Como configurar um atalho para o xkill no gnome

Nosso amigo xkill é um programinha para matar outros programas graficamente. Nesta dica do GuiadoHardware.net você vai aprender a configurar um atalho para o mesmo no ambiente gnome, além de várias outras dicas.

No ambiente KDE o atalho Ctrl-alt-esc abre o xkill, e você, no conforto de seu mouse ótico clica no programa que, sem choro nem vela, deverá ir para o espaço, mas no gnome este atalho já tem dono, portanto vamos usar Ctrl-Alt-x



Após as configurações acima o atalho Ctrl-Alt-k deverá abrir o xkill, na prática um pequeno "x" branco aparecerá na tela indicando que o xkill está "doidin" pra matar um, mais sedento que talibã insandecido.

Quando você sabe o nome do programa que está lhe causando problemas pode usar mesmo o pkill. O comando pkill é bem interessante. Usuários puristas pegam o número do processo PID atraves da combinação do comando ps com o grep, mais ou menos assim:

ps aux | grep firefox

O comando 'ps aux' exibe todos os processos e o 'grep' filtra somente os que tiverem firefox no nome, pois não é que o danado do pkill já faz tudo isso de uma, como dizemos aqui no Ceará, "lapada só".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo