Filosofia GNU

A despeito de tantas opiniões sobre Linux - GNU/Linux creio que deve prevalecer o princípio da liberdade difundido pela fundação GNU. De nada adiantaria ver o Linux popularizado e ao mesmo tempo tão vendido quanto o Windows, seria trocar seis por meia dúzia. Por isso digo: Por mais que critiquem Richard Stalman, se não fosse o seu esforço e de outros nobres iniciadores deste movimento estaríamos fadados a ser meros consumidores de tecnologia. Acho também que o Linus Torvalds se impregnou demais com a "Filosofia de Mercado", mantendo por demais a preocupação com a opinião das grandes companhias sobre DRM por exemplo, que se dane o DRM, quero é ter liberdade, mesmo que para isto tenhamos que esperar mais uma década ou duas para ver o GNU/Linux mais popular, mas com certeza mais fiel ao princípio lhe deu origem.

2 comentários:

  1. Apoiado plenamente!

    É o que é mais fácil X o que é certo. Não quero popularização a qualquer custo, quero que seja feito o que tem que ser feito, o que é certo e conforme tudo o que motivou o Movimento pelo Software Livre que, ao contrário do Open Source, é um movimento social.

    Não me restam dúvidas de que a visão OpenSource acelera o desenvolvimento, mas esta não é a questão. É bem melhor ir mais devagar, com bases mais sólidas. ;-)

    []s

    ResponderExcluir
  2. Também estou pendendo para os aspectos filosóficos se sobreporem aos aspectos do "mercado" :-)

    []'s

    ResponderExcluir

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo