Como editar arquivos em lote?

Seria legal se pudéssemos automatizar o processo de fazer edições em arquivos, de forma a poder fazer edições em "lote", ou mesmo escrever scripts que tenham a habilidade de executar alterações sofisticadas a arquivos existentes. Para nossa sorte, para este tipo de situação, existe uma forma melhor -- e esta forma melhor é chamada "sed".

O sed é um editor de stream bastante leve que está incluído em quase todos os sabores de UNIX, incluindo o Linux. O sed tem muitas funcionalidades legais. Primeiro, ele é bastante leve, tipicamente muitas vezes menor que sua linguagem de script favorita. Segundo, como o sed é um editor de stream, ele pode fazer edições nos dados que recebe de stdin (entrada padrão), como o que vem de um pipeline. Assim, você não precisa que os dados a serem editados estejam armazenados em um arquivo em disco. Como os dados podem ser assim facilmente "pipados" para o sed, é muito fácil usar o sed como parte de uma pipeline longa e complexa em um shell script poderoso. Tente fazer isto com seu editor favorito.
Fonte: http://geocities.yahoo.com.br/cesarakg/sed-1.html

Editores Interativos
são os editores convencionais, que necessitam da interação humana para a edição de arquivos, como o bloco de notas, são interessantes para um ou poucos arquivos.

Editores não interativos
São editores que editam arquivos sem a intervenção humana à partir de um comando simples ou complexo, que pode fazer uso de expressões regulares, podendo por exemplo apagar ou modificar uma linha específica em 1000 arquivos de uma só vez

Conheça o sed
No site: http://aurelio.net/sed/sed-HOWTO/ você acessa um manual excelente sobre o Sed, o maravilhoso editor não interativo do mundo *nix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo