A Microsoft usa mesmo padrões?

O texto abaixo foi retirado do site:
http://www.onlinux.com.br/dicas/lnag/lnagLinux_benefits.htm

Talvez isto seja o que as pessoas esperariam de grandes corporações, mas a realidade é um pouco diferente. Uma vez, grandes companhias adoravam inventar porcas de parafusos que poderiam ser soltas somente pelas suas próprias lojas de serviços. Estas porcas se tornaram padrões? Dificilmente. Elas não se tornaram por que não havia nenhum benefício público envolvido e não poderiam por que eram patenteadas. Felizmente, agora temos padrões livres e abertos para as porcas.

Um exemplo no campo da informática: O ¨padrão¨ de arquivo MS Word mudou inúmeras vezes nos anos recentes. Isto vem acontecendo provavelmente por uma boa razão de negócios: logo que outras companhias fazem a ¨engenharia reversa¨ do formato corrente do Word, a Microsoft o muda. Há sub-formatos (o ¨fast-save¨). Ele é também completamente fechado - a Microsoft não publica as especificações. Como o usuário pode se beneficiar disto a longo prazo?

Xavier Basora
(http://www.osopinion.com/Opinions/XavierBasora/XavierBasora47.html):
"...
Os padrões Microsoft são ao mesmo tempo proprietários e arbitrários - a incompatibilidade de formatos de arquivo do Office 97 com versões mais antigas do Office ou a subversão de padrões abertos como o XML com extensões proprietárias que requerem Internet Explorer 5, servidor MS Active e assim por diante, são exemplos gritantes do que a companhia faz com o mercado."

Wesley Parish
(http://www.osopinion.com/Opinions/WesleyParis/WesleyParish10.html):
"... O
monopólio da Microsoft não garante que seu MS Office corrente trabalhará com qualquer versão antiga ou futura do MS Office. Isto acontece a despeito de qualquer número de defensores da Microsoft argumentando que o benefício do monopólio da Microsoft tem sido um padrão para aplicativos de produtividade."

Para aumentar a confusão, as companhia tipicamente não padronizam os formatos de arquivos mas sim os aplicativos que os produzem. Como isto poderia funcionar se o formato dos arquivos mudasse continuamente?
Há uns poucos formatos de arquivos orientados a texto/documentos que são definitivamente mais padrões que o formato MS Word: ASCII, XML, HTML, SGML, LaTex, TEX, PostScript, pdf, dvi... e todos eles tem excelente suporte em
Linux. O formato MS Word pode também ser lido/gravado muito bem sob Linux
pelo Word Perfect, Star Office, Applixware, etc.. para satisfazer suas necessidades do diárias.

A história é similar com outros ¨padrões¨ proprietários em computação (*.giff vs. Png). O Linux, por sua natureza é baseado em padrões verdadeiramente livres e publicados por que o ¨open source¨ torna as especificações completas disponíveis para qualquer um (competidores ou não)

Fonte: http://www.onlinux.com.br/dicas/lnag/lnagLinux_benefits.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo