Sun abre código do chip UltraSparc


Quinta-feira, 26 janeiro de 2006 - 10:44
IDG Now
Sem fazer alarde, a Sun liberou as especificações de engenharia para os chips UltraSparc, tornando a informação que era proprietária disponível a desenvolvedores de código aberto mais de um mês antes do prazo previsto.

A Sun anunciou em dezembro que abriria a fonte da tecnologia do chip após o lançamento do processador de oito núcleos T1, da família UltraSparc.

A medida ocorre após a companhia ter decidido abrir o código fonte do sistema operacional Solaris para os desenvolvedores. As especificações podem ser consultadas em www.opensparc.net.

Parte do objetivo da Sun é portar o Linux para o T1. Hoje, o sistema operacional roda em chips UltraSparc, mas não há muito interesse dos usuários em fazê-lo, segundo o analista da IDC Dan Kusnetzky.

No entanto, a abertura das especificações do UltraSparc não vai garantir a adoção, mesmo com o apelo para o uso do chip.

Fornecedores de aplicações também devem suportar e certificar as aplicações para rodar nele, e o mesmo vale par as ferramentas.

"Dizer que algo tem o código aberto não vai criar um ecossistema", opina Kusnetzky.

Karen Anaya, CEO (Chief Executive Officer) da Sparc International, disse que o plano de abrir o código do T1 é um movimento positivo e que o grupo espera portá-lo para o Linux. "Estamos empolgados com isso", afirmou ela.

A executiva acredita que o lançamento vai atrair a atenção e o suporte de terceiros.
Patrick Thibodeau, Computerworld

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo