UE lança segunda campanha de combate ao fumo

UE lança segunda campanha de combate ao fumo

Por Jeremy Smith

BRUXELAS, Bélgica (Reuters) - O chefe da área de saúde da União Européia (UE), Markos Kyprianou, divulgou na terça-feira um plano de combate ao fumo em toda a região.

O plano pretende diminuir o número de mortes (centenas de milhares todos os anos) atribuídas ao consumo de tabaco.

"Eu fico incomodado, fico nervoso com o fato de a causa única de tantas doenças continuar presente", afirmou o comissário da UE para a Proteção da Saúde e dos Consumidores dois dias depois de um tratado de combate ao fumo ter entrado em vigor.

"O alvo dessa campanha serão os jovens. Sabemos que eles são o alvo das indústrias de cigarro", disse. "A média de idade com que começam a fumar na UE baixou para 13 anos. Essa é uma tendência muito preocupante."

A campanha, chamada "HELP - For a life without tobacco" (socorro - por uma vida sem tabaco), é a segunda realizada pela UE e deve gastar o equivalente a 95,13 milhões de dólares até 2008. A primeira campanha terminou em dezembro e durou três anos.

Kyprianou, que é um ex-fumante, disse não haver maior mal a ser combatido que o cigarro e que gostaria de ver os países da UE decretarem a proibição de fumar em lugares públicos. Até agora, o comissário não propôs uma medida semelhante que valeria para todo o bloco.

Mais de 650 mil europeus morrem todo ano devido a males provocados pelo cigarro, custando aos governos da UE cerca de 100 bilhões de euros", afirmou Kyprianou.

A campanha de combate ao fumo rodará pelas capitais dos 25 países-membro e terá anúncios de TV a partir de maio.

Nos últimos anos, a UE adotou várias medidas legais para controlar o consumo de tabaco. A partir de julho, todos os anúncios de cigarro nos rádios, na Internet e nos meios de comunicação impressos serão proibidos no bloco. Nas TVs, tais anúncios não aparecem desde 1989.

Desde 2003, as leis do bloco exigem que os produtos feitos com tabaco contenham anúncios bem visíveis sobre os males provocados à saúde e proíbem designações como "light".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo