Aprenda a confiugurar o iptables

O Iptables é um firewall em nível de kernel do linux
O link para o manual é este: http://www.eriberto.pro.br/iptables/

Lançada a versão 1.0 do editor HTML Nvu

Aplicações

O editor HTML open-source Nvu, que pretende rivalizar com o Dreamwaver e o Frontpage, foi lançando dia 28 em sua versão 1.0. As novidades podem ser vistas no site do projeto” A nota foi enviada por Edir Dumaszak (dumaszak(at)yahoo(dot)com) que acrescenta este link do Nvu para maiores detalhes. O Nvu é um software livre cujo desenvolvimento é primariamente financiado pela Linspire.

Fonte: http://br-linux.org/linux/?q=node/1178

Editor para códigos do LaTeX

ou Veja neste link: http://www.mat.ufmg.br/~regi/topicos/intlat.html
Agora que você já sabe o que é, que tal um editor que pode ser usado no kde, chamase kile
e o site do bicho é este: http://kile.sourceforge.net/


Outro bom editor para codigos LaTeX e que é multiplataforma é o TeXmaker
http://www.xm1math.net/texmaker/index.html



Manuais para conhecer mais a fundo o latex:
http://biquinho.furg.br/tex-br/doc/LaTeX-demo/
http://abntex.codigolivre.org.br/
http://www.tex-br.org/index.php/P%C3%A1gina_principal
Modelos LaTeX para o kde:
http://biquinho.furg.br/tex-br/doc/Modelos-LaTeX-KDE-1.01.tar.gz

UOL disponibiliza discador para usuários Linux

2005-06-27 22h43min

O UOL disponibilizou um novo modelo do Discador 2005, compatível com o sistema operacional Linux. O programa traz as mesmas funcionalidades da versão para Windows, como definição do modo de discagem (tom ou pulso), inserção de códigos para captura de linha, uso de número pré-definido e rediscagem automática.

O discador também permite que se defina quais programas serão abertos quando a conexão com a Internet for estabelecida.

Esta versão está disponível para as seguintes distribuições do sistema operacional Linux: Fedora 3, Fedora 2, Conectiva 10, SuSE 9.1 e RedHat 9 - para esta, o programa ainda está em fase de testes.

Link: http://www.uol.com.br/discador

Fonte: www.noticiaslinux.com.br

Firefox é escolhido melhor produto de 2005 pela PCWorld:

2005-06-28 23h41min

A PCWorld acabou de lançar a lista dos 100 melhores produtos de 2005.
O navegador Mozilla Firefox foi escolhido o produto do ano (primeiro lugar).
O Mozilla Thunderbird também está na lista!

Confira já (em ordem):
http://www.pcworld.com/reviews/article/0,aid,120763,pg,12,00.asp

Fonte: www.noticiaslinux.com.br

TCE-CE usa LINUX a todo vapor

2005-06-26 19h59min

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, utiliza Linux há um ano, o orgão conta com 2 servidores e 27 clientes a pleno vapor e 60 novos clientes sendo implantados pelo analista de suporte Ricardo Henrique de P. Barroso.
Há um ano começava no Tribunal de Contas do Estado do Ceará a implantação de um projeto audacioso que tinha como meta reduzir custos de informática e atualizar a plataforma ultrapassada que existia. Foi implantado um sevidor de arquivo Mandrake substituindo o windows2000 sever, foi implantado um servidor Proxy Squid substituindo o ISA Server da Microsoft, foram implantadas 27 máquinas clienets Linux, com a Suite de escritório OpenOffice, e esta sendo implantado mais 60 clientes Linux depois de um ano de sucesso da nova tecnologia. O responsável por tudo isso o Analista de suporte Ricardo Henrique de Paula Barroso, diz que só consegui devido a determinação da presidente do orgão Soraya Tomas Victor que acreditou na proposta, e esta vendo os resultados com bons olhos.Outra Pessoa que deu grande força ao projeto foi a assessora da presidencia Sílvia Kataoka, que também viu no projeto o melhor caminho para um melhor desempenho do departamento de TI.

Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1119826762.html

Konqueror passa no teste do W3C

Konqueror passa no teste do W3C: “A notícia não é nova (04/06/2005), mas acho que serve como parâmetro diante das últimas relacionadas aos browsers. O Konqueror é um dos poucos browsers existentes capaz de renderizar com sucesso uma página teste do W3C. Os outros navegadores capazes de tal 'façanha' são o Safari e o iCAb, ambos para Mac OS X.” A nota foi enviada por CWagner (cwagner@bol.com.br) que acrescenta este link da notícia para maiores detalhes.

Fonte: http://br-linux.org/linux/?q=node/1143

Breve introdução à Engenharia Social

Veja no link abaixo uma pequena referência a uma das muitas técnicas hacker existentes: http://omega.codigolivre.org.br/index.php/Engenharia_Social

Sem padrões a Internet não seria o que é...

The World Wide Web Consortium (W3C)

W3C é a resposta para acessibilidade na Web. Porque padroniza uma série de tecnologias gratuitas (principio básico para qualquer coisa ser "acessível"). Tecnologias estas que são o "core" do sucesso da web como a conhecemos, ontem e hoje (HTTP, HTML, XHTML, XML, CSS, SVG, SMIL ETC). Se seu site precisa ser acessível, siga a W3C.

Já vi sites com CSS muito mais bonitos que muito Flash por ai, sem falar que são INFINITAMENTE mais acessiveis.

O SVG é o futuro. Acho até que enchergando isso, os executivos da Macromedia resolveram vender o elefante branco.

Sobre as vantagens do padrão W3C:
http://www.maujor.com/w3ctuto/webquality.html

Sobre as vantagens do SVG sobre QUALQUER outro formato vetorial atual:
http://www.dbxgeomatics.com/xml-svg/SVG-XML.aspx
Alex (alex_leao@pop.com.br) comentou dia 11/05 às 13:35
neste link

WPKG, um gerenciador livre de instalação de softwares para Windows

Administração

WPKG é uma ferramenta automática para distribuir Service Packs, hotfixes, programas de instalação de um servidor central (Samba) para estações em ambiente Windows. Para redes com Windows XP essa ferramenta pode substituir o Software Update Services (SUS) da Microsoft utilizando um servidor Linux com o Samba instalado.” A nota foi enviada por Antonio Luis Ribeiro (ribeiro@ieav.cta.br) que acrescenta este link do site oficial para maiores detalhes. A página no Freshmeat sobre este sistema também tem detalhes.
Fonte: www.br-linux.org

Openoffice.org 2.0 beta em português



Neste link: http://www.linorg.usp.br/OpenOffice.org/contrib/rc/2.0bc/

Linux para o futuro Playstation 3

Comunidade

A terceira geração do vídeo game que tem feito mais sucesso no mundo terá HD (80GB e 120GB) a venda com Linux pré instalado. Se o processador Cell e a placa de vídeo forem tão potentes quanto eles estão dizendo, pode ser que daqui a um tempo valha mais a pena ter um vídeo game que um PC.” Ou talvez a fronteira entre os consoles de jogo e os PCs dedicados ao entretenimento fique ainda mais tênue. A nota foi enviada por Bruno Gonçalves Araujo (bigbruno(arroba)gmail.com) que acrescenta este link da fonte para maiores detalhes. O Slashdot também tem detalhes.
Fonte: www.br-linux.org

Codecs para o kaffeine

Para assistir filmes do média player no kaffeine baixe os codecs em:
ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/pool/main/w/w32codecs/

Para instalação manual faça:
# dpkg -i w32codecs_20050412-0.0_i386.deb

ou adicione ao /etc/apt/souces.list
#codecs and shite
deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ stable main
# deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ unstable main
# deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ testing main
# comment out the first merillat repo after installing w32codecs and libdvdcss
depois faça:

# apt-get update
# apt-get install w32codecs


veja mais dicas em: http://www.madcarters.com/content/view/21/60/

Para integrar plugins ao mozilla instale o mozplugger, contido no cd4 do Debian sarge ou procure na net. Isto fará com que a maioria dos plugins abra as janelas no próprio navegador.

Codecs para o Toem
http://wwwmplayerhq.hu/homepage/design7/dload.html

Novas informações do Palm OS sobre o Linux

Retirado do site:
http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=2295&sec=6

No final do ano passado a PalmSource revelou que iria desenvolvedor a versão do Palm OS Cobalt que rodaria sobre o Linux. Pouco foi revelado desde então sobre o novo sistema.
Agora o produto foi apresentado, ainda em versão bastante preliminar. Mesmo assim o que muitos queriam saber não foi revelado, que é a data de lançamento do Palm OS para Linux. De forma não oficial pode-se saber que a PalmSource espera entregar no final desse ano para as licenças o sistema, e que deve-se ter equipamentos com o Palm OS para Linux na metade de 2006.

Para o usuário final pouco será alterado, pois a parte de gráficos, sistema de janelas, biblioteca de interface, mídia, gerenciamento de dados, sincronismo, telefonia, comunicação de alto-nível e o emulador PACE serão mantidos, assim como os aplicativos padrões (PIN).
O que haverá de diferente será a parte básica do sistema, que rodará sobre o kernel do Linux versão 2.6. Os componentes do Cobalt que serão substituídos são: microkernel, runtime, gerenciamento de memória, device drivers, comunicação de baixo nível (TCP/IP, Bluetooth, WiFi, USB, Serial), sistema de arquivos, e segurança. Com isso ganham os desenvolvedores, com mais flexibilidade, e a PalmSource, que deixará para a comunidade Linux desenvolver muito do sistema, se concentrando nos aplicativos, e outros componentes.
A impressão que se teve na PalmSource DevCom é que o foco agora é praticamente todo para o sistema em Linux, mesmo que as versões Garnet e Cobalt continuem a ser os produtos disponíveis para as licenças. No futuro a empresa irá decidir se continuará a oferecer as versões sem o Linux, baseado no retorno das licenças.

Fonte: Palm Brasil

Sistema Linux virtual pela web usando PHP

Variedades

Você achava que os Live CDs eram o melhor jeito de demonstrar uma estação GNU/Linux para um usuário acostumado com o Windows? Agora existe um jeito mais fácil ainda: a 'open source region stuttgart' da Alemanha desenvolveu um sistema usando PHP que permite a máquinas Windows experimentar um sistema GNU/Linux com KDE 3.3 completo através de uma aplicação web. Parece muito estranho pra ser verdade? Mas é verdade e funciona, eu já testei. O desktop remoto pra Windows você executa aqui e a notícia explicando os detalhes aqui.” A nota foi enviada por Patola (patola em linuxfud.org) que acrescenta este link da fonte para maiores detalhes.

Fonte: www.br-linux.org

Boicotando a mentira

A Microsoft continua mentindo em sua campanha difamatória contra o Linux, acho que é única coisa que pode fazer, pois os seus programadores até hoje não conseguiram sequer barrar os vírus.

Um site que definitivamente não vou mais visitar é o yahoo, antes vou anunciar para todos os meus contatos minha decisão. Por conta de anúncios contra o linux, matérias pagas pela empresa do Bill.

Leia isto:
http://www.novell.com/pt-br/linux/truth/response.html

Observatório da Imprensa: Imprensa especializada não acordou para o open source

Imprensa

Carlos Vendramini reclama do tratament do SL na imprensa nacional: 'Talvez esteja na hora de a 'grande imprensa' descer do pedestal, reconhecer sua ignorância em relação ao universo da informática e adotar sistemas segundo os moldes do Backstage (...) e assim permitir que aqueles que realmente se interessam e que gostam de informática possam contribuir para um conteúdo de nível elevado e antenado com as rápidas mudanças nesse meio.' Não sei se é o caso de não dar atenção, acho que a imprensa noticia da maneira que lhe interessa. Sobre a reunião do Rio, que a Agencia Carta Maior disse que discutiria '(...)inclusão digital, modelo de licenciamento de software e gestão da internet...' e '(...)construção de uma sociedade da informação mais justa e igualitária', já o Jornal Naacional da Globo disse que eles estavam discutindo meios de combate à pirataria (?!?!?), e falaram em como a pirataria prejudica o país, etc. Que jornalismo é esse?” A nota foi enviada por marcon (elmarcon@ig.com.br) que acrescenta este link da fonte para maiores detalhes.

Trecho da introdução: “A "grande Tia" do Reino Unido, a BBC de Londres, parece muito mais antenada em produzir conteúdo tratando da situação do open source no Brasil, do que a nossa própria grande imprensa. Nota-se, ao ler matérias em sites internacionais (não somente da BBC), que este movimento incentivado pelo governo federal do Brasil em favor da adoção do modelo aberto e colaborativo para desenvolvimento, distribuição e uso de software causa grande impacto na imprensa internacional. São muitas as matérias, algumas até bem longas, associando Brasil e open source [sistemas de código aberto]. Ocorre que este "grande impacto" parece estar sendo amortecido internamente pela nossa "grande imprensa". Nosso analfabetismo digital, ao que parece, afeta muito mais as cabeças formadas nas escolas de jornalismo do que o chamado "grande público leigo", como é classificado o leitor que procura informações nos encartes de informática dos grandes jornais e revistas, ou nos sites noticiosos da internet.”

Kurumin 4.2 disponível


Amado por muitos, odiado por outros o Kurumin vem fazendo História.
Você pode baixar o cd no site http://www.guiadohardware.net/kurumin/

Nova versão de Firefox apaga rastros de navegação

da Folha de S.Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u18555.shtml

Já está na internet uma versão de desenvolvimento do navegador Firefox 1.1, cujo lançamento oficial deverá ocorrer no mês de julho.

O programa, com nome provisório de Deer Park, pode ser baixado em www.mozilla.org/projects/firefox e traz como principal novidade o recurso Sanitize, que elimina os rastros de navegação (lista de páginas visitadas, cookies e senhas digitadas) com apenas um clique --função que já faz parte do programa concorrente Opera.

Outro detalhe no qual o novo Firefox parece imitar o Opera é a função Fast Back, que promete agilizar avanços e retrocessos na relação de páginas acessadas pelo usuário.

A janela de configurações do programa recebeu modificações estéticas e sua operação ficou mais fácil. Além do Deer Park para Windows, há versões compatíveis com Linux e Mac OS X.

PlayStation 3 com Linux

Ken Kutaragi, presidente da Sony Computer Entertainment adiantou à publicação japonesa "Impress PC Watch" que o HD do PlayStation 3, que será comercializado à parte, virá com Linux pré-instalado.
Fonte: www.noticiaslinux.com.br

Disponível o Fedora Core 4

Distribuições

Lançado hoje o Fedora Core 4, preparem seus CDs/DVDs para a gravação, download também disponível via bittorrent.” A nota foi enviada por Eduardo Corrêa (ercorrea at gmail dot com) que acrescenta este link da fonte para maiores detalhes. O anúncio lembra que o Fedora Core está disponível para x86-64, i386 e ppc/ppc64.

Fonte: http://br-linux.org/linux/?q=node/1043&CACHEMODE=1

Como deixar o Gnome e o kde iresistíveis

Quem conhece o Debian-br cdd já percebeu que o Gnome pode ficar com uma aparência incrívelmente atraente, veja os screenshots ou mesmo o Desktop de um feliz usuário do Debian-br cdd

mas como fazer isso?

Onde coloco temas e ícones?
Crie no seu /home uma pasta gnome_theme com três subpastas:
icones, bordas e temas
vá no site http://art.gnome.org/ e baixe o tema de ícones Gartoon ou outro de sua preferência para a pasta icones. o link para a seção de ícones é:
http://art.gnome.org/themes/icon/
Veja como são estes ícones:

Thumbnail

preview
zoom


Para as bordas sugerimos o tema Bluecurve, o mesmo usado pelo Fedora e pelo Red Hat, o link para o tema (bordas) é este.
veja como é o tema:

Thumbnail

Coloque na pasta bordas.
Há também os temas para botões, barras de rolagem etc. neste link

Habilitando os ícones e bordas

Há duas maneiras de fazer isto:
Descompacte os ícones para a pasta ~/.icons
ou
Abra o gerenciador de temas pelo menu:
Aplicações >> Preferências >> tema >> Detalhes do tema
e arraste a pasta dos ícones para dentro da lista. "não é necessário descompactar se usar este método!"

Os temas propriamente, deverão ser descompactados para a pasta ~/.themes
Obs: ~/.themes é o mesmo que /home/usuariocorrente/.themes

Veja também este link do vivaolinux:
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=2014

Você pode também colocar o tema Gartoon "descrito acima" para o kde
baixe o tema no link abaixo
http://www.kde-look.org/content/download.php?content=17362&id=1

Instalando tema de ícones no KDE
e siga os passos:
Abra o kcontrol >> Aparência e temas >> icones
Clique em Instalar tema, clique na pequena pasta à direita para indicar
o comainho para o qual você baixou os ícones (não é necessário descompactar)
finalmente clique em aplicar.

Gráficos svg no Software Livre

Para os aficcionados em tecnologia a sigla 'svg' é familiar. Mas para muitos (scalable vetor graphics) seja mais elucidadtivo. A qualidade obtida com gráficos vetoriais é infinitamente superior aos gráficos bitmap. Um exemplo seria o CorelDraw, que gera gráficos vetoriais, contudo o formato nativo do Corel 'cdr' é fechado. Mas a luz já se fez no fim do túnel há muito tempo, com a padronização da W3C endossando o svg como pardrão "aberto" para gráficos vetoriais. Em breve o Firefox suportará gráficos svg e os desenvolvedores de sites poderão manipular variáveis e criar animações que rodarão tanto em celulares como no Desktop, rápidas e limpas, sem necessidade de plugins proprietários como o flash.

Temos ótimos programas para gráficos vetoriais no Linux, como Sodipodi e Inkscape. Outro aspecto é que os principais gerenciadores de janela do GNU/Linux estão caminhando rapidamente para uma implementação total desse padrão
veja por exemplo este link para ter uma idéia:
http://lists.debian.org/debian-news-portuguese/debian-news-portuguese-2002/msg00103.html


Recentemente a aple anunciou que migrará para a plataforma Intel, alguns cogitaram até que isto seria um prejuizo para o GNU/Linux, no entanto acho mesmo é que eles querem aproveitar a força de uma comunidade crescente, atuante e inovadora, uma vez que o mac segue o padrão POSIX, sendo um UNIX like como o linux.

"Nem todo o dinheiro de Bill Gates será capaz de fazer frente a força de uma comunidade mundial de voluntários.

Até bem pouco tempo, somente o mac possuia ícones vetoriais,
será que o "Cornos Grandes" terá isso?

Lançado o Debian Sarge 3.1 r0

[Executando Debian]

Distribuições

Jefferson Xavier (Mr Burns) (jeffersonhenriquenl@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: “Finalmente após muita espera foi anunciado oficialmente o lançamento da última versão estável do Debian com codnome 'Sarge'. O Debian 3.1r0 tem várias atualizações, como Firefox 1.0.4, Open Office 1.1.3, novo instalador com detecção de hardware automatizada e eficaz, além de estar em português do Brasil, kernel 2.6.8 (opcional) entre outras novidades. Segue algumas notas também em português: http://www.debian.org/releases/stable/releasenotes E em breve o Etch, versão posterior do Sarge que passou a ser 'testing' irá trazer novidades, algumas radicais, como Yast2 como centro de controle, instalador do sistema gráfico, substituição do XFree pelo Xorg entre outras novidades que prometem ser ainda maiores que a do Sarge... Aguardem!!” Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou ainda este link da nota no LinuxDicas.

fonte: www.br-linux.org

YaST2 para o Debian

Aplicações

Rodrigo Romano (rodrigoATculturabh.com.br) enviou este link e acrescentou: “ Essa é para quem é aficionado pelo Debian ou pelo Suse .Neste link mostra com instalar o Yast no Debian .Não são todos os módulos do Yast disponíveis , mais uma opção gerenciar o Debian. :) ” A edição corrente da Linux Magazine dedica uma página para a cobertura deste projeto, que parece ser bastante interessante - senão pelo aspecto da aplicação, ao menos pelo do desafio de portar um software tão integrado e tão dependente da estrutura de outra distribuição.

Fonte: http://br-linux.org/linux/?q=node/980&NOSESSION=1001

Jogo GPL para Linux com base no engine do Quake

Depois de anos de desenvolvimento, o jogo Nexuiz é lançado a público. É um jogo rápido, caótico e com ação intensa em primeira pessoa, focado em um estilo básico e "antigo" de deathmatch. A versão 1.0 tem aproximadamente 161 Mb e inclui 17 mapas, 28 personagens jogáveis e 10 temas musicais. E o melhor, é multi plataforma, tendo suporte para Windows e Linux (x86 e x86-64 bits), com suporte para Mac previsto para os próximos dias.

Leia mais no site:
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1118019134.html

Red Hat lançará a Fedora Foundation


Procurando encorajar a participação da comunidade no seu projeto "Fedora Core Linux", existente há 2 anos, a Red Hat anunciou planos para mover o controle do desenvolvimento e copyright do Fedora para uma nova
entidade, chamada Fedora Foundation. Espera-se que a fundação esteja definida na metade de agosto e irá operar como uma organização sem fins lucrativos, disse Mark Webbink, da Red Hat. "Será [a fundação] governada por um corpo independente que nós não controlaremos", disse ele.

Fonte: www.noticiaslinux.com.br

Red Hat libera seu servidor LDAP sob GPL

A Red Hat liberou o código fonte do seu servidor LDAP sob licença GPL ontem e já possui uma página. O código do Fedora Directory Server foi comprado da AOL pela Red Hat em Setembro de 2004 por US$ 20,5 mihões,
sendo na realidade o código do Netscape Directory Server, herdado quando a AOL comprou a Netscape.
Confira: http://www.linuxdicas.com.br/article2096.html

Fonte: www.linuxdicas.com.br

Mais sobre a tecnologia wiki

Há um tempo atráz publiquei um artigo sobre a tecnologia wiki
http://vivaotux.blogspot.com/2005/02/tecnologia-wiki.html

Encontrei este outro ótimo trabalho sobre esta tecnologia
http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/20030909.shtml

Não deixe de visitar este dois links!!

Banda larga: tecnologia é 10x mais rápida que DSL

Chamado de "very-high-bit-rate digital subscriber line 2" (daí VDSL2), o padrão permitirá conexões de até 100 Megabits por segundo tanto para download quanto para upload.

A União Internacional de Telecomunicações (ITU, da sigla em inglês) finalizou nesta sexta-feira (27/05) o trabalho de especificação do padrão VDSL2, uma conexão até dez vezes mais rápida que a conexão DSL simples mas que utiliza os mesmos meios de transmissão de dados.

Segundo a ITU, as especificações permitem uma largura de banda similar à conexão por fibra ótica utilizando meios mais antigos, como o fio de cobre.

A ITU afirma ainda que o padrão já está pronto para utilização por parte das operadoras ao redor do mundo. Outra boa notícia é que os equipamentos para VDSL2 serão totalmente compatíveis com a rede DSL, aumentando a velocidade de migração dos usuários domésticos e corporativos.

IDG Now!
Retirado do site: http://www.techmania.com.br

Instalando o aMSN com suporte a webcam

Retirado do site

Autor: Frederico Winter
Data: 02/06/2005

Baixando e instalando o aMSN 0.95b

Antes de mais nada, este artigo não aborda a instalação e configuração de uma webcam no Linux, mas a configuração de uma webcam previamente instalada e configurada (no Linux) no aMSN.

Já vi vários artigos ensinando a instalar suporte à webcam no Gaim... como não funcionou aqui em casa, instalei suporte no aMSN (meu predileto). Mãos à obra então!

Primeiro remova (se tiver) a versão anterior do aMSN.

Vamos baixar o instalador do aMSN 0.95b. Para isso acesse link abaixo:

Em seguida vamos descompactar e executar o script do mesmo, como usuário normal (nunca como root).

$ tar zxvf amsn_installer.tar.gz
$ chmod +x amsn_installer
$ ./amsn_installer

Selecione a opção 2 (Install the last aMSN version) e quando perguntar se deseja instalar os temas também responda não.

Configurando a webcam

Ao acabar a instalação será criada uma pasta chamada 'msn' no seu HOME. Acesse o diretório 'capture' da forma descrita abaixo e compile a biblioteca do mesmo:

$ cd ~/msn/utils/linux/capture
$ make

Se ocorreu tudo bem, vamos testar a câmera para ver se o aMSN conseguirá utilizá-la:

$ ./test.tcl

Se o programa abrir corretamente, selecione o Device da webcam clicando no botão "Choose Device". Se não apareceu nenhuma webcam para você selecionar, sua webcam pode não ser suportada ou não estar configurada corretamente. Faça os ajustes (brilho, contraste...) da webcam e feche o programa.

Finalizando, vamos compilar o suporte à webcam no amsn.

$ cd ../../webcamsn/webcamsn (é assim mesmo... 2 vezes)
$ make
$ cd ..
$ make

Instalando o aMSN


$ cd ../..
$ su
# make all

Se der algum erro aqui dizendo que o arquivo já existe, não se preocupe. Depois é só abrir o aMSN e na caixa de diálogo (o bate-papo), clicar no ícone da webcam (como no MSN 7.0).

Espero ter ajudado.

Abraços.

PS: Meu shot já está aqui no Viva o Linux. Quem quiser, está aí a prova que funciona:


http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2652

Nokia faz doação à fundação GNOME

#
A Nokia anunciou que doará pouco mais de 60 mil dólares à Fundação GNOME.

A companhia finlandesa participa durante esta semana de uma conferência européia para usuários e desenvolvedores de tecnologia GNOME e afirma que o dinheiro será gerado com a venda 500 unidades do 770 Internet Tablet durante a feira. Cada aparelho custará 99 euros.

O Nokia 770 Internet Tablet é equipado com uma versão do sistema operacional de código aberto GNU/Linux e interface gráfica GNOME, apresenta resolução de 800 por 480 pixels, tela sensível a toque com 4,13 polegadas, teclado virtual, capacidades de zoom, enquadramento e tela cheia.

O gadget, que ainda tem conexões Wi-Fi e Bluetooth, chega no terceiro trimestre a alguns mercados da Europa e Américas, mas não há previsão para lançamento no Brasil.

Fonte: IDG Now!
Retirado do site: http://www.cipsga.org.br/article.php?sid=7100&mode=thread&order=0

Quem tem medo do Software Livre?

GNU s walkmanem


Certamente os que lucram vendendo softwares proprietários, caros, quase inacessíveis, o que incentivam a pirataria. Veja o exemplo do CorelDraw. Você conhece algum amigo seu que teria coragem de pagar por uma licença do Corel? Você conhece algum amigo que tenha ido a uma loja de software comprar uma caixinha com Windows?

É para defender esses monopólios que a Folha Online publicou texto de Gerson Schmitt vice-presidente da Câmara e-Net, conselheiro da AbEs (Associação Brasileira das Empresas de Software). No qual critica a postura do Governo Federal de adoção de Software Livre.

Veja o texto neste link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u18526.shtml

Isto meus amigos é FUD, anti propaganda do Software Livre para lançar (medo incerteza e dúvida) aos eventuais usuários de Softwares Livres. É disto que falei neste artigo:
http://www.techmania.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=45#45


A você caro leitor fica o alerta, e novamente volto a dizer:
Não acredite em tudo que lê, duvide da Mídia. Na maioria das vezes a mídia visa o seu lucro e de seus patrocinadores. Em ultimo plano está você!!

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo