Clonando sitemas em até 6 minutos

Quem acompanha o meu blog leu recentemente duas postagems acerca de clonagem de sistemas...

...Quando estamos ligados em um assunto basta dar tempo ao tempo. Descobri a ferramenta que para mim é a melhor entre todas que já testei para clonagem de sistemas, trata-se do clonezilla e se não bastasse há um CD com o gparted e o clonezilla juntos.

O clonezilla clona o sistema e cria a imagem dos blocos usados do disco talvez um dos grandes motivos de sua rapidez. Não li nada sobre os detalhes técnicos do clonezilla mas acho que ele trabalha assim

  1. Estabelece um tunel ssh através do sshfs
  2. copia os blocos usados usando protocolo UDP extremanmente rápido mas sujeito a falhas
  3. Ao final ele dá um rsync para corrigir eventuais erros do protocolo UDP
No site do Gparted há uma imagem com os dois Gparted e clonezilla em um único CD, eu já testei e recomendo.

Como usar?
Você vai precisar de uma máquina com ssh e sshfs
sudo apt-get install ssh sshfs
sudo mkdir /root/images (local para guardar imagens)

Basta dar um boot no cd do clonezilla e seguir estes passos

  1. sudo su -
  2. sshfs root@ip-do-servidor-de-imagens:/root/images/ /home/partimag/
  3. ocs-sr -x (inicia o programa de clonagem)
  4. escolha entre salvar imagem no servidor ou restaura
  5. Após a clonagem (se for o caso) não escolha reiniciar
Restaurando o grub em caso de clonagem...

Escolha a opção 2 do menu final (no meu caso o grub estava em /dev/hda6)

mount /dev/hda6 /media
chroot /media
grub-install hd0
shutdown -r 0

Uma coisa curiosa sobre o clonezilla é que ele vem em dois idiomas Inglês e o muitíssimo usado Chinez, os caras são feras mesmo :)

No site eles ensinal como clonar em broadcast, há um relato de instalação de um laboratório de 40 computadores em 10 minutos.
Já estou clonando máquinas inclusive com windows mbr e tudo o mais, Adeus Ghost!

Obs: Meu amigo Rafael postou um comentário avisando-me que havia um erro no post, mas acho que a montagem a que ele se refere está logo alí sshfs root@ip-do-servidor-de-imagens: ...

Um comentário:

  1. Oi sergio, :) ei macho, ta com um erro no teu post. Depois de acessar o sistema como root tem q montar o partição, seja via sshfs ou mount.
    sshfs root@ip-do-servidor-de-imagens:/root/images /mnt/partimag

    Abraços

    ResponderExcluir

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo