Porque a Microsoft não atualiza o Internet Explorer
Aproveitando o artigo de Irapuan Martinez, onde ele escreveu a excelente frase: “Passarão anos até nos vermos livres do estrago que a Microsoft causou a web.”, e o pequeno texto de Joel Spolsky sobre o firefox, vou falar um pouco sobre o Internet Explorer, suas falhas e o motivo que leva a microsoft a não fazer nenhuma atualização neste “browser”.
Alguém acha que a microsoft não tem capacidade de fazer do Internet Explorer um browser bom o suficiente para competir em recursos com concorrentes como firefox e o Opera?
Eu tenho certeza que capacidade ela tem, o que falta é interesse.
Mas, por quê?
Bem, uma provável razão seria o domínio deste “browser” por anos, que se mantém até hoje. Ou seja, já que estão no topo, não precisam se preocupar em fazer um browser melhor.
Mas a razão mais evidente é o medo do avanço das aplicações baseadas em web. Essas aplicações poderiam tornar o windows desnecessário, já que rodam diretamente no servidor. Dessa forma, o cliente não precisa se preocupar com o sistema operacional instalado em sua máquina e poderia optar por soluções livres, como o Linux, muito mais baratas (ou até mesmo de graça).
As aplicações web ainda estão engatinhando, mas são inegavelmente uma excelente opção tanto para quem desenvolve - já que pode ter mais controle sobre o software - quanto para o cliente - que não precisa se preocupar em ter uma máquina poderosa, muito espaço no HD e um sistema operacional cheio de bugs.
Não sei se realmente existe na microsoft esse medo das aplicações web e se é esse realmente o grande motivo pelo qual a microsoft não faz atualizações em seu “browser”, mas eu tenho que concordar que isso faz muito sentido. Principalmente quando vejo o Joel Spolsky, que já trabalhou na gigante de Redmond - e entende bastante do negócio, falar sobre isso em seu blog.
Segundo Joel “A microsoft tem tanto medo que as aplicações baseadas em web eliminem a necessidade do uso do windows, que eles trancaram o time do IE num 'calabouço escuro' e por vários anos não têm permitido aperfeiçoamentos no IE”.
Eu acredito que ele saiba o que está falando.
Há um bom tempo eu não uso o IE como browser padrão no windows, por vários motivos. Meu browser padrão, tanto no windows quanto no Linux é o firefox, que considero ser o melhor browser da atualidade.
Entre os recursos oferecidos pelo Firefox estão:
- bloqueio de pop-ups intergrado no browser
- O uso de abas, que permitem que em apenas uma janela do browser você abra diversas páginas web
- Excelente suporte aos padrões web
- Renderização HTML mais ágil
- Extensões que adicionam recursos bem interessantes ao browser
Portanto, aproveito para recomendar que você pelo menos teste o firefox por um tempo e perceba como a experiência de navegar na internet se torna muito mais agradável.
O firefox, como disse, é o meu preferido, mas existem outros browsers excelentes que podem ser usados como alternativa ao velho e “esclerosado” IE, como o Opera, que dizem ser o browser mais moderno atualmente e o Mozilla, pai do firefox que usa a mesma engine (gecko) mas traz no pacote além do browser cliente de emails, cliente de IRC e ferramenta de desenvolvimento.
Fuja de alternativas como MyIE2, Deepnet Explorer e o Netcaptor que não são browsers de verdade e usam a mesma engine do Internet Explorer, com os mesmos problemas, trazendo apenas algumas funcionalidades adicionais.
Ajude a diminuir o anos necessários para nos vermos livres do estrago que a microsoft causou à web!
[update]Como disse o nosso amigo Mendelson, tomem cuidado também com o Avant Browser, mais um dos que usam a mesma engine do IE.
veja também:
http://vivaotux.blogspot.com/2005/02/get-facts.html
Quem é afinal o autor do artigo? Você ou o Bruno Torres? Veja em http://brunotorres.net/msie-velho
ResponderExcluir