Conheça o Famelix

Definição contida no site do projeto: aqui


Famelix

Sistema Operacional GNU/Linux

Trata-se de um projeto de criação de uma interface amigável, que será utilizada sobre sistema operacional GNU/Linux, junto com modificações de algumas versões de GNU/Linux existentes no mercado mundial.

Sendo assim, FAMELIX é o desenvolvimento de uma versão personalizada do GNU/Linux, para atender inicialmente as necessidades da FAMEG mas que já tem despertado interesse da comunidade em geral. Por possuir arquivos de instalação e configuração modificados e personalizados, é certo dizer que a distribuição FAMELIX trata-se de uma nova opção de GNU/Linux.

Sua aparência se aproxima da Interface do WindowsXP, sem ser idêndica. Contudo, grande parte das funcionalidades existentes no ambiente KDE (muito semelhante ao Windows), foram adaptadas para transformar o ambiente de trabalho o mais amigável possível.

Principais Características:
  • Montagem Automática de Disquetes
  • Ambiente Gráfico semelhante ao Windows
  • Reconhecimento Automático de Impressoras (Locais e Remotas)
  • “Mapeamento”de unidades de Rede, através de Samba e NFS
  • Compactibilidade com o português do Brasil
  • Utilização de fontes comuns ao Windows (Arial, Times New Roman, etc...)

Para o desenvolvimento do projeto, foram consideradas as distribuições DEBIAN, KNOPPIX e KURUMIN. DEBIAN, distribuição GNU/Linux 100% livre e 100% código aberto. KNOPPIX, uma versão otimizada do DEBIAN, com um método de instalação bem simples, contudo, em língua alemã. KURUMIN, baseado no KNOPPIX, esta versão em português possui suporte ao português do Brasil, o que facilita para a utilização dos acadêmicos da FAMEG, seja na faculdade, seja em suas residências.

O FAMELIX atualmente está na sua versão 1.0, que está em constante atualização pelos idealizadores do projeto, o Prof. David Emmerich Jourdain e o Prof. Frank Juergen Knaesel.

FAMELIX Downloads

Download http://famelix.codigolivre.org.br/famelix-1.0.iso
informações http://famelix.codigolivre.org.br

Screenshots







Considerações...
Pessoalmente achei mais sensato configurar o icewm com tema do xp, ou melhor ainda: Convencer aos usuários finais de que apesar de o linux estar ficando fácil de usar, ninguém pode fugir da necessidade de algum aprendizado específico para o sistema. Isto não significa dizer que ele é difícil ou fácil. Apenas tem uma filosofia diferente, e mais que tudo, lhe dá liberdade!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo