Acesse MSN/Jabber/ICQ/AOL/Yahoo pelo IRC

Acesse MSN/Jabber/ICQ/AOL/Yahoo pelo IRC
Fonte: http://planeta.ubuntubrasil.org//#post-259

Eu sou um daqueles que usa MSN por obrigação. Infelizmente, muitas pessoas se negam a experimentarem qualquer outro tipo de sistema de mensagens instantâneas mais inteligente ou simplesmente não conseguem abrir mão daqueles desenhos coloridos, espalhafatosos e animações em flash que ficam piscando na tela de seu interlocutor: um verdadeiro cenário de terror digital.

Para não ser vítimas de alarmes, animações, desenhos e emoticons, eu acesso o MSN e outros sistemas através de um cliente de IRC. Um grupo de holandeses resolveu criar um programa de servidor através do qual clientes de IRC (como XChat, mIRC etc) podem se conectar e conectar-se a múltiplas contas MSN/Jabber/ICQ/AOL/Yahoo (incluindo Google Talk). O resultado dessa idéia chama-se Bitlbee, que pode ser baixado e rodado localmente ou qualquer um pode se conectar aum dos servidores públicos existentes.
Para nos ambientarmos no Bitlbee, irei criar uma conta e adicionar alguns contatos. Para isso, vamos digitar em um cliente de IRC o comando equivalente a:

/server im.bitlbee.org 6667

O comando acima irá nos conectar ao servidor im.bitlbee.org na porta 6667 (padrão deste servidor). Assim que a conexão for estabelecida, o canal &bitlbee será automaticamente aberto e o nick root (um bot) irá enviar as seguintes mensagens:

(root) Welcome to the BitlBee gateway!
(root)
(root) If you’ve never used BitlBee before, please do read the help information using the help command. Lots of FAQ’s are answered there.

Através do nick root o Bitlbee irá mandar as mensagens de erro e outras comunicações do sistema. Tudo que é dito no canal &bitlbee só é visto por você e mais ninguém, mesmo que esteja no mesmo servidor im.bitlbee.org. O nick que você utilizar no ato da conexão será considerado como login para o Bitlbee. Para acessar sua conta denovo, você terá que utilizar o mesmo nick. Caso queira trocar, será necessário desconectar pois o Bitlbee não suporta o comando /nick.
Para esta demonstração utilizarei o nick ktkteste. O primeiro passo será adicionar uma conta MSN. Para isso basta digitar:

(ktkteste) account add msn ubuntu@kurtkraut.net mshutt

O comando acima irá adicionar no sistema a conta de MSN de endereço ubuntu@kurtkraut.net com a senha mshutt. O sistema irá confirmar a adesão com a mensagem:

(root) Account successfully added

Assim como no GAIM, além de adicionar no sistema a conta com sua respectiva senha, temos que torná-la online. Para isso, envie a mensagem:

(ktkteste) account on

O Bitlbee irá retornar:

(root) MSN - Logging in: Connecting
(root) MSN - Logging in: Connected to server, waiting for reply
(root) MSN - Logging in: Transferring to other server
(root) MSN - Logging in: Connected to server, waiting for reply
(root) MSN - Logging in: Authenticated, getting buddy list
(root) MSN - Logged in
* brunomu (bruno.mu@…com) has joined &bitlbee
* pzl (pzl@…org) has joined &bitlbee
* root sets mode: +v pzl
* frikasoide (frikasoide@…com) has joined &bitlbee

Entrarão nos canais os nicks correspondentes aos usuários que estão na lista de contato do MSN de ubuntu@kurtkraut.net. Os nicks são constituídos pelo nome à esquerda da arroba do endereço MSN. Se houverem nicks homônimos, o Bitlbee irá adicionar underline (_) ao final do nick para evitar colisões.

Para enviar mensagens basta abrir um PVT com um dos nicks e a mensagem chegará ao seu destinatário. Vale ressaltar que não só múltiplas contas de protocolos diferentes podem ser adicionadas no Bitlbee como também múltiplas contas de um mesmo protocolo, ou seja, seguindo o exemplo desta postagem, poderíamos adicionar outros MSNs.

Por fim, vamos salvar a conta neste servidor para que não seja necessário repetir a adesão da conta todas as vezes. Para isso basta digitar:

(ktkteste) register almeida
(root) Password successfully changed
(root) Configuration saved

A conta ktkteste foi registrada com a senha almeida. Da próxima vez, basta entrar em im.bitlbee.org utilizando o nick ktkteste e enviar a seguinte mensagem para se identificar:

(ktkteste) identify almeida
(root) Password accepted

E todas as suas alterações serão salvadas sob este nick e senha. Para conhecer mais comandos e como utilizar melhor o Bitlbee, envie a mensagem:

(ktkteste) help quickstart

E o nick root irá exibir um breve tutorial que permite um uso satisfatório do Bitlbee. O Bitlbee só peca por ainda não suportar transferências de arquivos mas elas são substituídas facilmente por outros meios como e-mail ou sistemas de armazenamento temporário como www.yousendit.com.

Além do Bitlbee ser uma forma de baixo consumo de acessar múltiplos sistemas de mensagem instantâneas, é bem fácil fazer scripts, automatizações e bots para estes sistemas em cima do Bitlbee. Além do mais, para quem já usa um cliente de IRC como o XChat (que acompanha o Ubuntu) para ficar ligado no #Ubuntu-BR da Freenode, pode manter seus contatos MSN/Jabber/ICQ/AOL/Yahoo em uma mesma janela.

Qualquer dúvida ou dificuldade, basta perguntar sob a forma de comentário que irei responder assim que puder.

Abraços,

KurtKraut

Por kurtkraut em 09/01/2006 - 18:56 (Permalink)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo