OpenSolaris sob GPL3?

2006-01-29 23h35min
Retirado do site: www.noticiaslinux.com.br

Em uma entrada de um blog o presidente da Sun, Jonathan Schwartz, anunciou que a Sun está vendo sobre a aplicação de uma licença dual ao OpenSolaris - CDDL e GPL3. "Nós reconhecemos que diversidade e escolha são importantes - que é a razão para termos começado a analisar a possibilidade de lançar o Solaris (e potencialmente todo o 'Solaris Enterprise System'), sob licenças open-source dual. CDDL e a GPL3 da Free Software Foundation".

Blog: http://blogs.sun.com/roller/pa[...]y=hp_and_sun_partnering_around
Fonte: http://www.osnews.com/story.php?news_id=13476


Mais um excelente gerenciador de Janelas

Conhece o OpenBox? Então leia este artigo do Planeta Ubuntu:
http://planeta.ubuntubrasil.org//#post-314

Órgão da ONU se alia a laptop de US$ 100 em Davos

Órgão da ONU se alia a laptop de US$ 100 em Davos
Quinta-feira, 26 janeiro de 2006 - 17:01
IDG Now!
O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP na sigla em ingles) assinará um acordo para apoiar a organização sem fins lucrativos One Laptop Per Child, para a oferta de notebooks de 100 dólares em escolas, informou a UNDP nesta quinta-feira (26/01) durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O acordo será assinado no sábado (28/01) por Kemal Dervis, administrador da UNDP, e Nicholas Negroponte, idealizador do OLPC e responsável pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

As duas aliadas devem trabalhar com parceiros locais e internacionais na oferta da nova tecnologia de inclusão digital para escolas de países em desenvolvimento.

Entre os países mais interessados no projeto, segundo Negroponte, estão a Tunísia e o Brasil, que já entrou em uma fase de cooperação técnica com a equipe de Negroponte para viabilizar o notebook.

O primeiro protótipo do laptop de 100 dólares foi apresentado em 16 de novembro na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, na Tunísia.

Baseada em software livre, a máquina não possui disco rígido, conta com processamento de 500 MHz, memória RAM de 128 MB, quatro portas USB e memória Flash de 500 MB. O protótipo apresentado em Tunis trazia ainda uma manivela para garantir o funcionamento em locais sem energia elétrica.

Para aderir ao programa, o País interessado deve adquirir no mínimo 1 milhão de máquinas, o que representaria um investimento mínimo de 100 milhões de dólares.

Em entrevista concedida esta semana ao IDG Now!, o assessor especial do Presidente da República, Cézar Avarez, informou que a iniciativa não será implementada localmente antes de 2007.

Sun abre código do chip UltraSparc


Quinta-feira, 26 janeiro de 2006 - 10:44
IDG Now
Sem fazer alarde, a Sun liberou as especificações de engenharia para os chips UltraSparc, tornando a informação que era proprietária disponível a desenvolvedores de código aberto mais de um mês antes do prazo previsto.

A Sun anunciou em dezembro que abriria a fonte da tecnologia do chip após o lançamento do processador de oito núcleos T1, da família UltraSparc.

A medida ocorre após a companhia ter decidido abrir o código fonte do sistema operacional Solaris para os desenvolvedores. As especificações podem ser consultadas em www.opensparc.net.

Parte do objetivo da Sun é portar o Linux para o T1. Hoje, o sistema operacional roda em chips UltraSparc, mas não há muito interesse dos usuários em fazê-lo, segundo o analista da IDC Dan Kusnetzky.

No entanto, a abertura das especificações do UltraSparc não vai garantir a adoção, mesmo com o apelo para o uso do chip.

Fornecedores de aplicações também devem suportar e certificar as aplicações para rodar nele, e o mesmo vale par as ferramentas.

"Dizer que algo tem o código aberto não vai criar um ecossistema", opina Kusnetzky.

Karen Anaya, CEO (Chief Executive Officer) da Sparc International, disse que o plano de abrir o código do T1 é um movimento positivo e que o grupo espera portá-lo para o Linux. "Estamos empolgados com isso", afirmou ela.

A executiva acredita que o lançamento vai atrair a atenção e o suporte de terceiros.
Patrick Thibodeau, Computerworld

Projeto nacional jSMS atinge 100.000 downloads

Aplicações

Nestes últimos 2 dias, o projeto brasileiro jSMS superou a marca de 100.000 downloads. É o primeiro a atingir essa marca na nova estrutura do Código Livre. Há que considerar, porém, que o público-alvo do jSMS é mais geral... O jSMS é um programa para envio de mensagens pra celular via SMS. Na descrição do site do projeto, "jSMS é um software desenvolvido em Java para enviar mensagens de texto a celulares das operadoras Brasil Telecom, Claro, Vivo, Oi e TIM (é necessário ser cliente da operadora). Totalmente portável, funciona em Linux, Windows e Mac OS."” A nota foi enviada por Cárlisson Galdino (Bardo) (bardoΘswissinfo·org) , que enviou este link para mais detalhes.

Fonte: http://br-linux.org/linux/node/2673

Mandriva Linux 2006 agora integra Skype

Posted on Terça, janeiro 24 @ 17:53:50 BRST
Topic: Mandrake
A versão 2006 do Mandriva Linux acaba de ganhar recursos de voz sobre IP. Embora a nova versão do sistema operacional tenha sido lançada em novembro último, a empresa anunciou nesta terça-feira (24) uma parceria com a Skype por meio da qual oferecerá aos usuários a ferramenta de transmissão de voz de alta qualidade via internet.

E o que é melhor: gratuita. Além disso, a exemplo das demais ferramentas de VoIP disponíveis atualmente, o Skype no Mandriva Linux proporciona facilidades como o pagamento de tarifas locais, conexão de computador para computador via linha telefônica convencional ou celular, correio de voz e transferência de chamadas, entre outras. François Bancilhon, CEO da Mandriva, vê a parceria como estratégica para sua empresa. Ele observa que ela é coerente com a filosofia da Mandriva como plataforma de referência para desktop Linux. Para James Bilefield, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Skype, a aliança aumenta o alcance de sua companhia no mercado Linux.

O uso dos recursos do software da Skype no Mandriva Linux 2006 proporciona aos clientes, além das chamadas telefônicas, acesso ao diretório mundial da Skype, que reúne toda a base de contatos de usuários Skype, mensagens instantâneas, conferência gratuita instantânea para até cinco pessoas, e a opção de assinar o SkypeOut - plano pré-pago para realizar chamadas de longa distância (internacionais) para telefones comuns a preço de tarifas locais.

Bons resultados no Brasil

A Mandriva Conectiva, operação brasileira Mandriva Linux, fechou o ano de 2005 com faturamento bruto de 5,1 milhões de reais no País. De acordo com Jaques Rosenzvaig, presidente da companhia no Brasil, o resultado representou crescimento de 40% na comparação com o ano anterior e foi baseado principalmente nos resultados da divisão de sistemas embarcados.

"No último trimestre, tivemos um grande crescimento de Linux embarcado principalmente no mercado de desktops. A divisão de treinamento também foi significativo para nós e crescemos 50% na base de parceiros", aponta.

Entre as estratégias de destaque no ano passado também esteve o lançamento do sistema operacional Mandriva Linux 2006, primeiro fruto da integração com a antiga Mandrakesoft. "Seguimos o plano de negócios e cumprimos o objetivo de ter um produto conjunto, atingindo uma repercussão em relação à marca", explica. A fusão entre a Mandrakesoft e a Conectiva aconteceu no início do ano passado, em um investimento avaliado em 1,79 milhão de euros.

Fonte: ComputerWorld

Reconstruindo pacotes debian

Pela ordem natural das coisas você baixa um pacote (programa) e instala, mas que tal a seguinte situação:
Você tem um computador com o programa que usa com frequência e deseja reconstruir o pacote à partir do mesmo já instalado, e não tem mais o instalador. Nas distribuições baseadas no Debian existe o comando
dpkg-repack nomedopacote

Em certas situações isso é o único recurso. Por exemplo ontem estava em um local sem acesso à Web e o pacote que eu queria estava em um Live-CD, no caso do Kalango Linux, daí dei o comando dpkg-repack, obtive os pacotes procedendo normalmente a instalação no Kurumin. Obs: copiei os pacotes reconstruidos para a partição do kurumin. A propósito os pacotes foram:
vim-common
vim
Nos locais onde há Internet pode-se ainda usar o synaptic e marcar a caixa de veriricação "apenas obeter pacotes". O pacote será baixado para o diretório:
/var/cache/apt/archives

Nova versão do samba

Samba 4 é a próxima versão da suíte Samba que está sendo desenvolvida em paralelo com a série 3.x. A ênfase principal nesta série é o suporte aos protocolos de logon do Active Directory usados pelo Windows 2000 e acima.

Confira: http://us3.samba.org/samba/news/#4.0.0tp1

Fonte: http://www.osnews.com/story.php?news_id=13416

Banco perde fita com dados de 90 mil clientes

Banco perde fita com dados de 90 mil clientes
Quinta-feira, 12 janeiro de 2006 - 10:58
IDG Now!
Foi perdida uma fita magnética do People's Bank, nos EUA, contendo dados pessoais de 90 mil clientes, informou o banco nesta quarta-feira. (11/01).

A fita continha informações como nomes, endereços, números de seguro social e das contas, encaminhadas do bureau de informações de crédito TransUnion LLC (Pensilvânia) através do United Parcel Service of America (UPS).

O fato aconteceu recentemente, mas a UPS não divulgou exatamente a data da perda. O órgão está investigando o incidente com todas as partes envolvidas, disse a porta-voz, Heather Robinson.

O People's Bank está enviando cartas para os clientes afetados.

Os dados na fita envolvem clientes que possuem uma linha de crédito pessoal no banco, um mecanismo de proteção em caso de grandes saques em contas correntes.

Para maior segurança, o banco irá providenciar aos clientes afetados um serviço de monitoramento de crédito por um ano, por conta do banco, para alertá-los rapidamente em caso de possíveis fraudes com as informações pessoais.

O banco afirma que não recebeu nenhum documento que autorize agir sobre as contas envolvidas e não tem motivos para acreditar que os dados seriam utilizados impropriamente.

Não há informações suficientes na fita para permitir que ninguém acesse a conta dos consumidores, de acordo com o banco.

Também não há balanços sobre a conta, número dos cartões de débito, números de identificação pessoal ou datas de nascimento, afirmou. Além disso, o banco diz que a fita só pode ser lida em mainframe e com um software específico.
Stephen Lawson - IDG News Service/EUA

Symantec acusada de usar rootkit em softwares

Symantec acusada de usar rootkit em softwares
Quinta-feira, 12 janeiro de 2006 - 11:33
IDG Now!
A Symantec está recomendando aos seus clientes que modifiquem uma configuração do Norton SystemWorks que, segundo especialistas em segurança, utiliza técnicas similares às de rootkits para se manter invisível no sistema do usuário.

Os rootkits são programas invisíveis, não identificados nem pelos softwares antivírus, que são usados por hackers para instalar vírus e cavalos-de-tróia para roubar informações pessoais dos usuários de computadores.

De acordo com a companhia, o Norton SystemWorks possui uma ferramenta que faz backups de todos os arquivos apagados para recuperá-los caso sejam novamente necessários ao usuário. Para isso, um diretório invisível chamado NProtect é adicionado na pasta da Lixeira do Windows.

É justamente essa sua característica - a invisibilidade - que impede os mecanismos antivírus de examinarem se ali há alguma praga escondida e ativa, bem como o acesso do usuário a pastas dentro de seu próprio computador.

Segundo Mark Russinovich, o mesmo pesquisador que descobriu o uso ilegal de rootkits em CDs de música pela gravadora Sony BMG, a Symantec utiliza técnicas similares para manter o diretório NProtect oculto.

Para evitar um desastre de relações públicas similar ao ocorrido com a gravadora, a Symantec já alertou aos seus clientes sobre o problema e, inclusive, já divulgou atualizações que modificam as características do Norton SystemWorks e tornam visível a pasta NProtect.

"O diretório continuará a funcionar como sempre fez e os usuários poderão habilitar ou desabilitar as suas características de visibilidade pela interface de configurações do Norton SystemWorks", disse a Symantec em um alerta de segurança.

A correção para o software já está disponível no LiveUpdate, mecanismo de atualizações automáticas inclusos nos produtos da Symantec.

EUA: Governo financia correção em software livre

EUA: Governo financia correção em software livre
Quarta-feira, 11 janeiro de 2006 - 17:39
IDG Now!
O governo norte-americano deve começar a financiar a correção de bugs em sistemas de código-fonte aberto.

As empresas Coverity, Symantec e a Universidade de Stanford devem receber 1,24 milhão de dólares do Departamento de Segurança Nacional por um período de três anos como parte de um programa chamado "Projeto de Descoberta, Remediação e Fortalecimento do Código Aberto."

Na prática, a Universidade de Stanford e a Coverity criarão uma ferramenta de rastreamento automático de códigos de erro formando um banco de dados acessível à comunidade de desenvolvedores.

A motivação para o investimento público reflete a crescente importância dos softwares de código aberto na gestão de sistemas governamentais críticos e a necessidade de minimizar bugs por questões de segurança.

Entre os projetos de código aberto que serão avaliados estão Apache, BIND, Ethereal, KDE, Linux, Firefox, FreeBSD, OpenBSD, OpenSSL e MySQL.

A Symantec terá a missão de fornecer informações de base do projeto sob a perspectiva de um desenvolvedor de software comercial.

A Universidade de Stanford deve receber 841 mil dólares da verba destinada ao projeto. A Coverity receberá 297 mil dólares e a Symantec 100 mil dólares.
John E. Dunn, Techworld, EUA

Tomboy

Conhece o Tomboy?
É um programa para fazer anotações
Tintin rocks

Linking between notes
Panel applet in action
Search your mind

Acho que vale a pena testar
Visite: http://www.beatniksoftware.com/tomboy/
ou use o apt-get.




Ferramenta de administração dos usuários do samba

À partir de uma dica postada o br-linux estou indicando este link para o interessados em ferramentas de adminsitração do samba.

Faus -- > Ferramenta de Administração de Usuários do Samba :
http://faus.sourceforge.net/

A outra face da moeda

Você provavelmente já ouviu falar que Bill Gates doou dinheiro para os pobres, mas certamente nunca ouviu falar que este mesmo "caridoso homem" foi um dos principais financiadores das duas campanhas do "Senhor da Guerra" Jeorge W Bush, isso mesmo. Seria coincidência o fato de você só saber que ele é filantropo, ao invés de saber que ele mata pessoas indiretamente? O que dizer então dos bilhões de dólares com royalts que fogem dos países pobres, aumentando sua miséria a cada ano? o Brasil transfere por ano 1.1 bilhão de dólares em pagamento de licenças de software, e a maior parte desse bolo vai para a mão do "bom homem".

O marketing moderno é assim mesmo, tem a capacidade de criar ilusões tão facilmente que as pessoas menos atentas podem ser ludibriadas num passe de mágica. Nós os defensores do Software Livre acreditamos e lutamos por um mundo no qual Software é conhecimento científico e não mercadoria.

Acesse MSN/Jabber/ICQ/AOL/Yahoo pelo IRC

Acesse MSN/Jabber/ICQ/AOL/Yahoo pelo IRC
Fonte: http://planeta.ubuntubrasil.org//#post-259

Eu sou um daqueles que usa MSN por obrigação. Infelizmente, muitas pessoas se negam a experimentarem qualquer outro tipo de sistema de mensagens instantâneas mais inteligente ou simplesmente não conseguem abrir mão daqueles desenhos coloridos, espalhafatosos e animações em flash que ficam piscando na tela de seu interlocutor: um verdadeiro cenário de terror digital.

Para não ser vítimas de alarmes, animações, desenhos e emoticons, eu acesso o MSN e outros sistemas através de um cliente de IRC. Um grupo de holandeses resolveu criar um programa de servidor através do qual clientes de IRC (como XChat, mIRC etc) podem se conectar e conectar-se a múltiplas contas MSN/Jabber/ICQ/AOL/Yahoo (incluindo Google Talk). O resultado dessa idéia chama-se Bitlbee, que pode ser baixado e rodado localmente ou qualquer um pode se conectar aum dos servidores públicos existentes.
Para nos ambientarmos no Bitlbee, irei criar uma conta e adicionar alguns contatos. Para isso, vamos digitar em um cliente de IRC o comando equivalente a:

/server im.bitlbee.org 6667

O comando acima irá nos conectar ao servidor im.bitlbee.org na porta 6667 (padrão deste servidor). Assim que a conexão for estabelecida, o canal &bitlbee será automaticamente aberto e o nick root (um bot) irá enviar as seguintes mensagens:

(root) Welcome to the BitlBee gateway!
(root)
(root) If you’ve never used BitlBee before, please do read the help information using the help command. Lots of FAQ’s are answered there.

Através do nick root o Bitlbee irá mandar as mensagens de erro e outras comunicações do sistema. Tudo que é dito no canal &bitlbee só é visto por você e mais ninguém, mesmo que esteja no mesmo servidor im.bitlbee.org. O nick que você utilizar no ato da conexão será considerado como login para o Bitlbee. Para acessar sua conta denovo, você terá que utilizar o mesmo nick. Caso queira trocar, será necessário desconectar pois o Bitlbee não suporta o comando /nick.
Para esta demonstração utilizarei o nick ktkteste. O primeiro passo será adicionar uma conta MSN. Para isso basta digitar:

(ktkteste) account add msn ubuntu@kurtkraut.net mshutt

O comando acima irá adicionar no sistema a conta de MSN de endereço ubuntu@kurtkraut.net com a senha mshutt. O sistema irá confirmar a adesão com a mensagem:

(root) Account successfully added

Assim como no GAIM, além de adicionar no sistema a conta com sua respectiva senha, temos que torná-la online. Para isso, envie a mensagem:

(ktkteste) account on

O Bitlbee irá retornar:

(root) MSN - Logging in: Connecting
(root) MSN - Logging in: Connected to server, waiting for reply
(root) MSN - Logging in: Transferring to other server
(root) MSN - Logging in: Connected to server, waiting for reply
(root) MSN - Logging in: Authenticated, getting buddy list
(root) MSN - Logged in
* brunomu (bruno.mu@…com) has joined &bitlbee
* pzl (pzl@…org) has joined &bitlbee
* root sets mode: +v pzl
* frikasoide (frikasoide@…com) has joined &bitlbee

Entrarão nos canais os nicks correspondentes aos usuários que estão na lista de contato do MSN de ubuntu@kurtkraut.net. Os nicks são constituídos pelo nome à esquerda da arroba do endereço MSN. Se houverem nicks homônimos, o Bitlbee irá adicionar underline (_) ao final do nick para evitar colisões.

Para enviar mensagens basta abrir um PVT com um dos nicks e a mensagem chegará ao seu destinatário. Vale ressaltar que não só múltiplas contas de protocolos diferentes podem ser adicionadas no Bitlbee como também múltiplas contas de um mesmo protocolo, ou seja, seguindo o exemplo desta postagem, poderíamos adicionar outros MSNs.

Por fim, vamos salvar a conta neste servidor para que não seja necessário repetir a adesão da conta todas as vezes. Para isso basta digitar:

(ktkteste) register almeida
(root) Password successfully changed
(root) Configuration saved

A conta ktkteste foi registrada com a senha almeida. Da próxima vez, basta entrar em im.bitlbee.org utilizando o nick ktkteste e enviar a seguinte mensagem para se identificar:

(ktkteste) identify almeida
(root) Password accepted

E todas as suas alterações serão salvadas sob este nick e senha. Para conhecer mais comandos e como utilizar melhor o Bitlbee, envie a mensagem:

(ktkteste) help quickstart

E o nick root irá exibir um breve tutorial que permite um uso satisfatório do Bitlbee. O Bitlbee só peca por ainda não suportar transferências de arquivos mas elas são substituídas facilmente por outros meios como e-mail ou sistemas de armazenamento temporário como www.yousendit.com.

Além do Bitlbee ser uma forma de baixo consumo de acessar múltiplos sistemas de mensagem instantâneas, é bem fácil fazer scripts, automatizações e bots para estes sistemas em cima do Bitlbee. Além do mais, para quem já usa um cliente de IRC como o XChat (que acompanha o Ubuntu) para ficar ligado no #Ubuntu-BR da Freenode, pode manter seus contatos MSN/Jabber/ICQ/AOL/Yahoo em uma mesma janela.

Qualquer dúvida ou dificuldade, basta perguntar sob a forma de comentário que irei responder assim que puder.

Abraços,

KurtKraut

Por kurtkraut em 09/01/2006 - 18:56 (Permalink)

Empresa lança teclado de tecido dobrável

Empresa lança teclado de tecido dobrável
Segunda-feira, 9 janeiro de 2006 - 15:20
IDG Now!

Procurando acabar com o suplício em apertar teclas minúsculas em handhelds e smartphones, uma empresa britânica criou um teclado dobrável feito de tecido e equipado com tecnologia Bluetooth.

Veja fotos. Clique aqui.

Chamado de ElekTex Smart Fabric, o teclado da Eleksen tem pouco mais de 30 centímetros de comprimento, pesa 68 gramas, é resistente à água e pode ser enrolado de maneira que caiba até em um bolso da calça ou bolsa feminina.

Apesar de ser feito de tecido, o ElekTex Smart Fabric tem luzes de status e possui mecanismo para se desligar automaticamente. Com duas pilhas modelo AAA (palito), é capaz de funcionar por dez horas seguidas.

O teclado é compatível com sistemas Windows Mobile 2003 Smartphone, Symbian Smartphone e Windows Móbile 2003 Pocket PC. Além disso, é suportado em qualquer desktop com conexão Bluetooth.

O preço estimado ainda não foi divulgado pela Eleksen.
John Blau - IDG News Service, Alemanha

Firefox e Safari ganham mais mercado do IE


Sexta-feira, 6 janeiro de 2006 - 18:02
IDG Now!
O browser de código aberto Firefox, da Fundação Mozilla, e o Safari, da Apple, foram os navegadores que mais ganharam mercado em 2005, segundo dados da NetApplications.

O Internet Explorer, da Microsoft, foi o que mais perdeu, mas mesmo assim terminou o mês de dezembo com uma participação de mercado de 85,5%. Em dezembro de 2004, tinha 90,31%.

O Firefox, por sua vez, tinha 4,64% de participação de mercado em dezembro de 2004 e atingiu 9,57% em dezembro do ano passado.

O navegador de código aberto da Fundação Mozilla, na avaliação da NetApplications, começou 2005 com toda força, mas perdeu fôlego durante o meio do ano e voltou a ganhar alguma participação somente com o lançamento da versão 1.5, no final de novembro.

O Safari foi o único navegador a ganhar mercado em todos os meses de 2005, ultrapassando o antigo Netscape na terceira posição, com 3,07% do total de uso. Em dezembro de 2004, o browser da Apple possuía apenas 1,56%.

O Netscape registrou taxa de 1,24%, à frente do Opera, com 0,55% do total.

Segundo a NetApplications, a taxa de uso do Opera deverá crescer durante esse ano por causa da penetração do browser no mercado de handhelds, um setor em que a companhia norueguesa tem concentrado esforços ultimamente.

Os dados foram coletados em cerca de 40 mil websites monitorados pelo software da NetApplications.
Peter Cohen - Macworld.com

Júlio Neves e suas soluções

Certa vez me surpreendí com uma resposta rápida e precisa do Aurélio Marinho Jargas sobre uma questão:
Eu queria juntar vários arquivos , tirando as linhas duplicadas, a coisa ficou assim

cat *.txt | sort | uniq > arquivao

Veja no contexto original neste link

E olha que eu havia feito um script para tentar resolver o problema
Agora veja outra situação
Para a qual o Júlio Cesar Neves deu uma resposta desconcertante
O cara tem um arquivo do tipo
arq1
123000789
789000456
321000987

Outro arquivo do tipo
arq2
999
888
456

e quer junta-los de modo a colocar o conteúdo do arquivo 2 nos campos
3 a 6 do arquivo 1

123999789
789888456
321456987

SOLUÇÃO
Prompt> paste -d "" <(cut -c -3 arq1) <(cat arq2) <(cut -c 7- arq1)

O que acontece aquí é o seguinte:
corta o arquivo 1 do campo 3 em diante, recebe o arquivo 2 e o arquivo 1 novamente cortanto do campo 7 em diante
Sobre o Júlio Cesar Neves
Ele trabalha na DATAPREV e tem entre seus mais ilustres trabalhos, uma série de artigos que foram publicados na Revista Linux Magazine, a série de artigos chama-se Papo de Botequim e simula um bate-papo entre um "empurrador de mause" e um usuário de GNU/Linux.

Br-linux como sempre matando a pau

Terra: Firefox 2 deve sair em junho

Aplicações
link: http://br-linux.org/linux/node/2532

A nova versão do Firefox deve melhorar a segurança do usuário com a inclusão de um sistema de prevenção de fraudes online. Outras novidades incluem um corretor ortográfico, melhorias na navegação por abas e um gerenciador de downloads, além de aumentar a velocidade ao carregar as páginas.” A nota foi enviada por David (davidecheliΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Nova extensão P2P: “Parece que o Firefox esta para ganhar da Allpeers uma extensão "matadora" que permitirá a qualquer usuário compartilhar arquivos dentro do próprio navegador. O compartilhamento será feito via Bittorrent,e haverá suporte a RSS para avisar seus amigos toda vez que você compartilhar algo novo.” A nota foi enviada por Christian S. Ferreira (christian·linuxΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Guia Programação Bash

Colaboração: Marcelo Silva
fonte: dicas-l

Um excelente guia, tanto para programadores iniciantes quanto para quem já tem experiência, é o Advanced Bash Scripting Guide.

O livro é gratuito e pode ser baixado do endereço http://personal.riverusers.com/~thegrendel/abs-guide-2.8.tar.bz2

A página do autor, que tem muita coisa estranha, fica em http://personal.riverusers.com/~thegrendel/software.html

Uma nota interessante, este livro é também distribuído como um pacote Debian. Para quem usa Debian:

  apt-get install abs-guide

Para quem não sabe muito Inglês existe um manual excelente do Júlio César Neves
chamado "Papo de botequim"
no seguinte endereço: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/TWikiBar/
sem contar o manual do Aurélio Marinho Jargas e o manual do Piter Punk

Cornice apresenta HDs portáteis de 8 GB e 10 GB


Terça-feira, 3 janeiro de 2006 - 11:17
IDG Now!

A fabricante de discos rígidos Cornice apresentará, durante a feira de eletrônicos Consumer Electronic Show (CES), discos miniaturizados com oito e dez gigabytes (GB) de capacidade em apenas uma polegada de diâmetro.

Com medidas de 30x40x3,5 milímetros, os novos drives da Cornice têm como alvo o mercado de celulares e o de tocadores digitais.

Segundo a fabricante, pesquisas apontam que mercado de drives para celulares deve crescer 32% de 2004 a 2009, com 72 milhões de aparelhos equipados com discos sendo vendidos em 2009 - naquele ano, estima-se que cerca de um bilhão de telefones móveis serão comercializados.

"Quando começamos a desenvolver pequenos discos há cerca de 20 meses, perguntávamos quais seriam os atributos mais importantes para o produto de nova geração", diz Kevin Magenis, co-fundador da Cornice.

"Pouca espessura é uma característica atraente, bem como a pouca largura e comprimento, então fizemos de tudo para diminuir os nossos drives", explica.

A Cornice já fornece discos para um celular da sul-coreana Samsung e, segundo a companhia, há demanda para os novos produtos em futuros celulares.

A CES acontecerá em Las Vegas, nos Estados Unidos, do dia 05 até 08 de janeiro.
Martyn Williams - IDG News Service, Japão

Conhece as funções ZZ?

Não?! cara veja o quanto são legais http://funcoeszz.net/index.html
São funções para um monte de coisa no Linux, é uma idéia "maluca" do Aurélio mas que se mostra eficientíssimo, o cara é excêntrico e essas amáveis excentricidades são fantásticas, não diga que não avisei.
Veja também:
http://www.thobias.org/
http://www.thobias.org/datas/index.html

Como usar urls amigáveis

Veja o artigo no site do Bruno Torres que mostra os motivos para se usar urls amigáveis, veja o artigo e tire suas conclusões.

Artigo postado em : http://brunotorres.net/2004/08/09/urls

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo