Programadores preferem Linux gratuito

Sexta-feira, 15 abril de 2005 - 16:09
fonte: IDG Now

Uma pesquisa divulgada na quarta-feira (13/04) pela Evans Data mostra que os desenvolvedores de softwares estão começando a migrar para distribuições não comerciais do Linux. Atualmente, 34% deles preferem versões não pagas, enquanto 28% ainda ficam com distribuições comerciais.

A conclusão apontada é que esses profissionais vêem cada vez menos necessidade de suporte técnico oferecido pelas empresas que comercializam o sistema operacional de código aberto.

Contando com a participação de 400 desenvolvedores de softwares para Linux, a pesquisa mostrou também que a preferência por distribuições não comerciais vem crescendo continuamente desde 2003, sendo que há seis meses atrás a Evans Data apontou um empate técnico.

Segundo o Chief Operating Officer (COO) da Evans Data, John Andrews, os resultados mostram que as distribuições não comerciais do Linux estão ficando mais fáceis de operar e manter, descartando aos poucos o uso do suporte técnico comercial.

Enquanto isso, 85% dos entrevistados acreditam que a maior vantagem de distribuições não comerciais é a facilidade e o baixo custo para atualizações e manutenção do sistema.

Já para 20% dos desenvolvedores de Linux, distribuições comerciais não apresentam nenhuma vantagem significativa às gratuitas, um aumento de 50% em relação à pesquisa realizada há seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo