Nova edição da Linux Magazine já está nas bancas

Comunidade | Mercado

Já recebi meu exemplar deste mês da LinuxMagazine, cujo tema de capa são as redes sem fio. O que mais me chamou a atenção foi a qualidade das colaborações de autores da comunidade brasileira, como Pablo Dall'Oglio, Christiano Anderson e Julio Neves. Minha coluna deste mês fala sobre utilitários para notebooks, e o CD encartado traz o Ubuntu, sobre o qual há uma bela matéria de 3 páginas assinada por Henrique Cesar Ulbrich.

Me chamaram a atenção ainda as matérias sobre o Gimp 2.2 e sobre o OpenOffice.org. Veja abaixo a íntegra do anúncio de lançamento da nova edição, enviado pela redação da revista.

WiFi: POR UM MUNDO SEM FIOS!

Redes sem fio são muito práticas – depois de corretamente configuradas. Mas a variedade de dispositivos, além dos problemas para integrar o hardware wireless com seu software ou sistema operacional, pode intimidar até mesmo os mais experientes administradores.

A edição de abril da Linux Magazine vai mostrar a você algumas estratégias de configuração de uma máquina Linux para se conectar à redes wireless. Os artigos de nossa matéria de capa sobre redes sem fio abrangem um grande conjunto de tópicos sobre sistemas sem fio no Linux. Começamos com uma olhada nos fundamentos dessas redes. Os artigos seguintes discutem roteadores DSL WLAN e adaptadores wireless USB. Terminamos mostrando como configurar uma rede privada usando OpenVPN em uma rede sem fio. Mas o tema não pára por aí: apresentamos também o KWiFiManager, um utilitário para o KDE que ajuda a monitorar e gerenciar suas conexões à redes WiFi; ensinamos também a montar um sistema de autenticação via Radius para suas redes locais, inclusive redes wireless.

Ubuntu é o nome de uma distribuição Linux recém chegada que tem despertado muita atenção por sua ênfase na usabilidade e integração de tecnologias que facilitam a vida do usuário, como o Gnome 2.8, excelente detecção de hardware e montagem automática de mídia removível, como cartões de memória e máquinas fotográficas digitais. Veja em nosso artigo como é o processo de instalação, como funciona o suporte a hardware mais antigo, a quantas anda o suporte ao idioma Português do Brasil e muito mais. Gostamos tanto que a revista traz a versão 4.10 do sistema, instalável, no CD-ROM do mês.

Depois da avalanche de mudanças na versão 2.0 (apresentadas ao leitor em nossa quinta edição), chegou a hora de conhecer os ajustes e novidades do Gimp 2.2. Interface refinada, previews em tempo real para vários filtros, um editor de atalhos de teclado e filtros novos como Cartoon e Photocopy são algumas das mudanças que vale a pena conhecer. Ensinamos também como transformar suas fotografias digitais em panoramas perfeitos e sem costuras com o Hugin, o Enblend e o Autopano-SIFT, três programas que facilitam a vida do usuário que quer criar uma imagem alinhando múltiplas paisagens para criar um panorama.

O KDE é um ambiente flexível, mas há casos em que essa flexibilidade não é desejada, como é o caso dos ambientes corporativos. Para esses casos, foi criado o KIOSK, que permite o controle do acesso aos recursos do KDE. Nesta edição mostramos como o sistema funciona e ensinamos como configurá-lo detalhadamente.

O syslog-ng (“syslog, a nova geração”), criado e mantido por Balazs Scheidler, é uma tentativa de aumentar a flexibilidade do syslog, cujos limitados recursos de rede e registro do syslog já não são mais suficientes para atender às exigências de robustez, flexibilidade e velocidade atuais – sem falar na segurança. Melhor filtragem de mensagens, melhores recursos de rede e, por fim, melhor criptografia e verificação de integridade das mensagens são apenas algumas das novidades do syslog-ng. Nesta edição você aprenderá a instalar e configurar um servidor de logs baseado nessa poderosa ferramenta.

Na quarta edição já havíamos mudado a “cara” da capa da sua Linux Magazine. Agora finalmente terminamos a mudança da parte interna da revista. O novo projeto gráfico é totalmente brasileiro e leva em consideração as características do nosso mercado editorial, embora procure respeitar o visual de nossas edições internacionais.

LINUX MAGAZINE Nº 7
Revista especializada em Linux
Editora: Linux New Media do Brasil
Preço de banca: R$ 14,90 (acompanha 1 CD-ROM)
Mais informações: http://www.linuxmagazine.com.br/

Fonte: http://www.br-linux.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo