Gerar pdf de um manual

Para gerar um pdf de qualquer manual via konsole proceda assim:
man -T find | ps2pdf - > man-find.pdf
No exemplo acima gerei um pdf do comando find, basta substituir o comando. Encontrei esta pérola de comando neste arquivo, pode-se ainda gerar um arquivo ps:
man -T ls > man-ls.ps

Find avançado

buscas do tipo
find . -size +599c -and -size -701c
Podem auxiliar muito no dia-a-dia, visite estes links e veja algumas dicas avançadas do comando find:
http://sergioaraujo.pbwiki.com/find
http://www.linux.ie/newusers/beginners-linux-guide/find.php

Wiki para o vim



Wiki para o vim
http://vim.sourceforge.net/scripts/script.php?script_id=1018
Um wiki para o vim é uma coisa fantástica pois os documentos ficam lincados facilitando a criação e consulta dos mesmos, dá pra configurar o salvamento automático e tudo.
O nome é: potwiki, acessível neste link. Para instalar coloque o arquivo em:

~/.vim/plugin

Mais papeis de parede de boa qualidade

www.terradreams.de/gallery

Japão lança e-paper de alta resolução

Fonte: IDGNOW

Tóquio - Novo protótipo apresentado tem tamanho de uma foto padrão e é capaz de reproduzir vídeos.

A empresa japonesa Seiko Epson desenvolveu um protótipo de display de papel eletrônico que oferece a maior resolução do mundo, disse a companhia nesta segunda-feira (12/06).

A tela de 7,1 polegadas desenvolvida pela Seiko Epson tem aproximadamente o mesmo tamanho de um papel A6 (10,5 centímetros de comprimento por 14,8 centímetros de altura) e tem resolução de 1.536 pixels por 2.048 pixels, disse a companhia.

O papel eletrônico é um setor em alta para pesquisas de displays no presente. As telas são feitas em plástico, o que oferece a flexibilidade e fineza dignas de um pedaço de papel convencional.

Desenvolvedores alegam que o dispositivo poderia ser usado para telas dobráveis para jornais. Como o material é digital, as notícias poderiam ser atualizadas em tempo real, com a inclusão até mesmo de vídeos.

O protótipo de tela combina diversas tecnologias que a Seiko Epson já havia desenvolvido, disse Alastair Bourne, um porta-voz da companhia.

As tecnologias incluem chips de memória flexíveis, que podem ser integrados à mesma camada plástica do display e ainda dobram junto à tela.

A tela é parcialmente baseada na tecnologia da E-Ink. Junto à Seiko Watch, as duas companhias começaram a vender no ano passado um relógio de pulso com display eletrônico flexível.

O novo protótipo não é apenas maior que os anteriores, mas também pode ser usado como um dispositivo ativo, o que permite a reprodução de imagens em movimento. A Epson diz que a tela do relógio não era capaz desta função.

Bloqueando propaganda chata

Se há uma coisa irritante são propagandas flutuantes em "Flash", mas existe um jeito elegante e prático de matar essa chatisse. Como diz aquela propaganda da TV "Seus problemas acabaram" instale hoje mesmo a extensão adblock do firefox.

Acione a extensão clicando no botão no canto inferior direito de sua janela, aparecerá um diálogo como mostrado abaixo. Alem de bloquear as urls você pode usar wildcards do tipo:
www.nomedosite.com*.swf - Para quem não sabe swf (formato do flash) é muitíssimo usado em propagandas que insistem em passar por sobre suas notícias, em geral com a propaganda dos imbecís da Microsoft com uma conversa fiada "Get the facts" é ilário :)













Na página do firefox há uma dica sobre uma variação da mesma extensão.

Segurnça real versus ocultação de falhas

A política da Microsoft é ocultação de código, incluindo as falhas, que podem ou não estar listadas entre as citadas abaixo.

"

O Website de segurança Secunia lista 21 vulnerabilidades não concertadas no Internet Explorer e três vulnerabilidades não concertadas no Firefox. "

Link para a notícia: aqui

Mais fatos

Estou enviando um artigo e uma notícia para que você leia e reflita sobre
o conteúdo. Como quase sempre o tema é: Software Livre VERSUS Software Proprietário. Você lerá no máximo umas quatro páginas e ao final terá um pouquinho mais de noção sobre esta discussão.

É interessante notar a coerência do artigo em relação a notícia, é uma espécie de "de ja vu", pois o artigo fala de como a Microsoft prega a segurança de seus novos produtos, em relação a insegurança de suas versões anteriores. e isto se repete sempre, isto me faz lembrar a música "Até quando esperar..."

Um membro da comunidade do Software Livre escreve

Atualize, ou então...
Por Falcon Dark

Quando a Microsoft lançou o Windows XP uma das frases de marketing usadas em suas campanhas no exterior foi: "Atualize ou continue travando". Acho isso extremamente curioso. Existe um conceito que costumava ser apreciado no mundo corporativo de antigamente, aliás não só no mundo corporativo, na sociedade como um todo: credibilidade.

Um criminoso era alguém sem credibilidade, um político é hoje alguém sem credibilidade. Um juiz, um pai, são pessoas que normalmente despertam credibilidade nas pessoas. Credibilidade é algo que alguém tem quando as outras pessoas acham que podem acreditar nas coisas que ela faz ou diz.

Para a Ford, para a GM, para a GE, para muitas outras grandes empresas o conceito de credibilidade sempre foi algo importante. Se os consumidores vêem credibilidade em uma empresa eles estão mais propensos ao comprar seus produtos. A Microsoft nos mostra que não. Tratar os consumidores como idiotas dá no mesmo. O engraçado é que se eu chamo os usuários de Windows de idiotas estou sujeito a receber (merecidamente) todo tipo de críticas. Mas a Microsoft pode chamar seus clientes de idiotas... todo mundo sorri e corre comprar a próxima versão, para entrar no forum do Baboo depois e ficar elogiando essa falácia que é chamada de sistema operacional.

Quando a Microsoft lançou o Windows Me anunciou que era o melhor sistema operacional do mundo, seguro, estável, uma maravilha. Quando lançou o XP aparece com essa, ou atualiza ou vai continuar travando. Vai continuar travando? É, vai continuar travando com nosso produto anterior, porque ele era uma porcaria! Faltou dizer algo?

Imagine por um momento que quando lançar um novo modelo de carro o fabricante diga em sua propaganda: compre esse carro, ou continue correndo o risco de morrer dentro do seu carro atual, que nós fabricamos e lhe vendemos 2 anos atrás. Como você reagiria? Sentiria-se um estúpido? O engraçado é que a equipe básica de desenvolvimento do Windows permanece a mesma, o pessoal do marketing permanece o mesmo, assim como os donos e administradores da empresa, que no geral são os mesmos. Não houve grandes mudanças na equipe de desenvolvimento do Windows. Mas espere, eles fizeram um trabalho ridículo na versão anterior, nós sabemos, ele travava muito e era inseguro, mas agora todos tomaram uma poção mágica e aprenderam a fazer as coisas direito, por isso o XP é tão melhor, por isso você deve atualizar ou continuar travando.

Qual a credibilidade que a Microsoft tem para falar sobre como o Vista será mais seguro, se é esse mesmo papo desde o Windows 95 e sempre que uma versão sai eles dizem que a anterior era mesmo horrível mas que essa nova é perfeita. O sistema perfeito de hoje é o horrível de amanhã, por que? Porque, como eu disse antes, o melhor sistema operacional da Microsoft é sempre o próximo, que sairá daqui a 1 ano, que trará tudo, um sistema de arquivos revolucionário, mais segurança, confiabilidade, mais multimídia, uma nova interface...

E qual será o argumento de venda do Vista? "Ei, compre o novo Windows porque eu odiaria ver algo de ruim acontecendo com seu PC..." e o garoto propaganda será um mafioso, como aqueles que vendem "proteção" aos comerciantes para que estes não sejam assaltados por sua própria segurança.

Bem que com o Vista poderia vir um certificado de trouxa, assim você poderia, feliz e contente, comprar o sistema operacional da Microsoft que ela própria ira considerar como muito ruim daqui a 2 anos. Ou você pode estar a frente da Microsoft e considerá-lo muito ruim agora e procurar uma alternativa. Assim você não gasta seu dinheiro em algo que o próprio fabricante irá desqualificar em breve.

Um site de notícias brada

Microsoft dá ultimato a usuários de Windows 98 e Millennium
link para a notícia: IDGNOW

Publicada em 09 de junho de 2006 às 09h46
Atualizada em 09 de junho de 2006 às 16h21

Londres - Companhia alerta que quem utilizar os sistemas, cujas atualizações cessam em um mês, correrá riscos de segurança.

A Microsoft alertou seus clientes nesta sexta-feira (09/06) que eles correm riscos de segurança se continuarem utilizando os sistemas operacionais que a empresa vai aposentar dentro de um mês.

Estão nesta lista os sistemas Windows 98, Windows 98 Second Edition e Windows Millennium Edition. O suporte aos sistemas termina em 11 de julho, data da próxima atualização mensal de segurança da empresa.

As atualizações de segurança para as versões também serão suspensas, segundo um post no blog do Centro de Respostas de Segurança da Microsoft.

Segundo a empresa, não era viável fazer mudanças para garantir a segurança nos sistemas anteriores ao Windows 2000, já que a arquitetura desses softwares é muito menos robusta.

“Essas mudanças exigiriam a reengenharia de uma parte significativa de um componente do núcleo do sistema”, escreveu o gerente de programas, Christopher Budd. Como resultado, algumas aplicações poderiam deixar de rodar no sistema, disse ele.

A Microsoft aconselha aqueles que ainda usam as versões que protejam o sistema com um filtro de perímetro que filtre o tráfego na porta TCP 139, o que pode bloquear temporariamente a exploração de falhas. O suporte ao Windows XP Service Pack 1 também termina neste ano, em 10 de outubro.

Veja os fatos - release xyz

Windows perde espaço nos servidores bancários e Linux cresce

São Paulo - Número de servidores das instituições bancárias que executam Windows caiu de 11,8 mil para 10,3 mil em 2005.

Fonte: idgnow

O volume de servidores que executam sistema operacional Windows nas centrais e departamentos dos bancos brasileiros caiu 13% em 2005, na comparação com o ano anterior, segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com o levantamento, em 2004, 11,8 mil servidores executavam o sistema operacional da Microsoft, frente a 10,3 mil no ano passado. Por outro lado, os servidores que executam sistemas Unix ou Linux cresceram 5% no período, passando de 2,2 mil para 2,3 mil em 2005.

Na avaliação do diretor setorial de Automação Bancária da Febraban, Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca, o Carman, o movimento ainda não significa necessariamente um movimento do setor em direção ao código aberto, mas algumas iniciativas isoladas que já têm impacto no total contabilizado.

“Ainda não para sentir um movimento generalizado em direção ao Linux, mas aplicações específicas e pontuais, como no caso do Banco do Brasil, que optou pela substituição. Ainda vejo os bancos um tanto conservadores na opção do código aberto”, declara.

O estudo mostrou também que os mainframes continuam com força total entre as instituições. No ano passado, os bancos contabilizaram 272,4 mil MIPS (milhões de instruções por segundo) em seus mainframes, frente a 228,7 mil MIPS em 2004, elevação de 19%. Neste ano, os bancos devem investir 5,3 bilhões de reais com TI.

Leia também:
Hackers exploram falha e anunciam primeiro mod chip para Xbox 360


Removendo o Lilo ou Grub do MBR

O MBR ou Master Boot Record é o primeiro setor lido na inicialização do HD, para quem ainda não sabe, e precisa limpar o MBR, consiga um disquete do Win98, dê um boot (naturalmente né), depois
fdisk /mbr
Este post é por conta da necessidade de um amigo (que ainda usa windows) e me pediu esta dica.

Gerenciando seu "box.net" através do nautilus

Para quem não conhece vai aí a sugestão: Um serviço de armazenamento remoto de 1GB gratuito www.box.net, e se não bastasse dá para gerenciar pelo nautilus. Para ver as imagens com melhor resolução clique sobre as mesmas.

Em Locais: Conectar ao Servidor...



Coloque WebDAV seguro (HTTPS) como tipo de serviço
em Nome de Usuário: seu login do box.net



Após clicar em Conectar o sistema pedirá sua senha
(marque a opção para que ele armazene a senha para "esta seção")

O seviço já disponível

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo