Blender para não iniciados e também para os tais

No site http://cogitas3d.procedural.com.br/ "Cicero Moraes" você encontra muita coisa para começar um longo e prazeiroso caminho de aprendizado do Blender. Há vários tutoriais, na seção http://cogitas3d.procedural.com.br/others.html, mas não deixe de visitar o link principal, através dele você acessa alguns trabalhos que lhe darão uma idéia do que pode ser feito no blender e também do nível do próprio Cícero Moraes.

Dica de ouro: Na seção de tutoriais indicada acima há uma observação valiosa, mas que pode passar desapercebida - Cliques sobre a imagem para ampliá-la - Cliques sobre o nome para baixares o arquivo (.blend)

http://cogitas3d.procedural.com.br/tutos/dxf-paredes.html
http://cogitas3d.procedural.com.br/tutos/radiosidade.html
http://cogitas3d.procedural.com.br/tutos/boovermesh.html
http://cogitas3d.procedural.com.br/tutos/janela.html

Veja um tutorial (ilustrado) feito pelo mesmo autor de como instalar o blender no Linux.
http://cogitas3d.procedural.com.br/tutos/installblend.html

Tutoriais da revista 3Dzine:

http://www.3dzine.com.br/Tutoriais.html
Site da revista: http://www.3dzine.com.br/

Revista Procedural:
http://www.procedural.com.br/modules/mydownloads/visit.php?lid=8
http://www.procedural.com.br/modules/mydownloads/visit.php?lid=3
http://www.procedural.com.br/modules/mydownloads/singlefile.php?lid=13
http://www.procedural.com.br/modules/mydownloads/singlefile.php?lid=20

Visite também:
Site oficial http://blender.org/cms/Home.2.0.html
Site do Blender Brasil. http://www.blender.com.br/portugues/index.php
Screenshots de trabalhos feitos com o blender: http://blender.org/cms/Gallery.55.0.html
Projeto de documentação: http://natanael.procedural.com.br/manual/book1.html
Animação feita com o blender http://www.blender3d.org/_media/gallery/movies/lk.mpg

Firefox 1.5

Firefox
Funcionalidades do novo Firefox:
  • Atualizações incrementais, não é mais necessário reinstalar para atualizar
  • Melhor bloqueio a pop-upas
  • Apaga senhas digitadas etc, através dos menus mais facilmente e também através de alho de teclas.
  • support for Web Standards incluindo SVG, CSS 2 and CSS 3, e JavaScript 1.6.
  • Agoras as abas podem ser reordenadas com o mouse
  • Melhor acessibilidade, incluindo suporte para Acessibilidade DHTML
Só falta a tradução para o português brasileiro, mas para os aficcionados por tecnologia isto não deve ser impecilho.

Por decisão da Mozilla, a versão pt-BR (português brasileiro) do Firefox 1.5 Final não será lançada simultaneamente com a versão em inglês.

A versão pt-BR, junto com alguns outros idiomas, demorará mais alguns dias.

Compatibilidade com hardware

Quem bom seria se existisse um site voltado para a compatibilidade do Hardware com Software Livre. Mas espere um pouco...
...existe uma luz no fim do túnel, quer dizer, um link nos confins da web:
http://www.bsdlinuxhardware.com.br/

Lançado DVD holográfico que guarda 1,6 Terabyte

Segunda-feira, 28 novembro de 2005 - 17:02
IDG Now!

A indústria nem mesmo terminou de desenvolver os padrões HD-DVD e Blu-Ray, os dois candidatos a substituir o atual DVD, e duas empresas já apresentaram um novo formato ainda mais interessante.

Durante a última semana, a InPhase Technologies e a Hitachi Maxell mostraram um disco do tamanho do DVD comum, capaz de armazenar até 1,6 Terabytes em um tipo de memória holográfica.

O primeiro diferencial da nova mídia é que os dados ficam guardados em um cristal sensível a luz. A segunda diferença é que, para que os dados sejam escritos ou lidos na mídia, o raio de luz é dividido em dois, sendo que um deles atravessa um material semitransparente do disco. E é justo esse material altera o raio de luz para inserir dados na mídia.

Como o raio é dividido em dois, dizem as fabricantes, a leitura e gravação de dados podem ser feitas simultaneamente, permitindo mais agilidade na troca de informações.

A técnica permite que apenas um disco guarde até 1,6 TB em dados, com velocidade de leitura de até 160 Megabits por segundo (Mbps) - 340 vezes a capacidade e 20 vezes a taxa de leitura de DVDs tradicionais, ou então duas vezes a velocidade e mais de 15 vezes a capacidade de armazenamento do HD-DVD ou Blu-Ray.

Para o final do ano que vem, as duas companhias pretendem lançar leitores compatíveis com a tecnologia. Além dos drives, chegam também as mídias avulsas. A capacidade, inicialmente, fica apenas nos 300 Gigabytes.

Apesar de não ser anunciado como um concorrente do Blu-Ray ou HD-DVD, o formato ainda sem nome posa certa ameaça às mídias de próxima geração. É que um único disco poderá, por exemplo, guardar até doze filmes em alta definição, com qualidade ainda melhor do que a prometida pelos substitutos do DVD.

Como manipular mentes...

Manipular nações visando interesses se faz com astúcia. "Argentina pode ser líder em software, diz Microsoft". É um tanto curioso, já que no Brasil eles já perceberam que pessoas não muito manipuláveis divulgam a cada dia o Software Livre. Esses idiotas bem que tentam minar o crescimento da liberdade tecnológica. Suas frases perfeitamente calculadas visam criar divisão de pensamentos, tal e qual eles próprios americanos fizeram na região árabe, dividindo os povos, criando guerra entre eles, para vender armas e tirar-lhes a força. Não sejamos idiotas, não acreditemos na nossa mídia facista. Ao som de "Vai Passar" de Chico Buarque, me despeço de todos vocês lembrando de um trecho da música.

"Dormia a nossa patria mãe tão distraida, sem percebe que era subitraída em tenebrosas transações..." Viva o Software Livre. Morte à mentira travestida de Inovação tecnológica!

Um Firefox totalmente personalizado


Fonte: seção de dicas da revista pcworld
Gonzalo Álvarez Marañón – PC WORLD/Espanha
01-11-2005
O Firefox permite a configuração de seu funcionamento por meio da caixa de diálogo Ferramentas / Opções. No entanto, embora muitas modificações sejam possíveis a partir de lá, há inúmeras outras possibilidades de customização por outros caminhos. O navegador da Fundação Mozilla armazena as preferências do usuário no arquivo prefs.js, localizado no diretório raiz do nosso perfil de usuário. A informação do nosso perfil se localiza em uma pasta que terá uma localização similar a C:\Documents and Settings\\Dados de aplicativo\Mozilla\Firefox\Profiles\.default, onde representa o nosso nome de usuário do Windows e é uma cadeia de letras e números aleatórios cuja finalidade é ocultar a localização do nosso perfil de programas invasores.

Ao localizar a pasta, você encontrará o arquivo prefs.js dentro dela. Nele estão guardadas todas as preferências que configuramos por meio da caixa de diálogo Opções. Este arquivo se reescreve novamente cada vez que se fecha o Firefox, por isso qualquer mudança feita nele pode ser percebida na próxima vez que o navegador for aberto. Com o objetivo de conservar as mudanças, podemos utilizar no seu lugar o arquivo user.js, que utiliza o mesmo formato e cujas configurações têm preferência sobre as do prefs.js. Além disso, o Firefox nunca o modifica, portanto suas modificações feitas manualmente não serão perdidas. O user.js não existe automaticamente, mas é possível criá-lo com qualquer programa de edição ASCII, como o bloco de notas.

Porém, devemos levar em conta que as configurações modificadas em user.js são transportadas pelo Firefox para o prefs.js. Portanto, se no futuro desejarmos desfazer uma mudança no user.js deveremos fazê-lo também no prefs.js (com o Firefox fechado).

Existem mais de 1.000 parâmetros que podem ser modificados no arquivo user.js. Se você quer saber quais são, simplesmente escreva o endereço about:config na barra de navegação do browser. Será exibida uma lista com todos os parâmetros, mostrando o nome, estado, tipo de dado e valor designado para cada um. Os parâmetros com um valor estabelecido pelo usuário aparecem com outra cor. Em geral, os nomes são suficientemente descritivos. Os parâmetros podem ser modificados diretamente sobre a página mostrada ao escrever about:config clicando sobre eles com o botão direito do mouse. Seu funcionamento lembra ligeiramente o do Registro do Windows.

A verdade é que a organização destes parâmetros na página about:config é um desastre. Para pôr ordem e encontrar o que procura mais facilmente, você pode baixar gratuitamente em addons.update.mozilla.org/extensions/moreinfo.php?id=461 a extensão para o Firefox chamada Preferential. Uma vez instalada, é acessada a partir de Ferramentas / Advanced Preferences.

> Como personalizar a interface do Firefox
> Extensões para ajudar na customização do Firefox

Liferea - RSS News reader

Fonte: Fórum do ubuntu
Liferea - RSS News reader Para quem às vezes fica horas mexendo no computador e esquece de ler jornal, ou assistir TV.
$ sudo apt-get install liferea

Muito bom, usava a extensão do Firefox info-RSS, mas achei que ela o deixava pesadão, então instalei o liferea, que é simples, e é um programa só pra isso, abro, pego as notícias, leio os tópicos, abro no navegador o que me interessa, e assim vai...
Alguns endereços para noticias...

http://rss.home.uol.com.br/index.xml - UOL
http://www.vivaolinux.com.br/index.rdf - VOL
http://br-linux.org/rss/brlinux-iso.xml - BR-linux
http://www.guia-ubuntu.org/breezy/feed.php - Atualizações do guia ubuntu espanhol

Por enquanto são esses que eu tenho, postei ai, para saber os favoritos de vocês, para aumentar minha lista...
Para saber se um site ou não tem notícias RSS, olhe no canto do navegador (Firefox) que se tiver aparecerá um quadradinho laranja, ai é só pegar o endereço que ele fornece, e em seguida já adicionar a fonte ao Leitor de Notícias RSS...
[]'s
Até mais...

Sugestões do Sérgio:
br-linux ISO http://br-linux.org/rss/brlinux-iso.xml
br-linux UTF-8 http://br-linux.org/linux/?q=node/feed
vivaotux http://vivaotux.blogspot.com/atom.xml
dicas-l http://www.dicas-l.com.br/index.rdf

Screenshot

A imagem “http://liferea.sourceforge.net/screenshot3.png” contém erros e não pode ser exibida.

Ubuntu, excelente para o Desktop!!!

ZDNet aponta qual a melhor distribuição para o desktop corporativo

Distribuições

Fonte: http://br-linux.org/linux/node/2281
O Slashdot informa sobre uma matéria da ZDNet analisando e comparando Mandriva Linux 2006, Novell Linux Desktop 9, Red Hat Desktop 4, SUSE Linux 10 e Ubuntu Linux 5.1, tendo em vista o desktop corporativo. Instalação, suporte e aplicativos são elogiados, com destaque para Gaim, Evolution e OOo.

Cada texto foi escrito na própria distribuição analisada. Todas foram aprovadas; o Ubuntu foi o vencedor, seguido de perto pelo SUSE. Leia na íntegra aqui.

O site linuxdailylog também trata hoje deste assunto wwwlinuxdailylog.com

Gestao Comercial GPL

http://linuxstok.sourceforge.net/index.php

Proposito:

Criar, utilizando a linguagem PHP-GTK, um completo programa de controle de estoque e financeiro (entre outras funções). A longo prazo, pretendemos fazer do LinuxStok um ERP.

O LinuxStok é distribuido sob a Licença GPL.

BreezyCust - Personalizando o ubuntu Breezy

[Main Page]
No site http://doc.gwos.org/index.php/BreezyCust você encontra diversas dicas de como personalizar o ubuntu Breezy 5.10, um dos artigos mais interessantes diz respeito aos serviços da inicialização. (Site em inglês)

Configurando os serviços para diminuir o tempo de boot:
http://doc.gwos.org/index.php/Speed_up_boot

Smart no Mandriva 2006

smartpm.png

O gerenciador de pacotes Smart, criação do brasileiro Gustavo Niemeyer - É um metagerenciador de pacotes que instala pacotes DEB RPM e outros mais

Se alguém ainda não sabe, o Mandriva 2006 já vem com o Smart, porém os "canais" pré-configurados são para a versão cooker (versão em desenvolvimento, não estável).

Contudo, é fácil configurá-lo para que use os repositórios da versão estável usando o site easyurpmi

http://easyurpmi.zarb.org/

Notem que na caixa "gerenciador de pacotes" há a opção de gerar linhas para o smart. Basta então escolher o smart e o sistema gerará linhas adequadas para a configuração do smart. Não esqueçam de desmarcar ou retirar os canais correspondentes ao cooker para não fazer uma "salada" no sistema.
Site oficial do smarpm: http://labix.org/smart

Novíssima dica Gnome

Come to Forum GNOME 2005

Quem estuda um pouco mais a fundo o gnome sabe que ele tem um configurador nos moldes do registro daquele outro sistema, mas além disso foi criado um projeto que facilita as configurações mais ainda é o gtweakui:
http://gtweakui.sourceforge.net/news.html


Novo guia não oficial do ubuntu 5.10

Lendo este guia, a maioria de suas dúvidas relacionadas com a nova versão do ubuntu serão resolvidas http://www.formatds.org/ubuntu/ que pode ser baixado em:
http://www.formatds.org/ubuntu/510.zip
veja também o guia de customização em inglês http://doc.gwos.org/index.php/BreezyCust
A imagem “http://www.theonelab.com/files/images/thumbnails/ubuntu-startup.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Obtendo ajuda no ubuntu Breezy "5.10"

As facilidades do ubuntu são tamanhas que às vezes usuários acostumados com distros complicadas travam uma luta desncessária com o micro, vão na Net ou buscam quase sempre a linha de comando, mas no ubuntu, além desses caminhos difíceis para os iniciantes há quase sempre uma maneira muito fácil de fazer as coisas, veja por exemplo como obter ajuda pelo próprio sistema sem ter que recorrer à Internet.
Para quem tem o novo ubuntu é moleza... Clique em
Sistema >> Ajuda >> Ubuntu 5.10 Starter Guide

dica esperta, veja screenshots do ubuntu aqui.

Tecla windows no ubuntu

No forum do ubuntu publiquei uma dica de como configurar alguns atalhos que você aprendeu a usar no tempo que utilizava aquele outro sistema

http://www.linuxval.org/ubuntu/phpBB2/viewtopic.php?t=1817

Novo amsn matando a pau

O amsn é um cliente livre para a rede msn "instant messenger" daquela grande empresa.
no link abaixo veja os novos recursos de que dispõe.
http://famelix.codigolivre.org.br/artigos/amsn/vhtml/%5Bgesser%5Dfaca_un_tour_pelo_amsn.html

Dica para configurar os locales no ubuntu

Se você esta tendo problemas com ???? no lugar de letras "ç" por exemplo esta dica é pra você meu camarada!

Os locales detreminam a codificação dos caracteres, a codificação utf-8 suporta um número maior de caracteres, como o linux está sendo traduzido inclusive para pequenas ilhas do caribe mediterrâneo e demais lugares inóspitos (ou não), que tem uma pequena população e não "dá lucro" traduzir o windows os caras daquela companhia continuam usando iso-8859-1. e não se importanto com eles. Não é o Linux que tem problemas é o outro sistema que "ainda usa" iso-8859-1.

Usei como base para a minha configuração os tópicos 6.10 e 6.11 deste manual:
http://giulianocm.sites.uol.com.br/disco_virtual/Arquivos/apostila-debian.pdf

Ctrl+Alt+Del no ubuntu

O gnome-system-monitor permite matar processos graficamente no gnome, deixaremos o atalho Ctrl+Alt+Del para ficar igualzinho ao daquele sistema que usávamos em passado remoto, ou quando vamos a um cyber bugado.

Tentei de todo geito publicar esta dica no blogger mas o Alt dentro de tags vira outra coisa e portanto resolví indicar um link de um wiki meu com um script que contém um monte de soluções, inclusive a citada acima:
http://linuxdicas.wikispaces.com/gnome

Mais ferramentas prontas para ubuntu

Você já ouviu falar do EasyUbuntu? É um projeto, digo melhor, um scrip que automatiza algumas funções no ubuntu e é destinada a usuários menos experientes, se bem que os experts preguiçosos também podem usar, né?

Mas como o Software Livre não para mesmo, os caras inventaram outro script qeu vai além, o nome é "AUTOMATIX", leia um artigo sobre aqui:
http://tuc.nalox.net/drupal/node/9

Como rotear meu modem?

Use a arte ninja do google - para conhecer tal arte visite este link:
http://omega.codigolivre.org.br/index.php/Como_usar_melhor_o_google

Vamos a um exemplo beleza:
rotear um modem SpeedStream

no campo de busca digite: rotear +speedstream site:www.abusar.org
aparecerá esta página: http://www.abusar.org/manuais/c_5200_E270_NoUpdateFirmware.html
entre um dos resultados, siga os passos e corra para o abraço.

onde speedstream é o modelo do seu modem, aliás o site abusar tem um monte de artigos sobre os abusos cometidos pelas companhias "conhecidas" como provedores de acesso, que nada mais são do que autenticadores para um serviço que é fornecido pela companhia telefônica.

Dicas Firefox

baixe o Firefox

baixe o Thunderbird

Mecanismos de pesquisa

Campo de pesquisa

Coloque mais opções no campo de pesquisa do seu Firefox. Basta clicar no link Instalar em algum dos mecanismos abaixo. A nova pesquisa constará em alguns segundos na lista de opções (clique no ícone do campo para selecioná-la).

Caso não goste de um dos itens instalados, é possível removê-lo. Caso a instalação de algum mecanismo não funcione, por favor, entre em contato.

O br.mozdev.org publica estes mecanismos de pesquisa como um serviço aos usuários Firefox. Alguns dos mecanismos são criados e mantidos pelos respectivos sites. Instale apenas se conhecer o site e considerá-lo confiável.

Neste link: http://br.mozdev.org/firefox/pesquisa/ uma lista com diversos mecanismos de pesquisa para o firefox assim como os atalhos para os mesmo

Teclas de atalho

Focar o campo de pesquisa Ctrl+K
Fazer a pesquisaEnter
Fazer a pesquisa em nova abaAlt+Enter
Trocar de mecanismo de pesquisaCtrl+Seta Acima
Ctrl+Seta Abaixo
Exibir termos já pesquisadosSeta Abaixo
Excluir termos de pesquisa anteriorShift+Del


Rolar páginas sem o scroll do mouse

A extensão Scrollbar Anywhere permite dispensar a barra de rolagem. Para navegar pela página basta pressionar o botão direito e movimentar o mouse.

Esta é uma boa alternativa para quem não possui um mouse com rolamento.

Agregador de RSS para o Firefox
Instale a extensão Sage, que é um agregador de notícias totalmente integrado ao Firefox.

Saiba mais

Um cliente FTP para o Firefox
Com a extensão fireFTP você tem um programa de FTP que pode abrir em uma aba do Firefox ou em uma janela própria, pode fazer uploads e continuar downloads interrompidos.

O fireFTP é gratuito e funciona em qualquer sistema operacional.

Todas as dicas para o firefox:
http://br.mozdev.org/firefox/vocesabia/

Como imprimir na LPT1 do cliente?

Eu também não sei, mas o cara que escreveu este artigo sabe:
http://www.japs.etc.br/2005/11/imprimir-dados-na-porta-lpt1-do-cliente/

Tô postando o link pois soluções como esta às vezes nos quebram um galhão né?!

Artigo simplemente imperdível

Falcon Dark postou um artigo em seu blog indescritível pela profundidade com que trata da questão do software, FORTEMENTE RECOMENDADO!!!
http://falcon-dark.blogspot.com/2005/11/prxima-onda-do-software-livre.html

Uma pausa para a política

O neoliberal FHC "quer ver o Lula" canditato, segundo ele para vence-lo nas urnas. Se o candidato adversário de lula for o Próprio FHC tenho até pena dele, pois apesar de tanto invencionismo da mídia voto de novo no Lula com convicção. Devemos lebrar que PSDB e PFL é igual à implantação da alca no dia seguinte ao da posse e por conseguinte Lei de patentes americana (que é nazista).

Ripar Mp3 no Sound Juicer

Fonte: Fórum do ubuntu http://www.linuxval.org/ubuntu

Antes de mais nada gostaria de dar minha opinião sobre os formatos usados para ripar música. Apesar de estar publicando esta dica mantive o padrão ogg para ripar no meu Sound Juicer, é que alguém pode me pedir um cd com este formato e queria habilitar também esta função citada no título da dica. Nota do Sérgio (voyeg3r)

Como todos sabem o Ubuntu vem sem suporte a Mp3 por questões de patentes mas, vc pode habilitar o seu Ubuntu para tocá-los e ripá-los.

Obs:
* Para seguir os passos a seguir habilite os repositórios adicionais no Ubuntu.
* Os comandos a seguir devem ser executado no terminal.
* Meu Ubuntu está em Inglês.

Para tocar os Mp3's recomendo o Beep Media Player:
sudo apt-get install beep-media-player

Para ripar Mp3 usando o Sound Juicer:

1 - Instalar plugin do Gstreamer

sudo apt-get install gstreamer0.8-lame

2 - Registar o plugins

gst-register-0.8

3 - Configurar a saída para Mp3

Teclar Alt + F2 e digitar gnome-audio-profiles-properties

Será apresentada a tela 'Edit GMAudio Profiles'.

Clique em 'New'.

Em 'Profile name' digite 'CD Quality, MP3'.

'CD Quality, MP3' irá aparecer na lista de 'Profiles'.

Selecione 'CD Quality, MP3' e clique em 'Edit'.

Preencher no formulário 'Editing profile "CD Quality, MP3"' os seguintes valores:

'Profile name:' = 'CD Quality, MP3'
'Profile Description:' = 'Used for converting to CD-quality audio, but with a lossy compression codec. Use this for CD extraction and radio recordings.'
'GStreamer Pipeline:' = 'audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc vbr=0 bitrate=192'
'File Extension:' = 'mp3'

Marcar o profile como 'Active'

Clicar 'Ok'
Clicar 'Close'

Pronto! Vc já pode abrir o seu Sound Juicer e selecionar a opção de ripar áudio em Mp3. Antes contudo vc selecionar o formato correto no seguinte caminho: Edit -> Preferences e em Format selecione: 'CD Quality, MP3 (MP3 Audio)'

Notas:
* Optei por um bitrate constante de 192kbp/s se vc quiser um bitrate diferente basta alterar o parâmetro: bitrate=192 no GStreamer Pipeline.
*Se quiser um bitrate variável sua linha do GStreamer Pipeline deve ficar:
audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc preset=standard.
Onde vc pode mudar o parâmetro preset para:
None (Menor Qualidade/Tamanho)
Medium
Standard
Extreme
Insane
(Maior Qualidade/Tamanho)

Visite o site do Exterminador

O site do Exterminador http://xterminator.multiply.com/ tem um monte de dicas para facilitar sua vida, um deles achei interessante por demais.

Selecionar aquivos no Nautilus por padõres, por exemplo, selecionar todos os mp3 e outras coisinhas mais que só vendo, visite: http://xterminator.multiply.com/reviews/item/9

Nautilus como cliente FTP - moleza

Algumas dessas dicas foram retiradas deste artigo:
http://www.guiadohardware.net/comunidade/gnome-dicas/104734/

Você que usa gnome pode usar o gerenciador de arquivos Nautilus como cliente FTP, isso mesmo, de forma rápida e fácil. Os passos são:

Com o Nautilus aberto clique em Arquivo >> Conectar ao Servidor..
"para visualizar melhor clique nas imagens"


Depois preencha o campo do servidor sem o "ftp://" assim:
ftp.unicamp.br - observe que você pode especificar se o servidor FTP é anônimo ou não. Obseve o primeiro destaque!



Veja agora a imagem do meu nautilos já com o FTP montado, ou seja, disponível como se fosse uma pasta do meu computador.



Para sair do servidor clique com o botão direito sobre o "volume" que no caso é o nosso servidor FTP. Detalhe ele cria um ícone na Área de Trabalho para o volume FTP.

As telas acima foram capturadas usando este comando
gnome-panel-screenshot --delay=

E foram editadas no gimp.

Três links FTP para você testar o acesso via Nautilus
ftp.usp.br/
ftp.unicamp.br
linorg.cirp.usp.br

Você pode também tranformar o firefox em cliente FTP através de uma extensão, :
https://addons.mozilla.org/extensions/moreinfo.php?id=684
http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/extensions/fireftp/fireftp-0.88.3-fx.xpi

Veja Também
Dicas gnome
Sobre o olho do gnome

Você não conhece o SED "Editor de Stream"?

O que é afinal um Stream?
Sed quer dizer "Stream Editor". Stream digamos é como se a água que passa pelos canos fossem bits, enfileirados os bits vão passando durante um pipe (redirecionamento de um comando). Um stream em rede vira um soquet, mas é a mesma idéia.

O que posso fazer com um editor de Stream?
Bem amigo, o SED pode por exemplo apagar a terceira linha de 1000 arquivos de forma não interativa, ou seja, sem que você tenha que abrir um por um. Toda essa introdução é para indicar um livro do Aurélio Marinho Jargas, que entre outras coisas já trabalhou na conectiva e também já publicou livros sobre Expressões Regulares, aliás outro assunto que recomendo a leitura.
O livro do Aurélio pode ser encontrado neste link:
http://aurelio.net/sed/livro/
O material sobre as Expressões Regulares pode ser achado aqui:
http://guia-er.sourceforge.net/guia-er.html

A página dessa ilustre figura, o Aurélio né, é neste endereço:
http://aurelio.net/ pra ter certeza que está na página certa procure por um menino verde :).

Sobre o Aurélio
[feliz]
Só o conheço virtualmente, assim como a um monte de entusiasta de Software Livre, mas ele é uma figura impar, como posso dizer isto?
Bem, leia por exemplo o seu guia de Expressões Regulares, observando sua didática nada convencional você entenderá um pouco, e pode como eu, se tornar também um fã desse homem verde. À partir da leitura de manuais e artigos seus aprendi a gostar de Expressões Regulares e do Editor de Stream Sed. Ele como eu é um amante do Vim, o velho e bom editor de linha de comando, no site dele há uma seção dedicada aos .vimrc (arquivos de configuração do vim). O meu vimrc tá lá veja:
http://aurelio.net/doc/vim/vimrc-voyeg3r.txt

Veja também:
Página do SED http://www.cornerstonemag.com/sed/
Sed How To - do Aurélio http://aurelio.net/sed/sed-HOWTO/
Seção dedicada ao shell no site do aurélio http://aurelio.net/shell/

Gates admite que concorrência "desestabiliza" MS

Terra - 15 nov. 2005
Bill Gates, co-fundador da Microsoft, reconheceu em um documento interno enviado a um grupo de altos executivos que a empresa atravessa um momento delicado devido à boa fase de seus concorrentes diretos, como o Google. ... leia na integra: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI750868-EI4803,00.html

Como abrir web sites mais depressa no Mozilla Firefox?

Firefox.com
Há muito tempo havia publicado esta dica, mas é sempre bom relembrar. Neste caso esta voltada para o ubuntu e é a copia quase fiel de uma das dicas contidas neste link: http://www.formatds.org/ubuntu/

  1. Aplicações -> Internet -> Firefox Web Browser
  2. Mozilla Firefox
    Barra de endereços -> about:config

    Filter: ->
    network.dns.disableIPv6 -> true
    network.http.pipelining -> true
    network.http.pipelining.maxrequests -> 8
    network.http.proxy.pipelining -> true
  3. Reinicie o Mozilla Firefox
Download grátis do firefox

Recuperando o sistema

Cá estou eu novamente indicando os artigos do Morimoto, alguns podem criticar, mas temos que dizer uma verdade absoluta, o cara é uma autoridade. Bem deixemos de xurumelas e vamos à dica:

http://www.guiadohardware.net/linux/dicas/129.htm no link indicado um artigo completo de como recuperar o lilo "pra quem usa lilo", mas também um meio de recuperar a senha de root.

Dica do "olho do gnome" eog

Faça como eu jovem gafanhoto, fuce pra cachorro e também compartilhe o pouco que aprender!

Você tem uma pasta chamada "wallpapers", na qual suponho guarde papeis de parede. Você que é um cara esperto usa o gnome "ultimo modelo" 2.12 :) daí vem a necessidade de gerenciar essas imagens de forma prática. Você pensa então...
...Vou no site tuxresources procurar algo que faça o serviço :)

Não cara! abra o nautilus, clique com o botão direito sobre a pasta e vá na opção "open with other application", ou seja abrir com outra aplicação, ao abrir esta janela (lá embaixo) estará escrito "use a custom command" ou ainda, use um comando personalizado. (clique na setinha ao lado) digite eog, depois em open (abrir). Dessa forma o menu contextual, este que aparece com o clique do botão direito passará a exibir a opção "abrir com o visualizador de arquivos". Assim ele abre multiplas imagens de forma simples!


Veja também essas dicas do gnome: http://vivaotux.blogspot.com/2005/11/dicas-ubuntu-e-gnome.html

A filosofia do Software Livre

Gostaria que a comunidade do Software Livre iniciasse uma discussão de como conscientizar melhor novos usuários quanto à filosofia GNU. Vemos agora o "boom" do ubuntu, que aliás estou também usando, mas será que toda essa gente nova leu pelo menos uma vez o conteúdo deste link: http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt.html

Devemos manter o trabalho conscientizador a fim de evitar que tenhamos apenas pessoas que estão usando software livre sem saber bem o motivo. Muitas pessoas ignoram o fato de que o Software Livre é o que é graças a inquietação de Richard Stallman. Alguams pessoas mal informadas já começam a pensar no Software Livre abrindo concessões (inserção de códigos fechados) a fim de ganhar mercado. Na minha opinião os quatro pilares do Software Livre tem que ser mantidos a qualquer custo.

Tabela ASCII no GNU/Linux - "O retorno"


Por que dicas boas não podem ser esquecidas...
Preste atenção pois é muito complicado
abra um terminal e digite:

man iso_8859_1

Se quizer gerar um arquivo faça:

man iso_8859_1 > tabela_ascii.txt

Agora corra para o abraço

Visite meus links antigos

Não é gabando não gente, afinal sou mais um garimpeiro de dicas do que propriamente um criador delas. Em respeito a todos os que criaram manuais e publicaram suas dicas, o melhor que devemos fazer é divulga-las e incentivar para que continuem trabalho tão profícuo. Não quero citar nomes para não ser injusto.

Os links de outros meses estão aí do lado direito do blog, vai lá cara cê vai gostar :)

Conhece o Internet Explorer pra Linux?


Pra que eu iria querer uma b**** dessas no meu computador?
Calma aí cara, veja o propósito do bicho primeiro
http://www.tatanka.com.br/ies4linux/index.pt-BR.php

A idéia por tras deste projeto é simples. Se você precisa desta coisa horrível instalada, pode instalar ele no Linux mesmo e não ter que dar um boot naquele outro sistema. Visite o site citado acima e veja como é interessante.

Configurando o OpenOffice

no site http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20051116.php você encontra um artigo do Morimoto que ensina como configurar o dicionário do openoffice.

Tô trancrevendo...

Colaboração: Carlos E. Morimoto

O OpenOffice é um dos aplicativos mais complexos que temos no Linux, com mais linhas de código que o próprio Kernel e um sem número de componentes e bibliotecas diferentes. Ele também inclui suporte a diversas línguas e a Java, o que torna o conjunto ainda mais complexo :).

É possível obter o OpenOffice a partir de dois lugares. No http://www.openoffice.org/, você pode baixar o pacote oficial da Sun, disponibilizado em várias línguas (que é o pacote que vem pré-instalado na maioria das distribuições), enquanto no http://www.openoffice.org.br/ você encontra o pacote localizado para o Brasil, mantido pela equipe responsável pela tradução para o Português do Brasil, ainda na época do StarOffice.

Na pasta de downloads do site, você encontra três pacotes:

  1. OOo_2.0_Win32Intel_install.exe: O pacote com o instalador for Windows.
  2. OOo_2.0_LinuxIntel_install_debs.tar.gz: O pacote compactado, contendo o OpenOffice empacotado na forma de pacotes .deb.
  3. OOo_2.0_LinuxIntel_install_rpms.tar.gz: Tem o mesmo conteúdo, mas empacotados na forma de pacotes RPM.

Pela lógica, se você usasse o Ubuntu, Kurumin, ou qualquer outra distribuição derivada do Debian, você baixaria os pacotes contendo os pacotes .deb. Mas, isto nem sempre é uma boa idéia, pois este pacote é gerado para trabalhar no Debian unstable e tem um grande número de dependências, que impedem que seja instalado em muitas distribuições.

Ao invés disso, a instalação é mais simples se você baixar o pacote com os pacotes RPM e convertê-los usando o alien. Para isso, comece instalando o alien pelo apt-get, como em:

  # apt-get install alien

Descompacte o pacote e, dentro da pasta contendo os pacotes .rpm, rode o comando que faz a conversão:

  # alien *.rpm

Isso vai gerar um conjunto de pacotes com o mesmo nome, porém com a extensão .deb. Você pode em seguida instalá-los usando o comando:

  # dpkg -i *.deb

Na pasta desktop-integration você encontra pacotes contendo os ícones do menu iniciar para várias distribuições. Lembre-se que você deve instalar apenas um deles. O arquivo com os pacotes .deb contém o pacote openoffice.org-debian-menus, com os ícones para as distribuições derivadas do Debian.

Na verdade, esta parte da instalação não é necessária na grande maioria dos casos, pois o OpenOffice já vem pré instalado na maioria das distribuições. O próximo passo é o corretor ortográfico, uma peça essencial se você realmente usa o OpenOffice no dia a dia.

O OpenOffice 2.0 é por padrão instalado dentro da pasta /opt/openoffice.org2.0. Em algumas distribuições, que incluem pacotes próprios, a pasta de instalação pode ser a /usr/lib/openoffice2 ou mesmo /usr/share/openoffice, mas este é um daqueles casos em que a ordem não altera o resultado.

Dentro da pasta de instalação, acesse o diretório share/dict/ooo/, que é onde vão os dicionários da correção ortográfica. O corretor completo é composto por três componentes, o corretor propriamente dito, o hifenizador (que entende a divisão das sílabas) e o dicionário de sinônimos (thesaurus), que inclui uma longa lista com variações de palavras, que complementa o dicionário principal.

O pacote do OpenOffice da Sun vem apenas com um deles (o corretor). O pacote do OpenOffice.org.br vinha com os três na época do 1.1.3, mas estranhamente passou a vir apenas com apenas o corretor, na versão 2.0, resultando numa correção ortográfica bastante pobre.

Você pode verificar o status do seu, em Ferramentas > Opções > Configurações de Idioma > Recursos de Correção Ortográfica. Se apenas o OpenOffice.org MySpell SpellChecker estiver disponível, (como neste screenshot do OpenOffice incluído no Ubuntu 5.10), significa que apenas o corretor está instalado.

Mas, não existe motivo para pânico :). Você pode baixar o restante dos componentes aqui:

http://guiadohardware.net/kurumin/download/dics-oo2-kurumin.tar.gz

Como o nome sugere, este é o arquivo com os dicionários que reuni para uso no Kurumin, mas que naturalmente pode ser usado em qualquer distribuição. Para instalar, descompacte o arquivo e copie seu conteúdo para dentro da pasta /share/dict/ooo/, dentro do diretório de instalação do OpenOffice, substituindo os arquivos existentes.

Se você escreve textos técnicos, pode baixar também o meu dicionário pessoal, que contém uma lista enorme de termos técnicos, que ao ser instalado faz o corretor deixar de marcar os termos como palavras incorretas. Salve o arquivo na pasta share/wordbook/pt-BR/ dentro da pasta de instalação do OpenOffice. Desculpe pelo link longo ;).

http://www.guiadohardware.net/kurumin/skel/.openoffice.org2/user/wordbook/kurumin.dic

Depois de salvar os arquivos, feche todas as janelas do OpenOffice e abra-o novamente. Isso fará com que ele encontre os novos arquivos e ofereça a opção de usá-los. Volte ao Ferramentas > Opções > Configurações de Idioma > Recursos de Correção Ortográfica e você verá que apareceram mais duas opções no campo Módulos de Idiomas disponíveis e o dicionário kurumin no campo Dicionários definidos pelo usuário. Marque todas as opções e você ficará com o corretor completo.

No campo opções marque a opção Verificar em todos os idiomas. O pacote dos dicionários que disponibilizei contém também os arquivos do corretor em Inglês (en_US), de forma que ao ativar esta opção o corretor passará a entender também palavras em Inglês (simultaneamente com as em Português) o que acaba sendo bastante útil, já que é muito comum usarmos termos e palavras do Inglês no dia a dia.

Isso evita que você tenha que abaixar e instalar todo o pacote do Openoffice.org.br só por que os corretores não vieram em ordem. O próximo passo é dar uma olhada geral nas configurações, para reduzir o tempo de carregamento e uso de memória.

É quase que um consenso que o OpenOffice é pesado e que demora pra abrir. Mas grande parte do peso é devido à configuração padrão, que está longe de ser otimizada. A maior parte das configurações é definida durante a compilação e por isso não podem ser alteradas facilmente, mas existem duas configurações simples que podem ser modificadas rapidamente pelo Ferramentas > Opções e resultam em resultados interessantes.

A primeira é desativar o Java na opção OpenOffice.org > Java > Usar um JRE. Na verdade, o Java foi integrado artificialmente ao OpenOffice, como uma tentativa da Sun de integrar os dois produtos, fazendo com que a popularidade do OpenOffice impulsionasse também o uso do Java de uma forma geral. O Java é usado apenas em macros, algumas funções dentro do Base (o banco de dados incluído no OpenOffice 2.0) e os assistentes para criação de documentos.

Desativar o Java reduz o tempo de carregamento do OpenOffice quase pela metade e de quebra diminui o uso de memória em quase 30 MB. Você tem a opção de reativar o Java ao tentar usar qualquer opção que realmente precise dele, de forma que você pode desativa-lo com segurança.

Um dos motivos do OpenOffice demorar mais para abrir e salvar documentos do que o MS Office é o fato dele salvar todas as imagens e o próprio texto e formatação do documento num formato compactado, que resulta em arquivos brutalmente menores que os do Office, mas que exigem muito mais processamento para serem criados e abertos.

Uma forma de reduzir o tempo de carregamento é aumentar o tamanho do cache gráfico, na opção OpenOffice.org > Memória > Cache Gráfico. Usar um cache maior faz com que o OpenOffice consuma mais memória RAM, mas fique perceptivelmente mais rápido. Se você tem um micro com 512 MB, vai ter bons resultados reservando de 80 a 150 MB dentro da opção Utilização para o OpenOffice.org. Se, por outro lado, você tem um micro com 256 MB ou menos, vai ter melhores resultados usando um cache menor, de 20 a 40 MB. Ajuste também a opção Memória por Objeto, que deve ser proporcional ao tamanho total do cache. Ao usar um cache maior, aumente o valor e ao usar um cache menor, reduza-o.

Desativando o Java, aumentando o tamanho dos cache e fuçando um pouco mais nas configurações é possível fazer o OpenOffice carregar em cerca 6 segundos num Sempron 2800 com 512 MB (primeiro carregamento, sem preloading) e em pouco mais de 3 segundos a partir do segundo carregamento (quando ele já está armazenado no cache de disco) e consumindo bem menos memória RAM que de costume.


Gostou da dica? Veja a agenda de cursos presenciais com Carlos E.Morimoto em Porto Alegre e São Paulo
Veja também como configurar a galeria de imagens do openoffice:
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20051104.php

Como é bom compartilhar

Ensinei aquí na véspera do feriado como fazer backup do palm no ubuntu, e hoje dia 16, o que acontece? Meu palm deu pau. O Backup tá lá, lindo, maravilhoso, criei até um vcard dos meus contados, tudo devidamente guardado e copiado também para o pendrive, manca :)

Como usar o bittorrent

No site http://www.guiadohardware.net há um excelente artigo ensinando como usar o bittorrent, o link é: http://www.guiadohardware.net/artigos/259/

Lançado o Kalango Linux 3.2

Jáusei o kalango Linux várias vezes como ferramenta de manutenção, ele sempre está um pouco à frente do kurumin neste quesito

Após 7 meses de desenvolvimento a versão 3.2 do Kalango Linux está pronta. Essa versão conta com OpenOffice 2.0, KDE 3.4.3, Gnome 2.10, Kernel 2.6.11-klg, dentre outras novidades.
.
O foco permaneceu na estabilidade, mas dessa vez um pouco mais voltado para segurança com novidades exclusivas, veja: Kernel Hacks, Sec Shell.
.
O Kalango conta hoje com o melhores softwares livres disponíveis nas mais diversas áreas, como amaroK (Player multimídia), K3B (Gravação de CD e DVD), Azureus (Cliente para bittorrent), OpenOffice (Suíte de escritório), Gimp (Tratamento de imagens), Inkscape (Desenho vetorial), Firefox (Navegador web), Thunderbird (Cliente de email) e muito mais.
.
A idéia agora é focar na manutenção do SGP (Simples Gerenciador de Pacotes), para que funcione perfeitamente na nova versão.
.
.Faça o download da nova versão aqui.

Cito como exemplo de sua inovação o particionador gparted. O acabamento e o cuidado com a interface limpa e organizada chamam a atenção!


Personalizando seus cd's com o serpentine

Que tal criar cd's personalizados de forma fácil e rápida?
Há você também quer? Se você é um feliz usuário do ubuntu Breezy ele já está lá bonitinho, mas qualquer distro baseada no gnome deve ter ele. Achei algo neste link: http://s1x.homelinux.net/projects/serpentine

Na versão mais recente contida no ubuntu abra o programa, simultaneamente abra o nautilus que é o gerenciador de arquivos e arraste as faixas para a janela do serpentine, ele avisará se a capacidade excedeu. Pode arrastar sem medo faixas mp3 ou ogg que ele gerará o seu sonhado cd de aúdio personalizado, Amei!

Veja os shots que retirei do site:
http://s1x.homelinux.net/projects/serpentine

Main window showing audio metadata and disc usage widget:

Main window

Preferences, simple and effective:

Preferences window

Recording, of course it has a progress bar!

Recording progress

Fazendo backup dos dados do palm no ubuntu

Há tempos atrás lí um excelente artigo do Morimoto do Guia do Hardware que tratava de como usar um programinha chamado pilot-xfer (modo texto) para fazer backup dos dados do palm. o link é:
http://www.guiadohardware.net/linux/dicas/87.htm
Procurei o pilot-xfer no ubuntú e o bicho não tava lá. Como bom fuçador e após muita suadeira achei o caminho das pedras:

logue como root num terminal --- su
apt-get install pilot-link
se seus repositórios não tem o programa veja esta dica:
http://www.ubuntu-br.org/guia/#extrarepositories

esse "pilot-link" instala uma porção de aplicativos veja a relação completa em:
http://linux.about.com/library/cmd/blcmdl7_pilot-link.htm

Após a instalação do programa siga os passos daquele link lindo e maravilhoso
que citei alí em cima (do Morimoto). Para iniciar um backup fiz assim:

pilot-xfer -p /dev/ttyUSB1 -b ./

-p --> a porta a ser usada
-b --> indica que é um backup
./ --> para a pasta atual

Você pode ainda salvar os contatos em formato csv (campos separados por vírgula) e importar para algum gerenciador de contatos, usando estes comandos.

touch contatos.csv (cria um arquivo vazio para os contatos)

pilot-addresses -p /dev/ttyUSB1 -w contatos.csv

Outra dica: Não lembro a ordem correta se você deve dar o comando primeiro ou pressionar o hot sync do palm primeiro, mas você é uma pessoa esperta e sei que conseguirá, não é pequeno gafanhoto?

Graficamente use o programa j-pilot
use o velho synaptic para baixa-lo.

Grupo apoiado por IBM compra e abre patentes

Posted on Quinta, novembro 10 @ 16:45:24 BRST
Retirado do site: http://www.cipsga.org.br/article.php?sid=7535&mode=thread&order=0
Topic: IBM
Cinco grandes nomes do mundo da tecnologia fundaram um novo empreendimento chamado Open Invention Network, que vai adquirir patentes e oferecê-las sem custo para promover o sistema operacional de código aberto Linux.

O grupo é formado pela IBM, Novell, Philips, Sony e Red Hat, e será comandado por Jerry Rosenthal que, até recentemente, era vice-presidente de Propriedade Intelectual e Licença da IBM.

Quando o Open Invention Network adquirir patentes elas estarão disponíveis para qualquer companhia, instituição ou indivíduo que concorde em não usar suas patentes contra o Linux ou certas aplicações relacionadas ao sistema operacional.

Entre as primeiras patentes do grupo estão um conjunto de aplicações compradas da Commerce One por uma subsidiária da Novell.

A organização é apenas uma entre recentes movimentos similares no cenário do código aberto. Em janeiro deste ano, a IBM abriu 500 de suas patentes de software para desenvolvedores de código aberto. Duas semanas depois, a Sun Microsystems seguiu o mesmo caminho, liberando 1.670 patentes para a comunidade.

Em agosto, o Open Source Development Labs (OSDL) lançou uma iniciativa para reunir licenças de software e patentes comprometidas com a comunidade de software livre em um único repositório, facilitando o acesso dos desenvolvedores.

Essas iniciativas tem sido impulsionadas por um desejo de diminuir a ameaça de processos de infração de patente contra criadores e usuários de software de código aberto.

Essa ameaça foi demonstrada em 2003, quando o SCO Group processou a IBM e Rad Hat, duas das empresas por trás do Open Invention Network, alegando infração relacionados ao sistema operacional Linux. Em 2004, SCO começou a exigir que alguns usuários do Linux pagassem taxas de licença.

No entanto, as patentes liberadas até hoje representam apenas uma pequena fração das 150 mil a 300 mil patentes de software existentes nos Estados Unidos. Alguns acreditam que futuros processos sejam inevitáveis.

Em fevereiro, Mitchell Kapor, um dos fundadores da Lotus Development e forte apoiador do código aberto, alertou que patentes podem levar empresas como a Microsoft a promover processos em larga escala contra o mundo do código aberto.

"O modelo de negócio deles não resiste à nova era que é claramente do código aberto, um modo nitidamente superior em termos economicos de produzir software", ele afirmou. "É claro que eles vão abrir processos em massa, por que não o fariam?".

Fonte: ComputerWorld

:: Conhecimento Livre ::

Com a colaboração de milhões de anônimos de todo o planeta, eis que a Fundação Wikimedia conseguiu arrecadar US$ 227.860 (até este exato momento, 15:11). E eles precisavam de US$ 200 mil.Conhecimento é poder. Ajude a mantê-lo livre!

A Fundação Wikimedia e todos os seus projectos estão a crescer a uma velocidade mais rápida que alguma vez teríamos sonhado. A Wikipedia.org sozinha tem 800 milhões de hits por dia, tornando-se num dos 50 websites mais visitados no mundo. Isso significa que toda a gente em todo o lado está a se virar para os nossos projectos-Wikipédia, Wikilivros, Wikinotícias, Wikcionário, Wikisource, Wikiquote, e o Wikimedia Commons-como uma fonte segura de informação e de conhecimento.

Software Livre aogra é lei em Goiás

Software Livre agora é Lei em Goiás
10/Nov - 03:44


O governo de Goiás, através do Gabinete Civil da Governadoria, sancionou a lei de autoria do deputado Luis Cesar Bueno que libera a utilização de software livre na administração pública estadual, empresas e autarquias do Estado de Goiás.

A lei 15.425 que circulou no diário oficial de 09 de novembro de 2005 libera os programas de software aqueles cuja licença de propriedade industrial ou intelectual não restrinja sob nenhum aspecto sua cessão, distribuição, leia a matéria completa no link abaixo:
Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/4956

Atualização of the "guide to inkscape"

Além do meu já ilustre manual do inkscape existe em lingua inglesa este outro:
http://tavmjong.free.fr/INKSCAPE/MANUAL/html/index.html que foi recentemente atualizado, é que diante da eminência do novo release do inkscape "0.43" os autores decidiram atualizar o mesmo.

Quanto ao meu manual citado acima, pretendo em um momento futuro lançar uma versão em outro formato. Quem sabe o pessoal do desenvolvimento do inkscape não cria outra "feature (recurso)" e de repente podería-mos adicionar páginas a um documento?

vivaotux no br-linux

Surpresa agradabilíssima, abro o inseparável firefox às 6:16 h da manhã dessa sexta feira 11 de novembro, vejo uma notícia no br-linux indicando meu humilde blog como fonte de informação para a comunidade do software livre. Desde o primeiro momento desejei que isto acontecesse, uma sede insaciável de partilhar conhecimentos sempre moveu este projeto.

O estilo do vivaotux é:
Captar notícias em outros sites (sempre citando a fonte da notícia), comentando posturas e os rumos do software livre e trabalhando para a concientização tendo como base fundamental este texto:
http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt.html

Finalmente digo à comunidade: Devemos ter cuidado para não permitir que os novos usuários de software livre apenas usem sem conhecer a questão filsófica, significa dizer que não basta usar software livre, há que se saber os motivos pelos quais utilizamos software livre e lutar na defesa deste ideal multiplicando este conceito como base fundamental.

Dicas ubuntu e gnome

Arquivo de dicas do Linux ubuntu breezy badger
Criado: Qui 10/Nov/2005 hs 20:08
Last Change: Qui 10 Nov 2005 23:09:26 BRT
Autor: Sergio Luiz Araujo Silva


Introdução

Considere que o ubuntu, em sua versão atual
só instala o Gnome, caso queira o kde terá de usar
o sistema de instalação de pacotes, mas depois de
usar bastante o gnome percebí a maturidade do projeto.
Estável, confiável e com uma interface limpa o gnome
está me conquistando de uma vez por todas.



Aplicações Iniciais

Para configurar uma aplicação de modo que ela
inicie na abertura da seção:
Sistema >> preferências >> Seções >> Programas iniciais


Configurações automáticas com o EasyUbuntu

http://www.linuxbsd.com.br/forum/viewtopic.php?topic=8786&forum=18
O EasyUbuntu facilita uma série de configurações para usuários
menos experientes, siga o link citado acima e divirta-se.

Habilitando outros repositórios de pacotes

Pelo próprio synaptic há como fazer isto, basta fuçar
que você achará como faze-lo
Sistema >> Administração >> Gerenciador de pacotes Synaptic
veja este link: https://wiki.ubuntu.com/AdicionandoRepositoriosHowto


Configurando temas e wallpapers facilmente

Instale o "Art Manager" que é um gerenciador de
todos os temas do gnome, bordas das janelas, temas
de ícones e papeis de parede.


Comportamento das janelas

Para que ao clicar na barra de titulo de uma
janela a mesma seja enrolada ao invés de maximizada
Sistema >> Preferências >> Janelas
Na seção "Ação da Barra de título" escolha enrolar


Adicionar Aplicações

Para adicionar pacotes, além do Synaptic e do apt
no ubuntu você pode usar o menu
Sistema >> Administração >> Adicionar aplicações


Configurações avançadas

Aplicações >> Ferramentas de Sistema >> Editor de configurações
Através deste programa pode-se configurar uma série de coisas
que estão ocultas no gnome, é uma espécie de regedit do gnome.
A primeira vez que li sobre ele foi na revista LinuxMagazine.

Outra dica sobre o Editor de Configurações. Lembrese que você pode usar o atalho Ctrl+F para procurar algo no mesmo, ou seja, não é necessário ficar buscando em todos os lugares, para testar, abra-o, use Ctrl+F e digite nautilus. Observe então o painel de baixo, nele ficam as ocorrências da busca que você fez, basta clicar em uma delas que a chave correspondente será aberta!


Monitorando a segurança e atividades

Aplicações >> Ferramentas de Sistema >> log do Sistema
É um sistema gráfico para leitura dos logs do sistema

Matando processos

Aplicações >> Ferramentas de sistema >> Monitor do Sistema
Permite matar processos graficamente, além é claro
de outros modos como usando o comando ps, o xkill etc.



Personalizando o nautilus

O nautilus é o gerenciador de arquivos do gnome, para
personaliza-lo por exemplo para exibir as pastas em
forma de árvore:
Observe que acima do grande ícone do seu diretório home
há um menu com dropDown escrito "informações", clique na
setinha e escolha "árvore".

No ubuntu em sua versão mais nova, não sei as outras, não exibe a barra de endereços de forma tradicional, para fazer com que um endereço possa ser digitado no nautilus faça:

Aplicações >> Ferramentas de Sistema >> Editor de Configurações >> apps >> Nautilus >> preferences - Marque a caixa "always_use_location_entry"


Exibindo arquivos ocultos no nautilus

Para exibir arquivos ocultos no nautilus basta usar
a combinação de teclas CTRL+H
Usa-se a letra "H" pois em inglês oculto se escreve "hide"

Para ir para o diretório pessoal use Alt+home


Captura de telas

Na versão 2.12.1 do Gnome use a tecla
printscreen para capturar a tela inteira
e Alt+printscreen para capturar a janela ativa

Pode ainda determinar um delay (tempo de espera)
gnome-panel-screenshot --delay=5


Áreas de trabalho virtuais

Para alternar use:
Ctrl+Alt+setas direita e esquerda


visualizar multiplas imagens

Para abrir o visualizador de imagens com múltiplas
imagens, abra o "olho do gnome" vá no menu abri, e durante
essa abertura selecione vários arquivos.

Você pode ainda ao abrir o "olho do gnome" eye of gnome,
ir no menu arquivo e selecionar "abrir pasta" e apontar
para uma pasta que contenha imagens isso fará com que ele
abra múltiplas imagens. Descobrí este recurso recentemente
e percebí que o "olho do gnome" é um visualizador perfeito!


Instalando um novo tema para o gdm

O gdm é o gnome desktop manage
vamos instalar um muito legal que achei hoje 11 de novembro no gnome-art http://art.gnome.org/themes/gdm_greeter/1152
para visualiza o screenshot clique aqui

para instalar um novo tema para ele abra
Sistema >> Administração >> Configuração da tela de início >>
na guia recepção com tema há um botão embaixo "instalar novo tema"
aponte para o arquivo compactado que você baixou.


Editando menus

Na nova versão do ubuntu "Breezy" basta clicar com o botão direito
sobre o menu e escolher "editar menus".

Para personalizar o gnome visite o site oficial: http://www.gnome.org/ na seção http://art.gnome.org/

Autenticação no Velox
Eu uso um modem roteado e não tenho problemas, busque no site abusar http://www.abusar.org/
veja esta dica: http://www.abusar.org/manuais/c_hSmarTax.html
Acho que para outros casos deve-se usar como nesta dica publicada no forum ubuntu
http://ubuntu.linuxval.org/phpBB2/viewtopic.php?t=1770

Dica: para buscar o termo "rotear" em um site qualquer use:
rotear site:http://www.abusar.org

Aparecerão várias ocorrências, mas somente no site indicado, isto é útil quando você sabe que a solução está em determinado site, mas não sabe qual o link.

Aumentando a segurança no serviço ssh

Viva o Linux e o Software Livre
Sempre ele, o vivaolinux trazendo pérolas (que não são negras) como as dos filmes do Renato Aragão...

Veja este excelente artigo sobre como tornar o serviço ssh mais seguro
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4048

As últimas notícias do br-linux...

Palm reafirma compromisso com Linux
http://br-linux.org/linux/node/2176

HP vende Desktop Linux no varejo brasileiro
http://br-linux.org/linux/node/2169

Supercomputador da USP rodará Linux

Lí esta notícia primeiro no br-linux
Neste link: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2005/11/08/ult2870u41.jhtm
você lê a matéria completa. Mas também pode ler aqui.

O Brasil terá seu quinto supercomputador na lista dos 500 mais potentes do mundo, com o anúncio da USP (Universidade de São Paulo) de adquirir uma máquina da Sun Microsystems, com capacidade de processamento de 2,8 teraflops (um teraflop equivale a um trilhão de operações por segundo).

Esse desempenho colocaria o equipamento na 301ª colocação do ranking organizado pelas universidades de Mainhein (Alemanha), Berkeley e Tennesse (EUA). A lista é encabeçada pelo BlueGene/L, desenvolvido pela IBM e pela Administração de Segurança Nuclear dos EUA, mantido pela Universidade da Califórnia e que pode ter, teoricamente, um desempenho de 183,5 teraflops (seu pico foi de 136,8).

O supercomputador da USP é um cluster (sistema em que diversos processadores podem trabalhar simultaneamente na execução de uma mesma tarefa) de 624 chips "dual core" (dois núcleos de processamento na mesma pastilha), fabricados pela AMD, e funcionará com Linux.

E custará US$ 650 mil, uma "superoferta", segundo a universidade, pois a Sun ofereceu um desconto de US$ 1,25 milhão em troco de visibilidade no mercado (a empresa possui apenas cinco equipamentos nessa lista, contra 259 da IBM). A máquina seria compartilhada por pesquisadores das diferentes faculdades e ganharia um upgrade de US$ 300 milhões no ano seguinte. Será também a primeira instituição de ensino na América Latina a ter um equipamento desse porte.

Os outro quatro mais poderosos do Brasil são todos da Petrobras e ocupam os 95º, 97º, 118º e 208º lugares no ranking.

Hoje 14 países possuem mais supercomputadores: Estados Unidos (277), Alemanha (40), Reino Unido (32), Japão (23), China (19), Coréia do Sul (14), França (11), Itália (11), Índia (8), Israel (8), Canadá (7), Arábia Saudita (5), Austrália (5) e México (5). O único país sul-americano que também possui uma máquina dessas é a Venezuela (apenas uma).

Para acessar a lista completa, acesse o site www.top500.org.

Recentemente, o Japão anunciou uma parceria com NEC, Hitachi e várias universidades para desenvolver até 2011 um supercomputador capaz de realizar três quadrilhões de cálculos por segundo, ou 3.000 teraflops. O ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, Toshihiko Hoshino, acredita que nesse período o BlueGene/L e seus sucessores também estarão trabalhando nessa velocidade.

Outra promessa recente partiu da Lenovo, que pretende construir um de 1.000 teraflops para o governo chinês até 2010.

guia do ubuntu


Guia Iniciante Não Oficial Ubuntu 5.04

Neste link você acessa um guia do ubuntu Linux. Eu particularmente estou muito satisfeito com o que o ubuntu me proporciona, uma interface limpa e amigável. Estamos no caminho certo.
Link: http://www.ubuntu-br.org/guia/

Artigo sobre patentes de software

Bem-Vindo CIPSGA





No site cipsga http://www.cipsga.org.br/ - Comitê de incentivo à produção de software GNU e Alternativo achei este artigo muito bom sobre a questão das patentes. Particularmente tenho preocupado-me bastante com a questão ideológica por acha-la mais decisiva na questão dos programas de computador do que propriamente a codificação dos mesmos. Não deixe de ler.

Google invoando sempre...

Google
Ao abrir o google procure no canto superior direito por um link chamado "Página inicial personalizada".

É necessário ter uma conta no google, daí você loga, acessa e edita favoritos. Tem uma porção de coisas que não mexi ainda mas me pareceu fantástico, inclusive avisando quando chega e-mail na sua caixa postal. É foda mês!

Outra excelente observação do Linux Daily Log

Stallman questiona o uso da expressão “propriedade intelectual”

Link para o original: aqui
Retirado do site: http://www.linuxdailylog.com/

Postado em 26 de Outubro de 2005, por André Moraes

Já disse aqui, em outro post, que nem sempre concordo com as idéias do Richard Stallman, mas que, independente deste fato, ele tem que ser ouvido. Para mim, algumas vezes, o que ele diz vai ter pouco impacto, em outras, vai me chamar a atenção para erros conceituais que reduzem minha capacidade de julgamento a respeito de questões ligadas às patentes, copyrights e marcas registradas. O artigo publicado no site da Free Software Foundation, sob o título “Você disse ‘propriedade intelectual’? Esta é uma miragem sedutora”, cai no segundo caso.

No texto, Stallman posiciona o termo propriedade intelectual, PI, como uma forma de diferentes grupos de interesse criarem confusão a respeito de coisas distintas. Dando nome aos bois, RMS questiona se as leis referentes a patentes, copyrights e marcas registradas podem ser realmente agrupadas sob o guarda-chuva da PI:
Leia o restante do artigo »

Firefox 1.5 RC1 lançado

no site: http://www.linuxdailylog.com/2005/11/firefox-15-rc1-lancado.html
e também no www.br-linux.org foi noticiado o lançamento do release candidate do
Navegador Firefox.


Com muitas novidades...
  • Atualização automatizada para melhorar a eficiência das atualização do produto. A notificação de uma atualização está mais proeminente, e as atualizações para o Firefox terão meio megabyte ou menos. A atualização de extensões também foi melhorada
  • Navegação mais rápida com melhorias na performance dos botões Voltar e Avançar
  • Reordenação das abas com a possibilidade de arrastar e soltar
  • Melhorias no bloqueio de popups
  • A característica Clear Private Data fornece uma maneira fácil de remover rapidamente dados pessoais através de um item de menu ou de um atalho de teclado
  • O [site] Answers.com foi adicionado à lista de mecanismos de busca
  • Melhoria na usabilidade do produto, incluindo páginas descritivas de erros, opções de menu reprojetadas, descoberta de RSS e experiência em “Safe Mode”
  • Melhor acessibilidade incluindo suporte à acessibilidade DHTML e tecnologias de acessibilidade tais como o leitor de telas Window-Eyes 5.5 beta para o Microsoft Windows. Leitores de tela lêem alto toda a informação disponível em aplicações e documentos ou mostram num display Braille, habilitando usuários cego e com problemas de visão a usar softwares funcionalmente equivalentes à aqueles utilizados por quem não tem tais dificuldades
  • Assistente Report a broken Web site para relatar sites que não estão funcionando com o Firefox
  • Melhor suporte ao Mac OS X (10.2 e superiores) incluindo migração de perfis do Safari e do Internet Explorer para Mac
  • Novo suporte para Padrões Web, incluindo SVG, CSS2 e CSS3 e JavaScript 1.6
  • Diversas melhorias de segurança
Você pode baixa-lo aqui
visite o site oficial: http://www.mozilla.org/projects/firefox/

Garimpar notícias...

Garimpar
Seria ótimo se existisse um site que agregasse todas as notícias em um só lugar para lhe permitir a leitura mais rápida de notícias, afinal no mundo da informação tem gente que até fica com depressão se não se sentir suficientemente informado né?

Mas sabia que existe um site assim?
http://www.garimpar.com/noticias/

Quem vende computadores caros fala assim...

O cara da Dell criticou o notebook de U$ 100,00. Mas afinal o que se poderia esperar de um cara desses. Ele vende computadores acessíveis somente para a elite, e se um pobre quizer um tem duas opções:

1 - Fica anos a fio juntando a grana
2 - Arruma um arma emprestado de alguém que votou no não e vai a luta

Há ainda uma terceira opção: Ficar olhando o dos outros e torcendo para
que um dia eles lhe emprestem.

Veja afinal o artigo que lí sobre a opinião do rapaz. no www.br-linux.org

Michaell Dell critica notebook de U$ 100,00
Governos | Mercado

O projeto de oferecer notebooks de baixo preço a estudantes em países emergentes, criado pelo co-fundador do laboratório de mídia do MIT, Nicholas Negroponte, não atende as necessidades desse público e tem sérios problemas estruturais. É o que afirma Michael Dell, chairman e CEO da Dell, empresa que lidera o mercado mundial de PCs. Em entrevista concedida na quarta-feira (02/11), nos Estados Unidos, a jornalistas da América Latina e Canadá, o executivo declarou que é preciso ser cauteloso para não gerar falsas expectativas com o projeto. "Esse tipo de equipamento é realmente o que essas pessoas precisam?", indaga o executivo.

Segundo ele, o laptop de US$ 100 teria sérias limitações tecnológicas, além de depender de conexões não disponíveis em larga escala nos países emergentes. "Se fosse tão fácil criar um computador desse tipo, ninguém precisaria comprar um novo. E estaríamos utilizando o mesmo tipo de computador que tínhamos em 1981", destaca Dell” Veja o texto completo em IDG Now!.

Seria espantoso se Michael Dell louvasse este projeto que invade um grande mercado potencial para seus próprios produtos. Ao mesmo tempo, alguns dos questionamentos levantados podem merecer reflexão.

Comparação Linux X Windows Screenshot a Screensot

No site http://www.tuxresources.org/blog/winlin/ há uma comparação entre o Linux e o Windows mostrando os dois lado a lado. É uma comparação muito bem feita com muitas observações, vale a pena conferir.

Microsoft usando Linux indiretamente

Fonte: www.noticiaslinux.com.br
A próxima vez que Bill Gates enviar um e-mail através da nova rede Wireless da Microsoft, este passará através de um dispositivo de rede baseado em Linux.

No começo desde ano a Microsoft e a Aruba Networks anunciaram que as duas companhias trabalharão para substituir a atual rede wireless Cisco com a infra-estrutura com gerenciamento centralizado da Aruba, que elimina a necessidade de alterações individuais em access points (APs).
A Aruba Networks foi selecionada a prover o equipamento de conectividade por ser considerada uma das maiores redes wireless de próxima geração, servindo mais de 25.000 usuários por dia em 60 países.
O que o anúncio da Aruba não mencionou é que os controladores Aruba rodam o sistema operacional Linux, que a Microsoft tem agressivamente apontado como inferior ao Windows como parte de sua campanha de marketing "Get the Facts".

Traduzida da fonte: http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;754084996;fp;16;fpid;0

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1131069496.html#comentarios

A Revulução não serão Televisada

The Revolution Will Not Be Televised (documentary)

Um documentário sobre a verdadeira História boliviana
http://www.venezuelaenvideos.com/pt01v03.htm

"Linha de Comando - O Som que Vai Rolar no Verão"

Comunidade | Variedades

O pessoal do Estúdio Livre (www.softwarelivre.org) criou uma música que promete ser o mais novo hit do software livre nesse verão. Escrevi um relese sobre sobre a música em meu blog (psychopenguin.org), mas os arquivos podem ser baixados diretamente aqui. Vale a pena ouvir. 'Linha de comando eh o maior maior barato você nunca mais vai esquecer dar um cat no arquivo ls pra listar e pra mudar o diretório eh o cd GNUUUUUUUUUUUUUUU '” A nota foi enviada por Fabio Brito (PsychoPenguin) (fabioΘdebian-ba·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.
Fonte: http://br-linux.org/linux/node/1984

Planet Ubuntu br

A picture of the Circle-of-Friends Ubuntu login screen.
Com o objetivo de agregar a comunidade ubuntu surgiu a idéia do Planet ubuntu. No Brasil já existe o nosso planeta ubuntu.
http://planeta.ubuntubrasil.org/

É muito dinâmico não deixe de conhecê-lo!
Há, já ia me esquecendo. No orkut também:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6232011

Como desenvolver boas páginas para web

Acho que um bom começo é ler a discussão iniciada no br-linux sobre a melhora do próprio. Lá há links para artigos em inglês e comentários de usuários do www.br-linux.org que dão uma luz sobre este intrigante assunto.

http://br-linux.org/linux/?q=node/2122&PHPSESSID=cc7c34669d0cfdd254aa5c13e9cc7c33

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo