Novas informações do Palm OS sobre o Linux

Retirado do site:
http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=2295&sec=6

No final do ano passado a PalmSource revelou que iria desenvolvedor a versão do Palm OS Cobalt que rodaria sobre o Linux. Pouco foi revelado desde então sobre o novo sistema.
Agora o produto foi apresentado, ainda em versão bastante preliminar. Mesmo assim o que muitos queriam saber não foi revelado, que é a data de lançamento do Palm OS para Linux. De forma não oficial pode-se saber que a PalmSource espera entregar no final desse ano para as licenças o sistema, e que deve-se ter equipamentos com o Palm OS para Linux na metade de 2006.

Para o usuário final pouco será alterado, pois a parte de gráficos, sistema de janelas, biblioteca de interface, mídia, gerenciamento de dados, sincronismo, telefonia, comunicação de alto-nível e o emulador PACE serão mantidos, assim como os aplicativos padrões (PIN).
O que haverá de diferente será a parte básica do sistema, que rodará sobre o kernel do Linux versão 2.6. Os componentes do Cobalt que serão substituídos são: microkernel, runtime, gerenciamento de memória, device drivers, comunicação de baixo nível (TCP/IP, Bluetooth, WiFi, USB, Serial), sistema de arquivos, e segurança. Com isso ganham os desenvolvedores, com mais flexibilidade, e a PalmSource, que deixará para a comunidade Linux desenvolver muito do sistema, se concentrando nos aplicativos, e outros componentes.
A impressão que se teve na PalmSource DevCom é que o foco agora é praticamente todo para o sistema em Linux, mesmo que as versões Garnet e Cobalt continuem a ser os produtos disponíveis para as licenças. No futuro a empresa irá decidir se continuará a oferecer as versões sem o Linux, baseado no retorno das licenças.

Fonte: Palm Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo