Maaaaiê, eu quero um desses

O Blue Gene/L, que em novembro de 2004, subiu para a primeira posição no ranking dos 500 supercomutadores mais rápidos do mundo, está dobrando sua capacidade de calculo de 70.72 teraflops, ou seja, de realizar 70.72 trilhões de operações por segundo.

São Paulo - O Blue Gene/L já liderava o ranking dos 500 computadores mais rápidos do mundo. Em testes feitos em novembro do ano passado, sua capacidade de cálculo era de 70.72 teraflops, isto é, ele realizava 70.72 trilhões de operações por segundo, dez vezes a mais de que seu principal concorrente, o Earth Simulator, da japonesa NEC, ou, grosso modo, cem vez mais do que a do mais poderoso PC da atualidade.

Supercomputadores chegam a tamanha velocidade de cálculos porque combinam centenas de chips. Assim, a IBM conseguiu dobrar a capacidade de processamento do Blue Gene/L, adicionando-lhe aos existentes 32 mil chips outros 32 mil.

Segundo o vice-presidente da Deep Computing, da IBM, Dave Turek, quando o sistema estiver completo, o que deverá acontecer em maio próximo, a supermáquina deve atingir a performance de 360 teraflops.

Para construir a maravilha tecnológica, que está sendo montada no Lawrence Livermore National Laboratories, do Departamento de Energia dos EUA, a IBM investiu US$ 100 milhões em cinco anos.

No estágio atual, o Blue Gene/L está apto a simular testes de armas nucleares e a servir ao estudo do genoma e do proteoma, conjunto de proteínas humanos.
Fonte: estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo