Cientistas criam chip de baixa voltagem

19/03/2008 14:03 - 1024 exibições
Cientistas criam chip de baixa voltagem
fonte: http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=18002&sec=3

Cientistas do MIT e da firma Texas Instruments afirmaram ter criado um chip que funciona em baixa voltagem, economizando até dez vezes mais energia que os outros chips atualmente no mercado.

Segundo o site The Inquirer, o consumo de energia da peça é tão baixo que acredita-se que dispositivos que a utilizarem poderão ser recarregados pelo calor do corpo.

Os chips atuais operam em voltagem aproximada de 1,0 volt, mas com o novo design criado pela equipe liderada pela cientista Anantha Chandrakasan, a voltagem foi derrubada para 0,3 volts.

Uma aplicação lógica para tal equipamento estaria no campo médico: marca-passos e aparelhos que monitorem a saúde do paciente, através da utilização do novo chip, poderiam dispensar baterias, se baseando apenas no abastecimento via calor do corpo ou movimento.

O uso da tecnologia em telefones celulares e dispositivos portáteis, como computadores e sensores remotos, também é provável. Com ele, a bateria poderia abastecer o aparelho por mais tempo.

O estudo, que teve apoio financeiro de uma agência militar americana, também deve ser usado em campos de batalha, equipando sensores. Os novos chips devem estar disponíveis comercialmente em cinco anos, noticiou o site ITWire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo