Análise do Firefox "Deer Park" Alpha 2

Fonte: http://br-linux.org/linux/?q=node/1315
Aplicações

Atendendo ao convite feito há duas semanas pelo BR-Linux, Vinicius Medina enviou sua contribuição de texto sobre aplicativos livres. Veja abaixo a sua análise do Firefox "Deer Park" Alpha 2.

Análise do Firefox "Deer Park" Alpha 2
por Vinicius Medina (viniciusmedina gmail.com)

Desde a queda da Netscape que não há tanto rebuliço na Internet por causa de um navegador quanto o causado pela chegada do Firefox. "Filho" do Netscape/Mozilla, o Firefox tem retomado o campo perdido pelo "pai" na primeira "Guerra dos Browsers".

A razão do sucesso, na minha opnião, tem muito a ver com a forma como o Mozilla foi criado. Ele nunca foi só uma Suíte com navegador, cliente de e-mail, irc e criador de páginas web, pois ele criou uma linguagem de criação de programas para serem rodados no navegador. Isso deu espaço para a criação das extensões, que são aplicativos baseados na linguagem XUL, pronúncia-se ZUL, baseada na XML. Para saber mais sobre o XUL visite a página dele na Wikipédia e veja também um "Oi mundo!" em XUL.

Muita gente fala na maior segurança do Firefox como principal razão, mas isso é fruto do desenvolvimento às claras que o código aberto oferece. É a famosa "Lei de Linus".

Agora a maioria dos usuários pensam: "Não tem como melhorar esse navegador. Ele já oferece tudo que eu quero, seja como característica nativa ou extensão!". Ledo engano.

Estou usando agora para escrever este artigo a Build alpha 2 do "Deer Park"(DP daqui por diante), a próxima versão estável do Firefox, segundo me foi informado, e ele tem algumas novidades:

-Abas arrumadas: Para quem migra para o Firefox, a primeira coisa que você vê de novo são as abas. Todo mundo ama as abas e a maioria, e me incluo neste grupo, usa as abas direto e sempre veio a mente organizar elas. As vezes você que colocar dois webmails, abertos em momentos distintos, e não podia(nativamente) fazer isso. No DP você pode fazer isso muito bem, sem nenhum acidente de percurso. Clicou e arrastou e pronto, "não requer prática nem tampouco conhecimento" como diriam os camelôs.

-Sanitize/Limpar o Firefox: Algumas vezes estamos navegando em computadores que são usados por outras pessoas e não queremos deixar rastros no navegador. Para isso foi criado esse "atalho" para o atual "Limpar tudo" nas preferências de privacidade. Diposto no menu Ferramentas, ele lhe mostra uma janela com todos os dados disponíveis para serem apagados e mais a pergunta clássica "Perguntar antes de limpar o Firefox". Esta função também é rapidamente acessada pela combinação Ctrl+Shift+Del, ideal para ser usada se o chefe vem vindo quando você está vendo aquele site de piadas na hora do serviço.

-Reporter Tool/Função "Site não funciona": Quem não passou por isso que jogue a primeira pedra. Uma das maiories consequências de anos de quase monopólio, tanto de Sistemas Operacionais quanto de Navegadores, da Microsoft(r) foi que vários webmasters que nunca ouviram falar do W3C ajudaram a impor a forma peculiar do Internet Explorer(r) de ver a web. Reclamar adianta, mas agora a Mozilla Foundation parece ter tomado para ela parte da luta com uma extensão chamada Reporter que envia um um relatório para a Mozilla Foundation. Segudo o site do alpha 2 eles vão "trabalhar com o webmaster para corrigir o problema, e tornar o site compatível.". Isso é uma responsabilidade grande para ser chamada para si, mas vamos ver aonde isto vai dar.

-Não trava mais com extensões incompatíveis com a Versão: Eu não uso direto muitas extenções mas tinha algumas aqui instaladas na máquina, para dar nome aos bois FireFTP e Chatzilla, e ela simplesmente avisou, procurou atualizações rapidamente(eu uso discado a 36Kbs), e intalou tão rápido quando um novo chatzilla. O FireFTP ficou paradão lá desativado e o Firefox prometeu que ia continuar a procurar atualizações para ele. Bom sujeito esse Firefox, prestativo que só ele.

-FTPs: Quem trabalho com suporte e já ouviu que não poderia usar o Firefox pois "Eu preciso entrar no FTP e nesse daí não vai", vai ter uma surpresa: ele acessa fácil os FTPs, e pede senha para eles.

Existem pequenas outras diferenças como a mudança da janela de preferências para usar mais abas, simplificaram algumas preferências como a de JavaScript, incluiram miniaturas quando uma imagem é exibida numa aba, suporte a CSS 3 e SVG que não consegui testar.

Os amantes do IE, que estavam celebrando as abas do novo IE 7 devem rever os seus conceitos, pois aparentemente o Firefox 1.1 vai continuar sendo o mais inovador da Internet.

Então é aguardar até o lançamento do 1.1 que deve ser este ano ainda para ter isso na versão de produção. Se quiser se arriscar a usar um Alpha, experiência recomendada apenas para os fortes de coração e que tenham espírito aventureiro, podem baixar a Build em português brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário - O mesmo será submetido à aprovação!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo