Site sobre software livre, cultura, arte, gimp, inkscape, wallpapers, vim, firefox, python, e-books, algoritmos, openoffice, ubuntu, debian, gnome, inkscape, bash, shell script, música, arte, mpb, dicas em geral, Geopolítica, politica, brasil,
blogsfera, ativismo, rock, english
Pegue o link "zsync" da imagem desejada, note que se o nome da iso local for diferente você tem duas opções, renomear a mesma antes, ou indicar no zsync o arquivo de saida com a opção "-o", senão ele vai baixar tudo novamente e nossa intenção é justamente poupar nosso tempo e a banda dos servidores.
# se não tiver zsync instalado --> sudo aptitude install -y zsync # enter no diretório onde está sua imagem beta do ubuntu e rode este comando
Preencha uma região usando a fórmula: =ALEATÓRIOENTRE(-10;10)
Agora vamos usar uma fórmula matricial, a diferença é que no final ao invés de pressionar um simples Enter usamos Ctrl-Shift-Enter. Considere a região A1:F1 =SOMA(SE(A1:F1>0;A1:F1;0)) Ctrl-Shift-Enter
Francival Rodrigues de Lima publicou no Dicas-l da unicamp uma interessante dica de como remover dados duplicados no broffice calc. A dica pode ser acessada neste link.
Autor: Francival Rodrigues de Lima
Data de Publicação: 28 de Outubro de 2009
Às vezes, temos uma planilha no BrOffice.org Calc com algumas linhas repetidas, mas precisamos desses dados sem nenhuma duplicação. Qual a forma mais prática de apagar linhas repetidas em uma planilha no BrOffice.org Calc? Os passos abaixo fornecem uma maneira:
Selecione a área com os dados que você quer excluir os duplicados;
Acesse menu Dados ▶ Filtro ▶ "Filtro padrão...";
Na janela que é aberta, o rótulo da primeira ou última coluna deverá aparecer no item "Nome do campo", mude isso para "-nenhum-";
Clique no botão "Mais". Então marque a opção "Sem duplicação";
Marque a opção "Copiar resultado para...". Clique no botão com uma seta verde (se você posicionar o mouse em cima ele mostra o nome "Encolher"), então selecione uma célula para onde deseje copiar os dados, pode ser na mesma folha de planilha ou em outra folha. Após isso, clique no botão "Encolher" novamente, para voltar a janela anterior. Então clique em "OK". Os dados não repetidos serão copiados para onde você determinou. Esses passos funcionaram nos testes que fiz no BrOffice.org 3.1.0. em uma máquina Ubuntu 8.04
trata-las e gerar esta saída: protocolo: http server: uol linguagem: php protocolo: http server: oi linguagem: asp protocolo: https server: google linguagem: pl
This file contains bidirectional Unicode text that may be interpreted or compiled differently than what appears below. To review, open the file in an editor that reveals hidden Unicode characters.
Learn more about bidirectional Unicode characters
Pra concluir uma pérola da Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e executiva do grupo Folha de S.Paulo:
“A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação e, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo.”
Ontem publiquei o endereço de um site com muitas dicas para o pós instalação do ubuntu, agora quero passar uma dica sobre como publicar este script de modo a poder usar-lo via internet de forma simples:
Publique o script nos gists do github ou qualquer outro que permita acesso raw, ou seja, texto cru, sem formatação. txt para os intimos
Descubra o endereço do código sem formatação
use um encurtador de urls para facilitar --> http://ur1.ca/
Gran finale
sudo su - cd wget -O script.sh http://ur1.ca/014zu && sh script.sh
O segredo está em indicar o arquivo de saída do wget -O ó de óculos, a opção -o é para logs, e no comando sh que permite usar um texto como script sem mesmo ter que torna-lo executável.
Esta dica é também para que os membros da comunidade compartilhem seus scripts e falem dos programas que mais usam, o link indicado acima é de um script que estou montando e gostaria de receber sugestões e críticas.
Vou fazer um script coletando o melhor desse site, mas quem quiser pode começar suas experimentaçãoes. A dica inclui como instalar codecs e coisas do gênero.
Este vídeo é supimpa, as fórmulas já copiadas são: Formula mais simples
MOD(LINHA();2)=0 ou seja se o resto da divisão do numero da linha atual for igual a zero.
E(MOD(LINHA()-1; 2))+1=1 .... para cor1 E(MOD(LINHA()-1; 2))+1>1 .... para cor2
A explicação é a seguinte: formula =E() retorna verdadeiro se todos os valores forem verdadeiros formula =mod() retorna o resto da divisão formula =linha() retorna o número da linha atual
Pega-se o resto da divisão "MOD()" da linha anterior "LINHA()-1" por 2 soma-se com o número 1 e testa-se com o =E se o resultado é igual a 1 ou maior que um, caso seja igual a 1 aplica-se o estilo "cor", caso contrário aplica-se "cor2".
Depois que entendi a fórmula descobri um jeito mais simples: =E(mod(linha();2)=0
O que ocorre aqui é o seguinte: se o resto da divisão do número da linha atual for igual a 1 aplique o estilo
Fiz um video recente e postei (em alta resolução no site blip.tv) acesse neste link: http://blip.tv/file/3823282 para vizualizar melhor escolha tela cheia
Neste link do blog Café com Gelo nos é ensinado como modificar de forma trivial o tema de ícones do broffice. No link indicado acima o autor ensina como adicionar o novo tema Galaxy.
No OpenOffice.org 2.4 ou superior você pode mudar o tema de ícones seguindo estes passos:
Abra qualquer um dos programas da suíte e vá até o menu Ferramentas\Opções;
Na janela de Opções, na árvore de opções à esquerda, ramo OpenOffice.org (BrOffice.org pra quem usa o BrOffice.org), clique em Exibir;
No painel da direita, sob o título “Interface do usuário”, escolha o conjunto de ícones que desejar na caixa de combinação “Tamanho e estilo do ícone”;
Clique no botão OK da janela.
No forum do opensuse achei um meio de baixar mais pacotes com temas para o ubuntu, veja aqui. Na verdade basta procurar por pacotes com este padrão:
Nosso amigo xkill é um programinha para matar outros programas graficamente. Nesta dica do GuiadoHardware.net você vai aprender a configurar um atalho para o mesmo no ambiente gnome, além de várias outras dicas.
No ambiente KDE o atalho Ctrl-alt-esc abre o xkill, e você, no conforto de seu mouse ótico clica no programa que, sem choro nem vela, deverá ir para o espaço, mas no gnome este atalho já tem dono, portanto vamos usar Ctrl-Alt-x
This file contains bidirectional Unicode text that may be interpreted or compiled differently than what appears below. To review, open the file in an editor that reveals hidden Unicode characters.
Learn more about bidirectional Unicode characters
Após as configurações acima o atalho Ctrl-Alt-k deverá abrir o xkill, na prática um pequeno "x" branco aparecerá na tela indicando que o xkill está "doidin" pra matar um, mais sedento que talibã insandecido.
Quando você sabe o nome do programa que está lhe causando problemas pode usar mesmo o pkill. O comando pkill é bem interessante. Usuários puristas pegam o número do processo PID atraves da combinação do comando ps com o grep, mais ou menos assim: ps aux | grep firefox
O comando 'ps aux' exibe todos os processos e o 'grep' filtra somente os que tiverem firefox no nome, pois não é que o danado do pkill já faz tudo isso de uma, como dizemos aqui no Ceará, "lapada só".
Fuçando na web achei um código que quero melhorar com a ajuda dos nobres leitores e saber se ele se enquadra na definição do Crivo de Eratóstens. Segue o código:
This file contains bidirectional Unicode text that may be interpreted or compiled differently than what appears below. To review, open the file in an editor that reveals hidden Unicode characters.
Learn more about bidirectional Unicode characters
A grande vantatem de usar o zsync é que ele vai atualizando sua imagem iso de tal forma que no dia do lançamento do ubuntu você não levam mais do que alguns minutos para obter a iso oficial. Antes usava o rsync mas o zsync é uma implementação do rsync para trabalhar sobre http
O zsync também faz automaticamente a checagem de integridade, assim você não tem que fazer nada mais do que algo assim:
Obs: estou baixando a versão alternate
This file contains bidirectional Unicode text that may be interpreted or compiled differently than what appears below. To review, open the file in an editor that reveals hidden Unicode characters.
Learn more about bidirectional Unicode characters
Agora é oficial o google passou a considerar a velocidade de carregamento dos sites como um dos critérios para o ranking, ou seja, sites muito pesados perdem pontos. Quem tem site todo em flash, super cheio de firulas, mas que é super pesado tem muito com que se preocupar.
Tese de doutorado da engenheira Adilza Condessa Dode defendida na UFMG, no final de março, revela que há fortes evidências entre mortes por câncer e localização de antenas de celulares em Belo Horizonte. A pesquisa confirma resultados de estudos realizados na Alemanha e em Israel.
Com base no geoprocessamento da cidade, a pesquisa constatou que mais de 80% das pessoas que morreram de cânceres relacionados à radiação eletromagnética – emitida pelos celulares – moravam a cerca de 500 metros de distância de alguma antena.
A tese é tema da edição do Boletim UFMG que circula na segunda-feira, 12 de abril.
Para assistir os ótimos tutoriais do site common craft em lingua portuguesa, no meu caso prefiro inglês pelo fato de estar estudando, contudo muita gente sente dificuldade extrema com a lingua inglesa, por isso estou postando a dica.
This file contains bidirectional Unicode text that may be interpreted or compiled differently than what appears below. To review, open the file in an editor that reveals hidden Unicode characters.
Learn more about bidirectional Unicode characters
Antes de assinar contrato com o SBT Pelé era endeusado pela Globo, hoje dia 04 de abril a globo que poucas vezes falava em Garrincha coloca uma matéria no Globo Esporte. A lógica capitalista é assim mesmo, como mostra o filme "A Corporação". Enquanto você está dando lucro, beleza, depois você é descartado sem dó nem piedade. Essa postagem veio em boa hora, assim um bocado de gente tem oportunidade de conhecer o filme, veja a primeira parte.
No site: http://www.naftalinatech.com está estampado: Uso do Windows 7 ultrapassa 10% em março
Isto significa que sua adoção está memso uma me... e alguns acham que é uma boa notícia, pessoalmente acho uma grande notícia para o mundo do software livre, 10% é um número pífio.
A presidente da ANJ, Judith Brito, fala exatamente o que eu vinha dizendo como crítica. Ela fala: ‘Na situação atual, em que os partidos de oposição estão muito fracos, cabe a nós dos jornais exercer o pa pel dos partidos. Por isso estamos fazendo’”