Gráficos svg no Software Livre

Para os aficcionados em tecnologia a sigla 'svg' é familiar. Mas para muitos (scalable vetor graphics) seja mais elucidadtivo. A qualidade obtida com gráficos vetoriais é infinitamente superior aos gráficos bitmap. Um exemplo seria o CorelDraw, que gera gráficos vetoriais, contudo o formato nativo do Corel 'cdr' é fechado. Mas a luz já se fez no fim do túnel há muito tempo, com a padronização da W3C endossando o svg como pardrão "aberto" para gráficos vetoriais. Em breve o Firefox suportará gráficos svg e os desenvolvedores de sites poderão manipular variáveis e criar animações que rodarão tanto em celulares como no Desktop, rápidas e limpas, sem necessidade de plugins proprietários como o flash.

Temos ótimos programas para gráficos vetoriais no Linux, como Sodipodi e Inkscape. Outro aspecto é que os principais gerenciadores de janela do GNU/Linux estão caminhando rapidamente para uma implementação total desse padrão
veja por exemplo este link para ter uma idéia:
http://lists.debian.org/debian-news-portuguese/debian-news-portuguese-2002/msg00103.html


Recentemente a aple anunciou que migrará para a plataforma Intel, alguns cogitaram até que isto seria um prejuizo para o GNU/Linux, no entanto acho mesmo é que eles querem aproveitar a força de uma comunidade crescente, atuante e inovadora, uma vez que o mac segue o padrão POSIX, sendo um UNIX like como o linux.

"Nem todo o dinheiro de Bill Gates será capaz de fazer frente a força de uma comunidade mundial de voluntários.

Até bem pouco tempo, somente o mac possuia ícones vetoriais,
será que o "Cornos Grandes" terá isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo