Segundo o site xul-brasil XUL pode ser definido assim:
XUL (pronouncia-se zúl, quase como azul - ou cool, em inglês) foi criado para tornar o desenvolvimento do navegador Mozilla mais fácil e rápido. É uma linguagem XML de modo que todas as características disponíveis para XML estão também disponíveis para XUL.
A maioria das aplicações precisa ser desenvolvida usando características de uma plataforma específica, o que torna a construção de software multi-plataforma cara e demorada. Isso pode não ser importante para alguns, mas usuários podem desejar usar uma aplicação em outros dispositivos tais como computadores de mão.
Um número de soluções multi-plataformas tem sido desenvolvido no passado. Java, por exemplo, tem portabilidade como um ponto chave. XUL é um projeto de linguagem semelhante especificamente projetado para a criação de interfaces de usuário portáteis.
É levado um longo tempo para construir uma aplicação, mesmo para uma só plataforma. O tempo necessário para compilar e depurar pode ser longo. Com XUL, uma interface pode ser implementada e modificada rápida e facilmente.
XUL tem todas as vantagens de outras linguagens XML. Por exemplo, XHTML ou outras linguagens XML tais como o MathML ou o SVG podem ser inseridas nela. Além disso, texto apresentado com XUL é facilmente localizável, o que significa que pode ser traduzido para outros idiomas com pouco esforço. Folhas de estilo podem ser aplicadas para modificar a aparência da interface de usuário (como os skins ou características de temas no WinAmp ou alguns gerenciadores de janelas).
Exemplos de uso
http://www.algoritimo.com.br/imperador.jsp
feito com XUL, RDF e JAVA pelo Orlando Cesar Martins.
http://www.ambientelivre.com.br/xulwarehouse/
"armazem de componentes XUL para a interface gráfica". Possui exemplos dos principais elementos e seus códigos, dentre eles como se usa o XUL com CSS e XBL.
xul-brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/XUL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!