médium espírita, em rara oportunidade de aprendizado através dos ensinos ministrados por expositor especializado em intercâmbio espiritual.
Horário: de 08:30 h às 17:30 h
Investimento: R$ 15,00.
Mais informações: 3212.1092 e 3212.4268.
Divulgue e compareça com os seus.
links interessantes
www.noticiaslinux.com.br - boas notícias sobre o que importa
http://aurelio.net - um geek de plantão
www.softwarelivre.org - site do governo
www.inkscape.org programa para desenhos vetoriais
Manual inkscape publicado no site nou-rau
http://pt.wikipedia.org a enciclopédia livre
http://br.mozdev.org site do firefox
http://www.maujor.com/tutorial/xhtml.php um tutorial de xhtml
Tema para open_office download
:. Tema do Open Office
Por mapapa
fonte:http://www.guiadohardware.net/kurumin/dicas/010/
Sempre achei o tema do open office meio sem graça. Principalmente por causa do ícones.
Dentro da filosofia do kurumin fui atrás de respostas e encontrei uma que me agradou muito. Parece que a Ximian criou um tema para o OO com icones do Gnome. O resultado final é muito bom. Muito mais agradavel de trabalhar.
1) Baixem o arquivo http://www.pcc-services.com/files/oootheme.zip
2) Crie uma pasta "soffice.cfg" no diretorio "~/.Openoffice.org/user/config"
3) descompacte o arquivo no diretorio que acabamos de criar.
Obs: no meu caso (Kurumin 3.11 com OO 1.1.3 instalado com a opcao -net), o diretorio "~/.Openoffice.org/user/config" nao existia. Achei este aqui "~/OpenOffice.org.br1.1.3/user/config/soffice.cfg" (que aliás já tinha o diretório soffice.cfg)
Uma dica so Sérgio - autor deste blog:
caso os ícones fiquem com uma cor errada em relação à pagina edite o arquivo userimages.png no gimp, você pode capturar a cor da janela do open-office com o comando import (no linux) e usar o conta gotas para fazer que fique sendo a cor do preenchimento, depois crie uma nova camanda abaixo e coloque a cor capturada, por fim, salve como userimages.bmp
http://wiki.linuxquestions.org/wiki/Openoffice_Icon_Themes
http://www.pcc-services.com/ooo-theme.html kurumin
vimrc
de como configurar o vim. (Emanoel Lopes) meu amigo me avisou
que o link abaixo está quebrado
http://omega.codigolivre.org.br/index.php/Vimrc
Como alternativa eu sugiro ou este post no wikilivros
ou o livro colaborativo do vim
https://code.google.com/p/vimbook/
Grato, Emanoel por avisar-me sobre o link quebrado!
linux-cookbook
Participe do grupo linux-cookbook |
Visitar este grupo |