Enviado para você por voyeg3r através do Google Reader:
Inaugurado oficialmente no dia 5 de Março de 2008, o Ranger já é considerado o maior supercomputador do mundo atualmente, com 504 TFlops(Trilhões de operações Numéricas por segundo), instalado no TACC (Texas Advanced Computer Center), na Universidade do Texas em Austin. Este centro foi fundado pela National Science Foundation e tem como compromisso fornecer serviços de supercomputação em larga escala a qualquer pesquisador ou cientista nos Estados Unidos.
O Ranger é totalmente baseado em Tecnologia Sun - mergulhando no jargão técnico por um momento, aqui estão os detalhes:
- Performance: aproximadamente 504 TeraFlops
- Total de Racks: 94 do tipo Blade
- Mais de 4000 Servidores em formato Blades da Sun Pegasus, todas com o novo processador Quad Core Opteron (BARCELONA) com mais de 120 TB de RAM.
- Sistema operacional do servidor: CentOS Linux
- Extensão dos cabos : ~14 quilômetros
- Cerca de 600 metros quadrados de espaço de datacenter, com consumo inferior a 3 megawatts.
Projeto Magnum
Para este projeto foi criado um Switch Infiniband Massivo (3456 portas), projetado para ter um alívio no peso total (neste caso foram 3 toneladas) e pesadelos de latência que impedem a maioria das instalações de supercomputação.
O maior switch IB existente no mercado até o momento tinha até 288 portas – então seriam precisos um monte deles (com a proliferação de cabos, nós e complexidade) para se comparar o que foi feito com o Magnum.
Na nossa visão, poderemos reduzir por um fator de 2x ou 3x, pelo menos, o custo e a complexidade de construção de um supercomputador – para um ambiente acadêmico ou comercial.
A simplificação que conseguimos com a dobradinha SB6048(Constellation) e Magnum, pode ser visto nos diagramas abaixo (O primeiro um datacenter normal e o segundo usando um switch magnum):
A construção do Ranger no TACC envolveu uma enorme quantidade de engenharia, assim como a tecnologia que está por trás dele, que agora a Sun pode replicar em todo o mundo em instalações menores (e maiores, claro) tanto públicas, como comerciais.
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Under-Linux.Org usando o Google Reader
- Comece a usar o Google Reader para manter-se facilmente atualizado com todos os seus sites favoritos
Uma máquina assim só podia ter o Linux como sistema operativo.
ResponderExcluirCumprimentos ;-)