Site sobre software livre, cultura, arte, gimp, inkscape, wallpapers, vim, firefox, python, e-books, algoritmos, openoffice, ubuntu, debian, gnome, inkscape, bash, shell script, música, arte, mpb, dicas em geral, Geopolítica, politica, brasil, blogsfera, ativismo, rock, english
Script para matar programas
ex: matar firefox-bin
#!/bin/bash
# Criado em:Ter 30/Jan/2007 hs 16:54
# Last Change: Ter 30 Jan 2007 17:06:37 BRT
# Instituicao:
# Proposito do script: matar programas
# Autor: Sérgio Luiz Araújo Silva
if [ -z "$1" ]; then
echo ' uso: matar programa '
exit
fi
kill -9 $(pidof $1)
editando arquivos à partir do less
E se a SUN usar mesmo GPLv3 no OpenSolaris?
Como ganhar dinheiro roubando petróleo em nome da justiça...
EUA e Grã-Bretanha ficarão com 75% do petróleo iraquiano
Segundo jornal inglês, uma lei confere às empresas petrolíferas norte-americanas e britânicas, como BP, Shell e Exxon, contratos de 30 anos de extração no Iraque
EFE
|
LONDRES - Empresas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha poderão ficar com até 75% da riqueza petrolífera do Iraque se uma nova lei, que será apresentada em breve ao Parlamento de Bagdá, for aprovada.
A informação foi publicada hoje pelo dominical The Independent of Sunday, que teve acesso a uma minuta da lei, de cuja elaboração o governo dos Estados Unidos participou diretamente.
A lei em questão concede a grandes grupos petroleiros como BP, Shell e Exxon contratos de trinta anos de vigência para extrair petróleo iraquiano e permite a primeira operação em grande escala de empresas ocidentais desde que a indústria foi nacionalizada, em 1972.
Executivos e analistas do setor afirmam que a lei, que permitiria que as companhias dos dois países embolsassem até 75% do lucro nos primeiros anos, é a única forma de o Iraque reconstruir sua indústria petrolífera após anos de sanções e guerras.
No entanto, segundo o jornal, a lei prevê acordos para compartilhar a produção, algo pouco comum no Oriente Médio: a indústria petrolífera dos dois maiores produtores mundiais - Arábia Saudita e Irã - está sob controle estatal.
Os críticos da nova legislação censuram a tentativa de obrigar o Iraque, que tem 70% de sua economia dependente do petróleo, a abrir mão de sua soberania de maneira "inaceitável".
Ao mesmo tempo, lembram que, em 2003, quando o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, justificou a invasão do Iraque no Parlamento, qualificou de "falsas" as acusações de que Washington e Londres queriam apenas tomar o petróleo iraquiano.
Blair disse que as receitas procedentes dessa fonte deveriam ser destinadas a um fundo administrado pela ONU e que, posteriormente, seriam devolvidas ao Iraque, mas nunca mais se ouviu falar da idéia.
O ex-secretário de Estado americano Colin Powell também afirmou, na época da invasão, que "o petróleo do povo iraquiano pertence ao povo iraquiano, é sua riqueza e será utilizado em seu benefício".
Segundo os partidários da nova legislação, a cláusula que permite que as companhias ocidentais fiquem com até 75% do lucro do petróleo durará até que os custos iniciais de perfuração tenham sido recuperados.
Depois disso, as empresas britânicas e americanas ficarão com 20% do lucro, segundo fontes do setor no Iraque, embora, como afirma o Independent, essa percentagem seja o dobro do valor normalmente estabelecido nesse tipo de acordo.
Comandos inteligentes
Exemplos de comandos que usam a tecnologia "ninja":
Exemplo 1 - quero editar o meu arquivo user.js (que contém as preferências do firefox) mas não lembro onde está, apenas sei que está numa pasta oculta chamada .mozilla
Solução:
vim $(find ~/.mozilla -iname user.js)
antes de abrir o arquivo pelo vim, o sistema cria uma variável que contém a localização do arquivo e passa como parâmetro para o editor vim.
Exemplo 2 - Quero somar os números de 1 a 100
Solução:
echo "a soma de 1 a 100 é $(seq 1 100 | paste -sd+ | bc)"
O comando echo mostra textos e variáveis na tela, no caso o trecho após o cifrão passa a ser uma variável e será interpretado antes do comando echo, ou seja o comando echo vai receber o resultado abaixo:
5050
O comando seq gera a sequência de 1 a 100 e repassa através de um pipe "encanamento" os 100 números para o comando paste, o mesmo usando o parâmetro "-sd+" coloca um sinal de mais "+" entre cada um dos valores, por fim o comando bc "calculadora de linha de comando" faz a soma dos valores recebidos
Exemplo 3 - Quero criar uma estrutura de pastas rapidinho
Solução
mkdir -p {tmp/,docs/{img/{wallpapers/
No comando acima cada par de chaves determina o conteúdo das pastas, não perca a conta senão dá erro!
Exemplo 4 - Quero entrar numa pasta se existir ou cria-la e então entrar na mesma
Solução
[ -d pasta ] || mkdir pasta ; cd pasta
Temos na verdade dois comandos separados por ponto e vírgula
- [ -d pasta ] || mkdir pasta
- cd pasta
Querido sistema, se pasta existir [ -d pasta ]
ou --> "||" você fizer o favor de criar para min mkdir pasta
entre na mesma "; cd pasta"
Quer conhecer o firefox a fundo
- http://br.mozdev.org/firefox/ajuda/tips.html dicas e truques avançados
- user.js meu arquivo user.js com algumas pérolas - "veja o código e entenda"
- userChrome.css um estilo que permite entre outras coisas esconder a propaganda do gmail
- user.js - é um arquivo que faz o mesmo que o famoso about:config, só que você já prepara o arquivo com tudo, no linux deve ser criado em:
~/.mozilla/firefox/*.default/user.js - userChrome.css - contém os estilos para destacar a aba ativa, personalizar sites específicos etc. No meu caso escondí a propaganda do gmail, veja o código para entender um pouco melhor.
~/.mozilla/firefox/*.default/chrome
Atalhos que fazem a diferença no gnome
nautilus --browser
Ao abrir novos arquivos no gedit "Control+o" você pode também acionar uma barra de localização com o atalho Control+l (letra L).
- Busca incremental usando o atalho Control+k
- Ativar uma barra lateral para navegação com F9
- Ir para uma linha específica Control+i
Também no nautilus você pode usar
- Alt+home para ir para o seu $HOME ~/usuario
- Alt <-- para voltar
- Alt seta acima para subir um nível
linux-cookbook
Participe do grupo linux-cookbook |
Visitar este grupo |