Cresce o número de redes de PCs zumbis

Fonte: Estadão
Redes de computadores controladas à distância por hackers estão sendo usadas cada vez mais em roubo de identidades e ataques a páginas da Web.

São Paulo - Relatório da Honeynet Project, empresa que configura computadores de modo que eles sirvam de isca para invasões, mostra que o número de botnets, redes de PCs controladas por softwares hackers, e usadas em roubo de identidades e instalação de programas espiões, está crescendo assustadoramente.

Muitas, segundo o Honeynet Project , chegam a ter mais de 50.000 PCs a serviços dos criminosos. “Nossas pesquisas revelam que alguns invasores são altamente habilidosos e provavelmente fazem parte da estrutura do crime organizado”, diz Thorsten Holz, estudante de Ciência da Computação na Universidade de Tecnologia de Aachen, na Alemanha, e um dos autores do estudo.

Inicialmente, as botnets eram empregadas em guerras de gangues digitais. Hoje em dia são uma arma para pessoas mal intencionadas ganharem dinheiro, através de fraudes online ou do envio de adwares, programas que levam anúncios externos até um computador, fiscalizando hábitos de seu dono e divulgando-os a sites suspeitos.

Uma típica botnet, com cerca de 10.000 PCs conectados, é comandada remotamente a partir de canais de chat privados, conhecidos por IRCs. São construídas de forma que seja possível adicionar-lhes novas ferramentas maliciosas. Uma delas, difícil de detectar, permite que hackers capturem itens do jogo Diablo II, para vendê-los em páginas do site de leilões eBay.

”Mesmo as menores botnets podem causar prejuízos de monta, especialmente se tiverem boa conexão com a internet e estiverem localizadas em lugares estratégicos”, explica Thorsten Holz.

João Magalhães

Um comentário:

  1. Como descobrir se meu sistema esta vuneravel ou invdido por este tipo de ataques!!!

    ResponderExcluir

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo