Cinema movido a Linux

Fonte: www.noticiaslinux.com.br

Como a Agência Nacional do Cinema aumentou a segurança de suas operações e diminuiu custos com o uso de software livre

POR FLÁVIA YURI / FOTO DARYAN DORNELLES

Com menos de três anos de existência independente, a área de tecnologia da Ancine (Agência Nacional do Cinema), órgão do governo responsável pela regulamentação da indústria cinematográfica, contabiliza números expressivos em sua operação: 250 mil reais são economizados anualmente em licenças e upgrades de software e 94% foi a redução dos ataques aos sistemas. Isso graças à adoção do Linux como sistema operacional.

Aberta oficialmente em fevereiro de 2002, como entidade vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, a Ancine começou suas atividades usando toda a infra-estrutura do ministério, dos filtros de água ao sistema de e-mail. Com a mudança do governo, o órgão passou a responder ao Ministério da Cultura e, com isso, ganhou infra-estrutura própria de TI.

"Nossa premissa principal era avaliar apossibilidade de usar Linux para qualquersolução e, quando não fosse possível, man-ter o modelo utilizado no Ministério doDesenvolvimento", diz José RobertoPereira Gomes, superintendente de TI daAncine. A diretriz foi seguida à risca.

Na migração, a TI manteve os sistemasproprietários da agência, mas passou arodá-los em plataforma Linux, com dis-tribuição Apache nos servidores. A Ancinepreservou o servidor de e-mail Exchangecom SQL Server, da Microsoft, mas estudaa migração para Postfix ou Qmail, emLinux. Para montar a infra-estrutura detecnologia do zero, com o atendimento a306 usuários, foram investidos 2,5 mi-lhões de reais. "Gastaríamos muito mais se não usássemos Linux e a linguagemJava. A economia foi de no mínimo 250mil reais por ano só com licenças eupgrades. O servidor de aplicações e osambientes de desenvolvimento, que tam-bém não tiveram custos, podem fazer essaeconomia crescer", afirma Gomes. Outroponto a favor do Linux foi o fato de o usode software livre dispensar licitação. "Oprocesso levaria meses e inviabilizaria arápida estruturação da Ancine, feita em 12 meses", diz Gomes. Para 2006, o orça-mento para o órgão é de mais 2,5 milhõesde reais, a ser investidos no aumento doparque, na implantação de BI, GED e deum sistema de outsourcing de impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo