Como saber quais hosts ativos em uma rede?

Essa é moleza:

nmap -sP 172.35.34.1-254 | awk '/^Host/ {print $2}' >> relatorio192.txt

Usando -sP o nmap apenas dá um status, caso o host esteja ativo
ele vai ser jogado para o arquivo relatório.txt
Podemos formatar a saida na tela assim:

nmap -sP 192.168.254.1-254 | awk '/^Host/ {print $2" ativo"}'

Melhor ainda dá pra colocar no ~/.bashrc

hostsativos (){
nmap -sP 192.168.254.1-254 | awk '/^Host/ {print $2" ativo"}'
}

agora basta digitar no terminal 'hostsativos'





Pretendo em breve melhorar a função acima para torna-la 
independente de rede, pegando a poração de rede do seu ip atual 
e jogando numa variável a ser usada pelo awk.


Para contar quantos computadores você tem na rede faça:
nmap -sP 192.168.254.1-254 | awk '/^Host/ {print $2" ativo"}' \
| wc -l


Para quem não tem nmap ou arp-scan instalados


Um brinde: manual do nmap em português:

4 comentários:

  1. Curioso,
    não entendi o porque o "grep up" no primeiro comando. Será diferença de versão ? A versão que eu uso é a 4.60.

    Quando eu uso esse comando, ele retorna apenas os ativos na minha rede, ou seja, tudo que está na saída do comando possuí a palavra "up" (exceto o título), portanto, não faria sentido filtrar.

    Aliás, não tem nada errado com a formatação do awk não ? Eu acredito que se a informação anterior procede, então, a formatação pode estar quebrada pela nova saída do comando...

    A minha saída é algo do tipo:
    Host 10.1.1.152 appears to be up.

    ResponderExcluir
  2. A minha verão é 4.53, na verdade a filtragem seria para pegar os hosts ativos. Fazendo as midifcações acho que você consegue ajustar a saída.

    Valeu jovem!

    ResponderExcluir
  3. Bem, agora está funcionando, mas não pelo que você escreveu aqui, mas sim, pelo que escreveu no seu tópico seguinte.

    http://vivaotux.blogspot.com/2008/11/script-para-pegar-hostnames-do-windows.html

    Compare os dois. Verá que o comando do awk tem um apóstrofo a mais depois da segunda barra;

    Eu não entendo nada de awk, achei que estava faltando um quarto apóstrofo...

    Ah! Valeu pelo ajuste... com o "Host"

    ResponderExcluir
  4. Amigo Mitre,

    passei tanto tempo para corrigir este post, um grande lapso. É por essas e outras que existe um ditado sobre "os muitos olhos da comunidade". Quando muita gente olha um código a probabilidade de erro cai.

    Outra coisa que acho legal é reler posts antigos, agente aprende com nossos próprios códigos, os melhora e cresce um pouco mais, e a galera vai junto.

    ResponderExcluir

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo