Free Mobility: Laboratório da Nokia em Recife dedica-se ao Linux no celular

Comunidade | Aplicações

Música, VoIP, Instant Messaging, jogos multiplayer, compartilhamento de arquivos, sons e imagens, interatividade. Tudo isso em um dispositivo móvel e todo baseado em sistema operacional Linux? Esse é o trabalho que o Instituto Nokia de Tecnologia está desenvolvendo hoje em Recife. Além do desenvolvimento de aplicações, está entre os objetivos do Instituto promover as oportunidades que os ambientes móveis têm a oferecer para os desenvolvedores. O ponto de partida para este trabalho é a plataforma Maemo.

A plataforma Maemo foi criada com o objetivo de oferecer aos desenvolvedores um ambiente que pudesse ser o ponto de partida para o desenvolvimento de aplicações de maneira simples e rápida. Para isso, a plataforma baseada na distribuição Debian traz uma versão otimizada do servidor X, adaptada ao ambiente restrito do dispositivo móvel. Com o Maemo, o desenvolvedor passa a contar com um ambiente de desenvolvimento familiar, que vira a base para o desenvolvimento de novas aplicações ou o porte de suas aplicações existentes para um Tablet PC, celular ou PDA. Algumas das aplicações criadas pela equipe do INdT usando a plataforma Maemo já foram disponibilizadas para a comunidade no site www.maemo.org.br.


A afinidade entre Software Livre e mobilidade promovida nas ações realizadas pelo Instituto Nokia de Tecnologia ganhou vida na criação de um mascote que tem levado o lema Free Mobility! para os encontros e discussões na comunidade brasileira de Software. Sua primeira aparição foi no I Workshop Cearense de Software Livre e Mobilidade promovido em parceria com a Universidade Estadual do Ceará, em dezembro do ano passado. Este ano, já está confirmada a participação de desenvolvedores do INdT no Fisl 7.0, em Porto Alegre, e no ENSOL, na Paraíba. O mascote está licenciado sob o Creative Commons e você também pode usá-lo gratuitamente em ações que promovam a união entre Software Livre e Mobilidade. Faça parte deste movimento: Free Mobility! ” A nota foi enviada por Patricia de Sousa Moreira (patricia·moreiraΘindt·org·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo