Ativando o suporte a montagem automática do CD-ROM no Kurumin

Fonte: http://www.guiadohardware.net/kurumin/dicas/002/index.php
Por Carlos E. Morimoto

O suporte à motagem automática do drive de CD-ROM é usado a um tempo em várias distribuiçoes Linux. Tenho resistido a incluir este recurso no Kurumin pois automount não é o sistema mais estável do mundo. Ele trava ou se confunde com uma certa frequencia, fazendo com que o usuário tenha que ficar forçando a montagem ou ejeção do CD manualmente, o que acaba sendo mais complicado.

Ao invés de montar automaticamente, o Kurumin inclui dois ícones no Desktop, para acessar o CD e ejetar o CD. É um sistema manual, mas que pelo menos funciona sempre, de uma forma previsível.

Pode ser que isso mude no futuro, mas se você quiser habilitar o suporte à montagem automática hoje, pode fazê-lo de uma forma bastante simples usando o autofs. Ele é bem mais simples de usar que o automount, não é preciso sair recompilando o Kernel nem alterando o fstab. Basta instalar o pacote e ele começa a trabalhar silenciosamente. Ele também, não conflita com a montagem e desmontagem manuais do CD. Se alguém usar os ícones no desktop, vai funcionar da mesma forma.

Para instalar o autofs e já deixa-lo configurado para inicializar junto com o sistema:

# apt-get install autofs

Para iniciar o serviço sem precisar reiniciar a máquina, rode também:

# service autofs start

O CD-ROM ficará acessível através da pasta /mnt/auto/cdrom. Caso você tenha mais de um, o segundo drive aparecerá como /mnt/auto/cdrom1 e assim por diante.

O autofs é similar ao automount usado a tempos em outras distribuições. Ao colocar um CD no drive ele é montado automaticamente. Ao pressionar o botão de ejetar no drive o autofs desmonta automaticamente, permitindo que ele realmente seja ejetado. Existe uma limitação aqui: ele não conseguirá ejetar o CD-ROM se houver algum aplicativo acessando o CD, uma janela do gerenciador de arquivos acessando a pasta /mnt/auto/cdrom por exemplo. Você primeiro terá que fechar tudo para depois conseguir ejetar o CD, o que às vezes realmente enche o saco.

Nestes casos você poderá usar o ícone "Ejetar CD-ROM" presente no desktop do Kurumin. Ele usa uma abordagem mais direta, usando o comando "fuser -k" para ejetar o CDROM na marra, mesmo que para isso seja necessário matar o aplicativo que está travando o CD:

# fuser -k /mnt/auto/cdrom
# eject /mnt/cdrom

Geralmente, ao simplesmente acessar a pasta /mnt/auto/ você não verá o "cdrom", para acessar o CD é melhor ir direto ao ponto, acessando a pasta /mnt/auto/cdrom diretamente. Para facilitar isso, você pode criar um link "cdrom" dento do diretório /home ou no desktop. Assim você clica sobre o "cdrom" e já vai direto à pasta. Para isso, use o comando:

$ ln -s /mnt/auto/cdrom ~/cdrom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo