Qual o arquivo mais antigo da pasta atual?

ls -t | tail -1

A opção '-t' lista por tempo do mais novo para o
mais antigo, já o comando tail com opção '-1' listará
a última linha, ou seja o arquivo mais antigo da
pasta atual.

Só há um porém: O comando acima pega pastas e arquivos
para pegar somente arquivos faça:

ls -lt | grep '^-' | awk '{print $8}' | tail -1

Jogando em uma variável (sem grep pega pastas também)

oldest=$(ls -lt|tail -1|awk '{print $NF}')

" Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e, em seguida, trocarmos as
maçãs, eu e você ainda teremos uma maçã cada um. Mas se você tem uma idéia e
eu tenho uma idéia e trocarmos essas idéias, então cada um de nós terá duas
idéias. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo