Pharming é a nova ameaça digital

Pharming é a nova ameaça digital

Trata-se de uma fraude semelhante à do phishing (links que levam a sites falsos, onde criminosos roubam dados confidenciais de suas vítimas), mas muito pior, segundo a fabricante de antivírus Panda.

São Paulo - A fabricante de antivírus Panda está alertando para o surgimento de uma nova ameaça digital batizada de pharming. Trata-se de uma fraude semelhante à do phishing (links que levam a sites, onde criminosos roubam dados confidenciais de suas vítimas), mas muito pior.

Segundo a Panda, através do pharming, um hacker mal intencionado pode fazer modificações no sistema de domínios da internet. Desse modo, quando se digita o endereço de uma página no browser, ele, automaticamente, leva a uma outra, de caráter malicioso, mas idêntica, nos mínimos detalhes, à original.

Nos ataques por pharming é possível ainda infectar uma máquina desprotegida com cavalos-de-tróia capazes de alterar os endereços mais acessados pelo internautas, que ficam guardados no arquivo Hosts, na pasta de sistema do Windows. A artimanha produz o mesmo efeito que a técnica anterior.

A Panda não explica o porquê do nome pharming. Talvez seja porque seus autores, de certa forma, fazem uma espécie de química digital nos arquivos Hosts.

João Magalhães


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo