Como criar um servidor web público, fácil.

O KDE possui um applet chamado "public http server" (servidor http público). Ele é um jeito muito fácil de compartilhar arquivos de uma forma segura, mesmo via Internet. Você pode compartilhar sua pasta de MP3 para alguns amigos baixarem o que quiserem ouvir com apenas alguns, mas eles terão apenas permissão de leitura e você poderá acompanhar o que cada um está baixando e fechar o servidor no momento em que quiser.

Para ativar o programa, arraste a bandeira do Brasil do lado do relógio um pouco para o lado, clique com o botão direito sobre o espaço vago e acesse as opções Adicionar > Mini-Aplicativo > Servidor de arquivos público.

Ele aparece como um ícone de um balão do lado do relógio. Para criar um compartilhamento, acesse a opção Novo Servidor e aponte a pasta que ficará disponível. Esta pasta ficará disponível apenas para leitura, então você só precisa se preocupar em não compartilhar nenhum arquivo confidencial.

Para garantir um pouco de privacidade, você pode escolher uma porta TCP onde o servidor ficará ativo. Pode ser qualquer uma das 65 mil portas, de preferência um número randômico que não seja fácil de adivinhar:

Em seguida você pode determinar também uma taxa máxima de upload (5 kbits por exemplo) para que o servidor não consuma toda a banda da sua conexão.

Para acessar seu servidor, é preciso fornecer apenas o endereço IP e a porta escolhida. Ele é acessado através do navegador, como se fosse uma página web qualquer. Se por exemplo o seu endereço corrente é 200.220.123.123 e você escolheu a porta 54051, os visitantes acessariam o endereço:

http://200.220.123.123:54051

Para saber qual é o seu endereço IP atual, acesse o http://www.myipaddress.com ou o http://tools.onedown.net/ipaddress

Veja também esta dica: - Serviços de DNS Dinâmico: Disponibilizando um servidor Web na sua conexão com IP dinâmico:
http://www.guiadohardware.info/linux/dicas/70.htm
fonte: http://www.guiadohardware.net/kurumin/dicas/antigas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo