Segurança da Microsoft causa apreensão

Códigos de correções para falhas em softwares da Microsoft, enviados antecipadamente a órgãos governamentais dos Estados Unidos para análise, podem ser roubados e explorados por hackers, avisam experts na matéria.

São Paulo - Por muito anos, a Microsoft negou que compartilhava informações sobre vulnerabilidades descobertas em seus softwares, antes que elas fossem divulgadas a seus usuários, junto com as respectivas correções ou patches, conforme registra o jargão informático. Na última quinta-feira, porém, reportagem do Wall Street Journal provou o contrário.

Segundo o jornal, a Microsoft tem como norma enviar antecipadamente as correções ao laboratório de pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos e de outros órgãos federais para que eles analisem sua eficácia.

A notícia causou apreensão nos meios de segurança digital. O expert Peiter "Mudge" Zatko, que trabalhou nas administrações Clinton e Bush e conhece bem a fragilidade de algumas redes de computadores do governo norte-americano. Por isso mesmo, ele teme que hackers mal intencionados possam invadi-las e roubar os códigos dos patches para publicá-los em páginas dos subterrâneos da internet.

A possibilidade, de fato, não só existe como já aconteceu. Correções para bugs do Internet Explorer e mesmo do Windows já circularam livremente online. Até mesmo o CERT Coordination Center, centro de dados de segurança da Universidade Carnegie Mellon, foi alvo de invasores. Eles pegaram detalhes de falhas de softwares armazenados lá e as divulgaram na Web, antes que elas fossem sanadas.

Stephen Toulouse, gerente do Centro de Respostas de Segurança da Microsoft, citado pela Associated Press, admitiu a prática apontada pelo Wall Street Journal mas argumentou que “só assim podemos saber se nossas medidas são boas ou não”.

João Magalhães


Fonte Estadão:
http://www.estadao.com.br/rss/tecnologia/2005/mar/12/36.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo