Divulgue mais esta armadilha arquitetada pela Microsoft

Abaixo trecho de um artigo de Falcon Dark

"...a velha tática da Microsoft de, para impedir um concorrente de crescer, sacanear seu produto. Ela já fez isso com o Java, quando adulterou as especificações da máquina virtual do Windows na esperança de que os desenvolvedores escrevessem especificamente para aquela plataforma e publicassem código incompatível com outras máquinas. Faz isso com todos os formatos de arquivos de programas concorrentes. E agora irá fazer isso com o OpenGL.

O OpenGL é uma API de desenvolvimento 3D livre e aberta que serve para que programas que precisem de uso extensivo de gráficos possam aproveitar-se dos recursos dos hardwares mais novos. A Microsoft irá escrever o OpenGL de seu sistema de uma forma que ele não controle diretamente as placas de vídeo, som etc. Todo código OpenGL no Windows irá ser traduzido para instruções DirectX antes de ser executado.

O que era assim:
Programa ou jogo -> OpenGL -> Windows -> Hardware
Ficará assim:
Programa ou jogo -> OpenGL -> DirectX -> Windows -> Hardware

O resultado é que o desempenho de aplicações escritas com OpenGL tenham uma queda de rendimento de até 50% (segundo estimado no forum do OpenGL). Desse modo as aplicações escritas em OpenGL perderão competitividade para as escritas em DirectX. Como o DirectX é fechado e proprietário e não pode ser levado para outras plataformas os desenvolvedores de jogos e softwares multi-plataforma deverão escrever versões DirectX dos seus programas (para rodar em Windows e talvez XBox360) e versões OpenGL para o resto do mundo. O mesmo ocorrerá com os fabricantes de hardware, que deverão otimizar seus produtos para ambas APIs."

Para ler o artigo completo clique aqui:
http://falcon-dark.blogspot.com/2005/08/dick-vigarista-contra-ataca.html

Um comentário:

  1. Um pouco antiga a notícia, mas é interessante espalhar. Várias vezes isso, foi feito. Além do Java, o Netscape foi uma das vítimas desse tipo de ataque, assim como outros softwares menores.

    ResponderExcluir

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo