Usando o Jigdo para obter a nova versão do ubuntu

Um dos modos mais eficientes de se baixar o cd do ubuntu é através do torrent,
isto evita a sobrecarga nos servidores do ubuntu, mas existe um outro modo
particularmente interessante de baixar o ubuntu em sua nova versão e igualmente
deixar os servidores com sua banda livre, usaremos o jigdo.

Como funciona o Jigdo
O jigdo utiliza uma iso antiga e baixa apenas o que sofreu modificações e
ao final ele constroi sua nova iso, não é lindo?

você pode montar sua iso em loop, ou seja não precisa nem de cd, por enquanto :)

# mount -t iso9660 /caminho/da/imagem/gutsy-7.10-alternate-i386.iso \
/media/cdrom -o loop


No meu caso eu já tenho a iso antiga e como vimos montei em loop

Instalando o jigdo
# apt-get install jigdo-file

Visite o sitio/site com as imagens diárias do ubuntu
http://cdimage.ubuntu.com/daily/current/

Entre na pasta onde está a iso antiga e baixe os arquivos
hardy-alternate-i386.jigdo e hardy-alternate-i386.template

wget -c http://cdimage.ubuntu.com/daily/current/gutsy-alternate-i386.jigdo wget -c http://cdimage.ubuntu.com/daily/current/gutsy-alternate-i386.template
Execute o jigdo

jigdo-lite gutsy-alternate-i386.jigdo

Quando o sistema mostrar " Files to scan:" indique /media/cdrom

O programa pedirá o endereço url do "mirror" das imagens. O jigdo-lite procurará pelo arquivo .template no seu diretório, se não o encontrar irá baixá-lo do mirror. Após o arquivo .template ser encontrado (ou baixado), o jigdo-lite começará a "popular" seu hd, baixando arquivos em seu diretório. Serão 6 novos arquivos e um diretório:

Referências:
Você diria:
mas esta versão ainda é beta, tem como atualizar uma iso diariamente? Eu diria tem meu jovem, é assim:

rsync -Lvv --progress \ rsync://cdimage.ubuntu.com/cdimage/daily/current/hardy-alternate-i386.iso hardy-alternate-i386.iso

a barra invertida é para continuar a digitação do comando
na linha seguinte e o rsync é usado sempre assim:

rsync parametros origem destino

4 comentários:

  1. Eu tenho muitas versões live-cd de linux. Instalei somente 3 das que mais amei no computador. Na verdade uma eu consegui com um professor.
    Blá, blá, blá. Resumindo a história. Tenho problemas para instalar o Fedora design como máquina virtual dentro do Windows, instalei Lubuntu 12.04 por engano e instalei, e tento instalar o Jigdo mas ele diz que não encontra o pacote, mesmo tenho uma das dependências. C pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que não uso o Jigdo por isso não sei te dar uma solução agora.

    ResponderExcluir
  3. Descobri o que deu errado. Precisei atualizara pela n-ésima vez o synaptic.

    Mas agora baixei a iso debian que tanto queria e não encontro o diretório. Baixei como 1ª iso. Sem montar qualquer outra. Onde fica o diretório da jigdo?

    ResponderExcluir
  4. neste caso específico, ou seja, localizar a imagem iso use o comando find

    find ~/ -iname "*.iso"

    serão listadas todos os arquivos com a extensão iso, ou pode ainda fazer assim

    find ~/ -iname "*jigdo*"

    serão mostrados todos os arquivos ou diretórios com a porção jigdo no nome

    ResponderExcluir

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo