fazendinha006


fazendinha006, originally uploaded by Chris Fabbri.

Este cara tem um ar meio "ufo" não acham?

Canoa Quebrada


Canoa Quebrada, originally uploaded by Jean-Sébastien Bédard.

Numa praia muito visitada - Ceará - Brasil.

Plebiscito da Vale do Rio Doce

Agradecemos as contribuições de todos/as, segue abaixo a redação final das perguntas recebidas através do Marcos e do Ivo (equipe de redação final).
Segue a redação final das 4 perguntas nacionais, onde a coordenação tem a responsabilidade de produzir material para subsidiar o debate, a formação sobres os temas.
Quanto a possibilidade de perguntas regionais/estaduais, ficou indicado que as regiões devem avaliar se terão condições de incluir mais uma pergunta, sabendo que deverão responsabilizar-se pela produção do material/subsídio.
Perguntas para respostas NÃO. Podemos circular!
Abs, Rosi

PERGUNTAS PARA O PLEBISCITO DA VALE - 1º A 7 DE SETEMBRO DE 2007.
1. VOCÊ CONCORDA QUE A COMPANHIA VALE DO RIO DOCE, PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO PELO POVO BRASILEIRO, E PRIVATIZADO EM 1997, DEVE CONTINUAR NAS MÃOS DO CAPITAL PRIVADO ?
2. VOCÊ CONCORDA QUE O GOVERNO CONTINUE PRIORIZANDO O PAGAMENTO DOS JUROS DA DÍVIDA PÚBLICA DEIXANDO DE INVESTIR EM TRABALHO, SAÚDE, EDUCAÇÃO, MORADIA, SANEAMENTO, REFORMA AGRÁRIA, ÁGUA, ENERGIA, TRANSPORTE, AMBIENTE SAUDÁVEL ?
3. VOCÊ CONCORDA QUE A ENERGIA ELÉTRICA CONTINUE SENDO EXPLORADA PELO CAPITAL PRIVADO, COM O POVO PAGANDO ATÉ 8 VEZES MAIS QUE AS GRANDES EMPRESAS?
4. VOCÊ CONCORDA COM A PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA QUE RETIRA DIREITOS DOS TRABALHADORES?

Brasil - Valeu ou não valeu?
Adital -15.06.07

Dom Demétrio Valentini *
A pergunta é feita com freqüência. Seja para conferir se o passeio foi bom, se a jogada deu certo, ou se foi válido o gol de impedimento. Valeu ou não valeu?
Nestes casos, a resposta não tem muita consistência, e o jeito é resignar-se ao resultado, mesmo que o juiz esteja equivocado, e o jogo perdido.
Mas nem sempre é assim. Há situações que não dá para deixar passar, sob pena de sermos irresponsáveis. Como no caso da VALE. Sim, a Companhia Vale do Rio Doce. Aquela, que foi privatizada na metade da década de noventa, pelo governo anterior, abrindo caminho para outras tantas privatizações. Por sorte o governo terminou antes de vender o que sobrou das grandes companhias estatais brasileiras, como, por exemplo, a Petrobrás, que serve de referência para entendermos a importância da Vale. A Vale era a "petrobrás" dos nossos minérios.
Agora, a Vale já não é mais uma companhia estatal brasileira. Com a privatização, se tornou uma companhia particular, mas com o direito de explorar e vender as riquezas de nosso subsolo, que este sim, pela Constituição, continua nacional e não pode ser privatizado. Estranha situação, não é verdade?
Pois bem, a cada dia que passa cresce a necessidade de conferir de perto como foi mesmo que aconteceu. Existem evidências de irregularidades no próprio processo de privatização, independente da questão maior de saber se era o caso, ou não, do governo ter privatizado uma companhia tão importante e estratégica para o desenvolvimento nacional, como era a Vale do Rio Doce.
De tal modo que vai ficando cada dia mais clara a conveniência de se proceder a um exame mais acurado da privatização da Vale, sobretudo para conferir se não houve erros jurídicos que tornariam sem efeito a transação acontecida.
Para situar melhor esta complicada questão, convém recordar alguns detalhes históricos. Estávamos em pleno auge da onda de privatizações, no contexto do neo liberalismo econômico, que propunha os famosos "ajustes estruturais" aos países em desenvolvimento, cuja receita maior consistia exatamente nas privatizações , para diminuir o tamanho do Estado, acusado de ineficiência e de burocracia.
Para abrir a porta das privatizações, o governo de então escolheu a Vale do Rio Doce. Privatizada a Vale, as outras companhias estatais teriam o mesmo destino.
Quem alertou a sociedade e advertiu o governo do perigo de alienar uma companhia tão estratégica como a Vale, foi a CNBB. Particularmente foi eloqüente o empenho de D. Luciano Mendes de Almeida, então presidente da CNBB, apoiado com firmeza pelas Pastorais Sociais, advertindo sobre o perigo do Brasil perder o comando de uma companhia que lidava com tantas riquezas naturais do subsolo brasileiro, abdicando das inúmeras finalidades sociais de uma empresaa que marcava presença na maioria dos estados brasileiros, com evidentes repercussões sobre o meio ambiente e colocando em risco a própria soberania nacional.
Mas o governo não quis atender às advertências da sociedade, e vendeu a Vale por três bilhões e trezentos milhões de dólares. Agora, passados poucos anos, o preço da Vale já ultrapassa os cem bilhões de dólares. Ora, quem não se dá conta que a Vale foi vendida a preço de banana? Pois qual o imóvel que em poucos anos aumenta trinta vezes o seu valor?
Diante disto, as pastorais e os movimentos sociais que realizaram a Quarta Semana Social Brasileira , estão propondo que o leilão da Vale seja levado a juízo, para que sejam averiguadas as irregularidades acontecidas, e se for o caso, seja declarado nulo. E' o que já estão pedindo centenas de processos encaminhados à Justiça por muitas pessoas.
Dada a importância da questão, e a conveniência de todos entenderem do que se trata, está sendo pensado um plebiscito nacional, a se realizar na Semana da Pátria deste ano, à semelhança dos plebiscitos já acontecidos sobre a Dívida e a Alca, anos atrás .
Desta maneira, além de dar força à Justiça, o plebiscito sobre a anulação do leilão da Vale servirá de bom instrumento para a reflexão de todos sobre o projeto de país que precisamos construir, para não cair em novos equívocos como foi a privatização da Vale.
Vamos aguardar as notícias sobre este plebiscito, para desde já programar nossa participação na sua organização e promoção.

* Bispo de Jales, São Paulo.



Plebiscito da Vale do Rio Doce PDF Imprimir E-mail
31-Mai-2007

No sábado, dia 26, as entidades que participam da Campanha Nacional pela anulação do leilão da Vale do Rio Doce organizaram, no Sindicato dos Bancários, a partir das 9h, o encontro de formação dos multiplicadores/as para realização do plebiscito popular da Vale do Rio Doce. A Campanha é uma das principais tarefas assumidas pela Assembléia Popular - articulação social formada por entidades e movimentos populares, sindical e estudantil - para o ano de 2007.

No estado de Pernambuco, serão realizados três encontros de formação, um no Recife, que vai reunir a região metropolitana e a zona da mata, e outros dois em Petrolina e Caruaru, que aglutinarão, respectivamente, o sertão e o agreste do estado. Após esta etapa, os multiplicadores darão início ao momento de formação e mobilização para a realização do plebiscito, que acontece de 1 a 7 de setembro.

Encontros como este já foram realizados em outras capitais, dentre elas São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. O objetivo da Campanha é que este tipo de formação aconteça em todos os estados durante os meses que antecedem o dia da votação. Para Sônia Freitas, da Comissão Pastoral da Terra, uma das entidades organizadoras da campanha, os encontros preparatórios são fundamentais para conscientizar, esclarecer e mobilizar a população. "Esta formação deve ajudar a conscientizar sobre os problemas da nação, contribuir com processo de mobilização popular e na criação de comitês para organização do plebiscito", explica Freitas.

A Vale do Rio Doce, a segunda maior empresa brasileira - a primeira é a Petrobrás – foi vendida há dez anos, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A venda da Companhia Vale do Rio Doce ficou na história por ter sido denunciada por irregularidades jurídicas na transação, além da desvalorização do preço da companhia, que foi vendida por 3,3 bilhões de reais, enquanto seu patrimônio à época estava avaliado em 40 bilhões de reais. Estas irregularidades deram origem a mais de cem ações populares contra o leilão, das quais 69 ainda estão em andamento.

A insatisfação das entidades e movimentos sociais com a privatização e com as irregularidades do leilão fez com que a Assembléia Popular organizasse a Campanha Nacional pela anulação do Plebiscito da Vale do Rio Doce, que reúne cerca de 60 entidades em todo Brasil. A proposta da Campanha é fazer ressurgir nas discussões públicas os problemas que marcaram a venda da Vale do Rio Doce e mostrar ao governo, através de plebiscito popular, que a sociedade reivindica a anulação do leilão e a reestatização da Companhia.

Informações: Sônia Freitas – CPT – (81) 8777- 2719

Headwaters of the Missisippi 4

Cores vivas, só para bons fotógrafos ou sortudos.

Como gerar números aleatórios

echo $((RANDOM%Limite))

Onde limite é até que número o shell deverá gerar números aleatórios

E se quiser armazenar o valor gerado:

Valor=$((RANDOM%5))

Gera valores aleatórios de 0 a 4

Somando valores com o 'paste' e o 'bc'

Lendo dicas guardadas no meu google notebook achei esta dica queme pareceu muito útil

preciso calcular numeros contidos num arquivo ex:

Fonte: http://br.groups.yahoo.com/group/shell-script - Mensagem 19183

  arquivo valores.txt contem

#cat valores.txt
23
21
90
32
o comando deve me retornar a soma de todos estes numeros, alguem pode
me dar um help?

$ paste -sd+ valores.txt | bc
166

A opção -s transforma coluna em linha, a opçao -d indica o
delimitador e bc é uma calculadora. Veja só o paste:

$ paste -sd+ valores.txt
23+21+90+32

Implementando busca por assunto no blogger

Visitando o blog do RedTuxer observei links por assunto no painel lateral, e olhando
atentamente a barra de endereços apareceu algo como:

http://vivaotux.blogspot.com/search/label/artigos?max-results=999

Para usar este recurso tenho que adicionar marcadores a cada postagem, ou seja,
definir os "labels". Valeu RedTuxer pela dica indireta :)

AWK: Adicionando linhas em branco a cada 10 linhas

Link original aqui.
Testei o comando abaixo com êxito, cumprindo a função de
colocar um espaço a cada 10 linhas.

awk '{ print } NR % 10 == 0 { print "" }' input


Usando busca avançada no gmail

Buscando e-mails:
  • enviados à partir de janeiro;
  • com marcador (label) linux
  • e que contenham anexos
Dibite a string abaixo na caixa acima do botão Enviar

after:2007/01/01 label:linux has:attachment


Para entender melhor veja um pouco mais

How do I use Advanced Search?

http://mail.google.com/support/bin/answer.py?answer=7190

Buscar:
  • mensagens não lidas .......... is:unread
  • mensagens com anexos ...... has:attachment
  • com marcador linux e gnome label:linux AND label:gnome
  • enviadas ................................ label:sent
  • intervalo de tempo ....... after:2006/10/01 before:2006/12/31

CEO da Mandriva: "Não precisamos pedir proteção para a Microsoft"

Fonte: BR-Linux.org - Linux levado a sério desde 1996 by brain on Jun 19, 2007

Seguindo os exemplos do Ubuntu e da Red Hat, e dando seqüência às informações preliminares de ontem, o CEO da Mandriva veio a público declarar que a empresa não precisa pedir proteção para a Microsoft para fazer o seu trabalho, nem pagar proteção para ninguém - especialmente porque até o momento não se conhece nenhuma evidência de que alguma patente esteja sendo violada.

Ele também afirmou que a interoperabilidade é importante, mas pode ser melhor atingida por intermédio de padrões abertos, como o ODF - e portanto a Mandriva está pronta para cooperar com qualquer empresa, mas nestes termos.

Saiba mais (corp.mandriva.com).


Antônio "LedStyle" Cláudio: Vídeo curso completo - GIMP - Iniciante

via Planeta Ubuntu Brasil by Antônio "LedStyle" Cláudio on Jun 19, 2007
Antônio
Bela iniciativa do LedStyle, ele disponibilizou 10 aulas em vídeo sobre
o Gimp para iniciantes, visite o site dele para ver os vídeos:
http://www.tuxresources.org/blog/?p=183

Não use Velox ou UOL

NÃO CONTRATE VELOX ELES FAZEM MÁFIA PARA NÃO CANCELAR

Para contratar é uma beleza, mas se você tentar cancelar vai perder sua paciência sem a menor dúvida. POR ISSO EU LHE DIGO EM TOM CLARO E REVOLTOSO, NÃO CONTRATE VELOX OU PROVEDOR UOL É UMA VERDADEIRA MEEEEEERDA!!!!

Como usuários podemos nos informar e repassar para outras pessoas informações acerca da qualidade (ou não) dos serviços prestados à sociedade. Nós membros da comunidade do Software Livre temos muita força, muitos de nós são técnicos em informática e por isso,
formadores de opinião, façamo-nos um favor, falemos mal de quem nos explora e só visa
exclusivamente o lucro!

Postando no blogger via gmail

Para Fazer uma postagem no blogger via gmail acesse este link
nele há uma dica completa de como mandar sua postagem do
gmail diretor para o Flickr.

Mas para facilitar sua vida copiei e colei abaixo:

How do I post via email?

The Mail-to-Blogger feature turns any email account into a blog-posting application. In Settings | Email you can create a Mail-to-Blogger address which you will use to send posts via email to your blog:

Settings | Email tab

To post to your blog via email, you need to configure your Mail-to-Blogger email address in Settings | Email:

Settings | Email

The format of the email address is username.secretword@blogger.com. Note that this email address must be kept secret. Otherwise, anyone who gets it will be able to post as you.

Also be sure to specify whether or not you prefer your email posts to publish automatically. If this option is not checked, then your posts will be saved on your account but will not appear on your blog until you log in to Blogger.com and publish them yourself.

Once you have saved your Settings, you can send email to your blog. The subjects of your email letters will be the titles of your posts, and the body of the emails will be the posts themselves.

Notes:

  • Sometimes email programs append text to the bottom of each sent message; to make sure this cruft doesn't get posted to your blog, put

Comentando e descomentando arquivos no vim

Para comentar linhas do arquivo /boot/grub/menu.lst que tem o caractere "#" para comentários faça:

1° criar um backup por segurança.

cp /boot/grub/menu.ls /boot/grub/menu.lst.backup

Acostume-se a fazer backup antes de editar arquivos importantes!

ESC .................. certifique-se que está em modo normal

:8,$s/^/#/g

comando .................................. ":"
da linha 8 até o fim ................ "8,$"
substitua ................................. "s"
começo de linha....................... "^"
por ............................................ "#"
globalmente ............................. "g"

Para descomentar podemos fazer:

ESC ....................................... certificando-se que está em modo normal
:8 ................................ vai para a linha 8
"Control+v" ....................
inicia a seleção por blocos ( L --> ou H <--) G ............................................... Vai (selecionando) até o final do arquivo d ............................................... deleta o que está selecionado :wq ............................................ sai e salva

Eagle Owl


Eagle Owl, originally uploaded by sypix.

Isso é que chamo de olhar penetrante.

AntonioDiogoCE.JPG


06100007.JPG, originally uploaded by voyeg3r.

Em uma viagem à Capistrano no interior do Ceará tirei esta foto em uma câmera amadora. Belo não?

Ruby-throated Hummingbird


Ruby-throated Hummingbird, originally uploaded by Dennis J2007.

Natureza em movimento!

Angkor - Temple vs. Tree


Angkor - Temple vs. Tree, originally uploaded by zerega.

Arte pura.

IMG_4374


IMG_4374, originally uploaded by Max Kehrli.

Água cristalina

manga


manga, originally uploaded by yarasilva.

A resolução não está muito boa mas é uma típica residência do sertão cearense, mas precisamente no sertão central Madalena-CE.

lingua


lingua, originally uploaded by voyeg3r.

Gosta da oralidade?

cyber_girl


cyber_girl, originally uploaded by voyeg3r.

Uma mulher conectada, literalmente!

paisagem


paisagem, originally uploaded by voyeg3r.

A originalidade às vezes está no simples

glades-hopper-wallpaper-1600x1200


glades-hopper-wallpaper-1600x1200, originally uploaded by voyeg3r.

Queria ter mais fotos tipo essa. Um ser no mínimo curioso.

Girafas


Girafas, originally uploaded by voyeg3r.

Chego a sentir o cheiro de mato

Gerenciando o gnome pelo terminal

Existe um programa chamado sabayon (gerenciador de perfís de usuário) mas prefiro o gconftool-2 pela possibilidade de fazer uma configuração tanto via shell script como usando um terminal através de uma conexão ssh.

Há também a possibilidade de se acessar o gconf-editor pelo comando executar
alt-F2 e digita gconf-editor

Eu particularmente prefiro algo assim:

Para setar wwwproxy.xyz.com como obrigatório HTTP , rode o seguinte comando:

gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.mandatory \
--type string \
--set /system/http_proxy/host wwwproxy.xyz.com

O usuário não poderá sobrescrever este valor.

Já para deixar apenas como padrão faça:
gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults \
--type string \
--set /system/http_proxy/host wwwproxy.xyz.com

Individualmente cada usuário pode fazer coisas do tipo:

# Definindo o programa default para importar fotos
# f-spot-import

gconftool-2 -t str -s \
/desktop/gnome/volume_manager/autophoto_command f-spot-import

# tema para a janela de atualizações
gconftool-2 -t str -s /apps/notification-daemon/theme standard

Mantenho um arquivo chamado gconf-script no site dotfiles.org, apesar da visualização não me agradar você pode selecionar o conteúdo do arquivo e dar uma olhada antes de torna-lo executável, fazendo as modificações que lhe convierem. Desta forma o administrador de sistemas inteligente consegue definir o perfil de sua instalação de forma super rápida.

Não deixe de dar uma olhada nos sites:
e buscar em sites mais específicos como o del.icio.us
Valeu galera!

where's little boy blue ?


where's little boy blue ?, originally uploaded by Greg'.

Essas aí não tem que se preocupar com a fatura do cartão de crédito!

pacificcity_1024x768


pacificcity_1024x768, originally uploaded by voyeg3r.

Vou ver se lembro de postar mais imagens, certo?

Rapeseed Oil Field


Rapeseed Oil Field, originally uploaded by Matt.K.

Por estar tanto tempo em lugares fechados é sempre bom ver uma paisagem :)

Dicas do vim novamente?

'0 ...................................... abre o último arquivo editado
control-w-n ....................... abre uma nova janela
control-w-q ....................... fecha a janela atual (caso esteja salvo o arquivo)
control-w-j ....................... vai para a janela imediatamente abaixo
control-w-k ....................... vai para a janela imediatamente acima
control-w-+ ....................... aumenta o tamanho da janela atual

Uma dica legal para substituição
:/joao/,/pedro/s/casa/residência/g

comando ":" de /joão/ até /pedro/
substitua "s" /casa/ por /residência/

Se estiver no modo insert e quizer repetira a linha de baixo use
control-e
Para repetir a linha de cima
control-y

:s/fred/control-r-a/g : substitui "fred" pelo conteúdo do registro "a"

conrtol-r-% ............. insere o nome do arquivo

conrtol-r-/ ............... insere a última busca

conrtol-r- ............... insere o último comando

conrtol-r- ............... repete o último insert


usando // repetimos a última busca
:%s//aquilo/g


Trocando colunas de lugar
:18,23! awk '{print $2,$1}'

Usando o awk dentro do vim para gerar subtotais

item unitário quantidade subtotais
001 15 25
002 23 15
003 45 50

Para gerar a coluna com os subtotais
:19,21! awk '{print $1" "$2" "$3" "$2*$3}'

no caso acima o awk imprime o campo $1, $2 e $3 com espaços " " no meio
e no final multiplica o valor unitário "campo $2" pela quantidade "campo $3"
criando a quata coluna com os subtotais.

Rede Globo - Instrumento de alienação de massas

Quando em 2002 houve um golpe militar contra Hugo Chavez (apoiado pela RCTV) e Um milhão de venezuelanos foram às ruas em defesa de Chavez, a rede Globo mostrou os manifestantes invertendo a notícia, dizendo que aquele Um milhão de pessoas estava contra ele, assim com fez na primeira manifestação pelas diretas já no Rio de Janeiro. A Globo e a grande mídia são hábeis em inverter fatos e manipular a verdade a favor de seus interesses, que aliás são os mesmos de Bush. Digolhes apenas uma coisa, duvide de tudo que a mídia fala, pois os "fatos" noticiados em grande parte são veiculados para lhe fazer pensar de um certo modo.

A venezuela, além de ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo está mostrando que a América do Sul pode e deve ter uma alternativa à ALCA, que seria um negócio da China para os EUA e uma derrota histórica da verdadeira democracia. Fique esperto!

Leia alguns artigos aqui e aqui para se convencer do que digo!

Otimizando comandos

quando tiver que filtrar um padrão tipo:

cat /etc/passwd | grep '^sergio' | awk -F":" '{print $1}'

no caso acima ^sergio corresponde a começo de linha com a palavra sergio

ou seja estou filtrando o campo 1 da linha que contiver o nome sergio
posso buscar pelo padrão 'sergio' dentro do próprio awk

awk -F":" '/^sergio/ {print $1}' /etc/passwd


outro exemplo:

awk -F":" '! /root/ && /sergio/ {print $0}' /etc/group

Neste caso estou imprimindo toda a linha "$0" que não tiver o padrão root
(a negação é feita com "!") e tiver o padrão sergio

Politicamente informado

Para não ser levado na conversa visite estes links:
Se você acha que assistindo o Bom dia Brasil e o Jornal Nacional se mantém informado da realidade, reveja seus conceitos, e não esqueça de boicotar também a Revista Veja, um poço de imbecilidades.

Já que falei em boicotes a minha lista é:
  • coca-cola
  • ford
  • gm
  • windows
  • shell (não confundir com bash) esse eu adoro
  • unibanco (resoveu boicotar usuários linux) fiz o mesmo com ele, boicote ele você também!

Não imprima, não revele, a natureza agradece!

Motivos para não imprimir:

1 - Um listro de tinta (para impressoras tipo jato de tinta) custa R$ 6.000,00, veja neste link
2 - Economize árvores
3 - Não pague royalts para empresas de papel e impressoras
4 - Não torne analógico o que é digital

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo