E agora Telemar?

Senado aprova projeto que obriga teles a oferecer atendimento pessoal

"Sempre odiei a Telemar e o uol pelo desrespeito a que somos submetidos quando
temos que reslver problemas ou mesmo um "simples/terrível" processo de
cancelamente de conta" Observação minnha

Qua, 17 Out, 08h10 Fonte: Agência Estado Copyright © 2007 Agência Estado. Todos
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A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou hoje projeto de lei que
obriga as empresas de telecomunicações - incluindo telefonia fixa, telefonia
celular e TV por assinatura - a oferecer atendimento pessoal aos clientes. A
intenção é assegurar que o consumidor possa resolver seus problemas também nas
lojas e não só pelo telefone.

As empresas já são obrigadas a manter lojas em funcionamento e atender
presencialmente a todas as solicitações feitas pelo cliente. Estas obrigações
estão previstas nos contratos de concessão da telefonia fixa e em regulamentos
da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para os serviços de telefonia
celular e TV por assinatura. O problema, segundo o autor do projeto, senador
César Borges (PR-BA), é que as empresas não estão cumprindo as regras.

Borges acredita que uma lei vai reforçar a obrigação de prestar atendimento aos
clientes nas lojas.

"Todos nós já passamos por esse constrangimento, de esperar horas ao telefone e
não ter o atendimento", afirmou. Ele criticou também a atuação da Anatel, que
não estaria fiscalizando o suficiente as empresas para exigir o cumprimento das
obrigações. "E a lei dá esse respaldo à agência", afirmou.

A baixa qualidade do atendimento das empresas de telefonia é uma das maiores
queixas dos clientes tanto no call center da Anatel quanto nos órgãos de defesa
do consumidor. "Se o serviço fosse bom, as empresas não seriam campeãs de
reclamação nos Procons", acrescentou Borges.

O relator da proposta, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), diz em seu parecer que
as empresas de telecomunicações estão cometendo "abusos" no atendimento por
telefone. "Na maioria dos casos, os usuários são remetidos a diversos
atendentes, sempre precedidos de longos períodos de espera, que, ao final do
procedimento, indeferem ou sequer se pronunciam definitivamente sobre o pleito
do consumidor."

O projeto tem caráter terminativo e será encaminhado diretamente para a Câmara
dos Deputados.

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