Receita do Paraná adota Software Livre

Receita Estadual adota software livre em todas estações de trabalho
Posted on Segunda, abril 17 @ 15:01:02 BRT
Retirado do site: http://www.cipsga.org.br
Topic: Governo
A Receita Estadual já está adotando o software livre, desenvolvido pela Celepar, em 100% das suas estações de trabalho. Com isso, a Secretaria da Fazenda amplia a economia de recursos públicos com a dispensa na aquisição de “licenças de uso” ou “atualização de software”.

Segundo o diretor da receita Luiz Carlos Vieira, a medida representa um grande benefício. “Mas, acima disso, está a independência conquistada frente aos limites e restrições impostos por licenças proprietárias, que se contrapõem às liberdades essenciais a um Estado que se empenha em zelar pelo interesse público”.

Desde o início da atual gestão, lembra Vieira, todo o governo estadual entendeu a seriedade e a moralidade do compromisso assumido pelo governador Roberto Requião perante a sociedade e, por diversas vezes, não somente repetido como comprovado: “O Paraná precisa e quer ser livre. Este lema se estende sobre as mais diversas ações de Estado. Dentre elas, se destaca a opção pelo Software Livre”.

A Receita Estadual não poderia se omitir perante esta conclamação, diz ainda Vieira. “Já no começo desta administração, iniciamos uma longa e árdua caminhada, com sua devida cota de desafios e percalços. Foram realizados treinamentos, fóruns, discussões, ensaios, aquisições, capacitações técnicas e agora podemos dizer que a Receita Estadual adota o software livre em todas as suas estações e por 100% de seus funcionários”.

São as seguintes as estações usadas pela Receita Estadual com a utilização do software da Celepar: a suíte de escritório OpenOffice (recém-batizado de BrOffice); o navegador internet Mozilla Firefox; o correio eletrônico Expresso Livre (também desenvolvido pela Celepar); e o sistema operacional Linux nos servidores.

Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo