Órgão da ONU se alia a laptop de US$ 100 em Davos

Órgão da ONU se alia a laptop de US$ 100 em Davos
Quinta-feira, 26 janeiro de 2006 - 17:01
IDG Now!
O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP na sigla em ingles) assinará um acordo para apoiar a organização sem fins lucrativos One Laptop Per Child, para a oferta de notebooks de 100 dólares em escolas, informou a UNDP nesta quinta-feira (26/01) durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O acordo será assinado no sábado (28/01) por Kemal Dervis, administrador da UNDP, e Nicholas Negroponte, idealizador do OLPC e responsável pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

As duas aliadas devem trabalhar com parceiros locais e internacionais na oferta da nova tecnologia de inclusão digital para escolas de países em desenvolvimento.

Entre os países mais interessados no projeto, segundo Negroponte, estão a Tunísia e o Brasil, que já entrou em uma fase de cooperação técnica com a equipe de Negroponte para viabilizar o notebook.

O primeiro protótipo do laptop de 100 dólares foi apresentado em 16 de novembro na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, na Tunísia.

Baseada em software livre, a máquina não possui disco rígido, conta com processamento de 500 MHz, memória RAM de 128 MB, quatro portas USB e memória Flash de 500 MB. O protótipo apresentado em Tunis trazia ainda uma manivela para garantir o funcionamento em locais sem energia elétrica.

Para aderir ao programa, o País interessado deve adquirir no mínimo 1 milhão de máquinas, o que representaria um investimento mínimo de 100 milhões de dólares.

Em entrevista concedida esta semana ao IDG Now!, o assessor especial do Presidente da República, Cézar Avarez, informou que a iniciativa não será implementada localmente antes de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo