Grupo apoiado por IBM compra e abre patentes

Posted on Quinta, novembro 10 @ 16:45:24 BRST
Retirado do site: http://www.cipsga.org.br/article.php?sid=7535&mode=thread&order=0
Topic: IBM
Cinco grandes nomes do mundo da tecnologia fundaram um novo empreendimento chamado Open Invention Network, que vai adquirir patentes e oferecê-las sem custo para promover o sistema operacional de código aberto Linux.

O grupo é formado pela IBM, Novell, Philips, Sony e Red Hat, e será comandado por Jerry Rosenthal que, até recentemente, era vice-presidente de Propriedade Intelectual e Licença da IBM.

Quando o Open Invention Network adquirir patentes elas estarão disponíveis para qualquer companhia, instituição ou indivíduo que concorde em não usar suas patentes contra o Linux ou certas aplicações relacionadas ao sistema operacional.

Entre as primeiras patentes do grupo estão um conjunto de aplicações compradas da Commerce One por uma subsidiária da Novell.

A organização é apenas uma entre recentes movimentos similares no cenário do código aberto. Em janeiro deste ano, a IBM abriu 500 de suas patentes de software para desenvolvedores de código aberto. Duas semanas depois, a Sun Microsystems seguiu o mesmo caminho, liberando 1.670 patentes para a comunidade.

Em agosto, o Open Source Development Labs (OSDL) lançou uma iniciativa para reunir licenças de software e patentes comprometidas com a comunidade de software livre em um único repositório, facilitando o acesso dos desenvolvedores.

Essas iniciativas tem sido impulsionadas por um desejo de diminuir a ameaça de processos de infração de patente contra criadores e usuários de software de código aberto.

Essa ameaça foi demonstrada em 2003, quando o SCO Group processou a IBM e Rad Hat, duas das empresas por trás do Open Invention Network, alegando infração relacionados ao sistema operacional Linux. Em 2004, SCO começou a exigir que alguns usuários do Linux pagassem taxas de licença.

No entanto, as patentes liberadas até hoje representam apenas uma pequena fração das 150 mil a 300 mil patentes de software existentes nos Estados Unidos. Alguns acreditam que futuros processos sejam inevitáveis.

Em fevereiro, Mitchell Kapor, um dos fundadores da Lotus Development e forte apoiador do código aberto, alertou que patentes podem levar empresas como a Microsoft a promover processos em larga escala contra o mundo do código aberto.

"O modelo de negócio deles não resiste à nova era que é claramente do código aberto, um modo nitidamente superior em termos economicos de produzir software", ele afirmou. "É claro que eles vão abrir processos em massa, por que não o fariam?".

Fonte: ComputerWorld

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo