Microlins anuncia inclusão do Linux em sua linha de cursos

Anúncio

Didatica Linux (didaticalinux@hotmail.com) informou: “A Microlins, maior rede de escolas de informática do Brasil, acaba de lançar em suas 620 unidades espalhadas pelo país, cursos de Linux. O projeto LINUX/MICROLINS é arrojado, dinamico, material didático exclusivo, com o claro objetivo de dismistificar o Linux e incentivar o usuário comum. Este projeto é composto por 06 cursos, sendo eles: 1 - Sitema Operacional, Interfaces Gráficas, Internet, Staroffice e Openoffice 2 - Administração de Sistemas Linux 3 - Administração de Redes Linux 4 - Administração de Servidores Linux 5 - Segurança em Redes e Servidores Linux 6 - Samba As matriculas já estão abertas e além da qualidade Microlins, o preço dos cursos de Linux está ao alcance de todos. Para mais informações entre em contato através do site da MicroLins.
Fonte: www.br-linux.org

Lançamento do OpenVPN2

Administração

fl0cker (fl0cker@gmail.com) enviou este link e acrescentou: “Lançada a nova versão do OpenVPN, essa versão (2.0) expande as capacidades do OpenVPN 1.0 oferecendo escabilidade no modo cliente/servidor.”
fonte: www.br-linux.org

Firefox ultrapassou nesta sexta a marca dos 50 milhões de downloads

Aplicações | Mercado

Carlos Roberto (bad-morpheus no bol combr) enviou este link e acrescentou: “Nesta sexta-feira, depois de 171 dias do lançamento oficial, o Mozilla Firefox alcançou a marca de 50 milhões de downloads - e não pára de crescer.”

O pessoal do Spread Firefox fez um logo bem legal comemorando este presente dos usuários da raposa. Força para todos que ajudam direta e indiretamente o projeto Mozilla Firefox. E rumo aos 100!” Uma boa notícia, principalmente ao considerar que na mesma semana uma pesquisa em mais de 50 mil sites apontou que o principal concorrente teve sua participação reduzida dos anteriores 98% do mercado para atuais 86,63%, enquanto o Firefox já ocupa 8,69%.

O BR-Linux certamente desvia bastante da média mundial, mas por aqui os acessos com os navegadores da família Mozilla já chegam a 44,9%, enquanto o principal concorrente responde por 39,7% dos usuários.
Fonte: www.br-linux.org

A subversão das patentes

Muita gente ouve falar de patentes e nunca se pergunta sobre sua utilidade. Teoricamente as patentes seriam um meio de incentivar a criatividade humana um inventor cria um novo produto ou tecnologia e durante um tempo recebe royalts por sua invenção, nada mais justo. Mas...

Imagine que uma patente fique valendo por 10 anos, neste período o inventor receberia dividendos de sua invenção e financiaria outras invenções. Isto seria o lado útil das patentes. Dessa forma eu até concordaria.

Nos EUA uma patente vale até 70 anos após a morte do inventor, ou seja, uma subversão total do princípio das patentes. É por isso que sou a favor do Software Livre, pois o sistema de patentes Americano e Europeu está totalmente corrompido e as invenões humanas devem ter uma utilidade, e não serem apenas vistas como mercadoria.

Repasse este texto a todos que puder, dessa forma as pessoas passarão a ver o lado ideológico por traz do software livre.

Existem outras questões releventes em torno da questão:

* Economia - Só o governo do Brasil economizou em 2004, 28 milhões de reais
* Segurança - Falo aquí não de vírus, mas do que os programas fazem de fato
* Tecnologia - Não podemos ficar dependentes de um único fornecedor (Americano)


Software Livre!
Socialmente justo, economicamente viável, tecnologicamente sustentável

Uma personalização do Debian com instalador Red Hat

Durante o I Seminário Doctum de Tecnologia da Informação, realizado na última semana em Teófilo Otoni-MG, uma nova distribuição Linux foi lançada. O Muriqui Linux é a primeira distribuição Debian Linux no País que utiliza o Instalador Gráfico Anaconda do projeto Red Hat/Progeny. Isto significa um ganho em facilidade e praticidade de instalação. Outra característica proporcionada pelo Muriqui Linux é a opção de realizar a instalação do Servidor de Boot Remoto, com tecnologia DRBL – Disk Less Remote Boot in Linux, durante o procedimento de instalação. O objetivo principal do produto é prover uma distribuição Linux especialmente adaptada ao Ambiente Educacional e aos projetos de Inclusão Digital no País, onde a utilização da tecnologia de Boot Remoto cresce rapidamente e tem se tornado padrão. Veja os screenshots.
Fonte: www.noticiaslinux.com.br

Que tal receber por e-mail aviso de falhas e vulnerabilidades?

Assine a lista de segurança da UNICAMP
Send SECURITY-L mailing list submissions to
security-l@listas.unicamp.br

To subscribe or unsubscribe via the World Wide Web, visit
http://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/security-l
or, via email, send a message with subject or body 'help' to
security-l-request@listas.unicamp.br

You can reach the person managing the list at
security-l-owner@listas.unicamp.br

When replying, please edit your Subject line so it is more specific
than "Re: Contents of SECURITY-L digest..."


Edições online da Revista do Linux

No site http://labbi.uesc.br/apostilas/revista_do_linux você encontra edições online da revista do linux

Empresa do Governo do RJ anuncia migração de servidores

Governos

Thiago Vinhas de Moraes (tvinhas@codin.rj.gov.br) enviou este link e acrescentou: “A CODIN, Cia. de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, finalizou nesta quinta-feira a migração de seus servidores de e-mail, que usava há quase 10 anos o Lotus Notes, para uma solução 100% software livre. Usando Qmail, Vpopmail, e OpenLDAP, a solução proporcionou economia de cerca de R$60.000,00 aos cofres públicos, unindo um poderoso servidor de e-mails, solução anti-virus (Clamav) e anti-spam (Spamassassin).”
fonte: http://www.br-linux.org

Gerenciador de arquivos em modo texto

No br-linux foi publicado um artigo sobre os 10 melhores softwares em modo texto entre os quais o vifm. Ainda não testei mas parece ser uma excelente opção para o gerenciamento de aquivos.
veja os screenshots neste link.

Para quem usa o kurumin ou Debian o mirror que deve ser adicionado ao
/etc/apt/sources.list
é:
#vifm - gerenciador de arquivos em modo texto
deb http://www.edelhard.de/debian/unstable/ unstable main
Em seguida basta dar um
#apt-get update
#apt-get innstall vifm
No site do vifm tem um pequeno tutorial de utilização

Voz sobre IP: e-book em português sobre o Asterisk

Anúncio | Aplicações | Mercado

A Voffice avisa: “Foi lançado o primeiro e-Book do Asterisk em Português, de autoria de Flávio Eduardo Gonçalves. O livro tem 270 páginas e mostra os principais recursos na configuração do Asterisk como Arquitetura, Canais Zapata, SIP e IAX, Plano de discagem, aplicações como correio de voz, conferência, DAC. Maiores informações no site da Voffice”. A VOffice é anunciante do BR-Linux.

Linux no celular

TecnologiasMontaVista lançará Linux para celulares
Enviado em Quarta, 27 de abril 2005 as 08:37:33 por Bios
A MontaVista Software anunciou que lançará no próximo semestre uma versão embarcada do Linux, o Mobilinux 4.0, baseada na versão 2.6 do Linux kernel.

O chamado "Mobilinux Program" tem como objeto trabalhar com fabricantes de chips e handsets e desenvolvedores de software para criar uma arquitetura comum de referência para um sistema operacional Linux móvel rodar em telefones celulares.

(Leia Mais
)
Fonte: www.underlinux.com.br

Gerenciador de aquivos leve

No site: http://xwc.sourceforge.net/ você encontra um gerenciador de arquivos chamado xwc. O programa é extremamente leve, para os casos em que o konqueror se mostre lento. No link de download não achei o formato .deb que é o formato pardrão por exemplo do kurumin, Mas este problema pode ser contornado usando-se o alien, (veja o próximo post). O alien converte um pacote RPM para o formato nativo do debian.

Convertendo pacotes RPM para DEB

Alien - Convertendo Pacotes

Às vezes acontece de você procurar determinado programa e acaba percebendo que ele não existe no formato do pacote de sua distribuição. É nessa hora que entra o Alien, programa que efetua a conversão entre pacotes.
Esta ferramenta converte entre RPM (RedHat), DEB (Debian), TGZ (Slackware) e SLP (Stampede Linux). Sua sintaxe é:

# alien [opção] [pacote]

Principais opções:

-d, --to-deb = converte para DEB
-r, --to-rpm = comverte para RPM
-t, --to-tgz = converte para TGZ
--to-slp = converte para SLP
-h = help

Exemplo:
# alien -d testando.rpm

Converte o pacote testando.rpm para testando.deb

É importante salientar que de uma distribuição para outra pode haver diferenças de localização de arquivos. Outro lembrete é que o alien só funciona com pacotes binários (não funciona com pacotes fontes ou SRPMs).

Para obter o alien, clique aqui, caso use distribuições baseadas no debian basta usar o apt-get:
# apt-get alien

Outra dica
Por padrão o alien converte direto para .deb, portanto para converter um pacote de rpm para .deb basta fazer assim:
#alien pacote.rpm

Fonte: LinuxDicas

Repositório do projeto fedora:
http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/extras/3/i386/

links novos

Neste link você acessa um site com uma relação de bons softwares livres, vale a pena uma visita Comitê de incentivo à produção de software GNU e Alternativo CIPSGA No próprio CIPSGA existe uma página muito legal com muitas dicas linux: link

Primeiro spyware de código aberto

"Desde alguns anos, o número de spywares tem crescido mas é impossível encontrar código fonte destes para analisar e entender melhor seu trabalho.
Depois da difusão de kruegerware (e seu filho), estou introduzindo o
primeiro spyware de código aberto. Meu objetivo não é ajudar pessoas a escreverem mais e mais spywares, mas sim mostrar a algumas pessoas que spywares não são coisas 'mágicas' (como leio em diversos sites) e são fáceis de codificar. Além do mais, geradores de vírus já existem, por que geradores de spywares não poderiam existir?
Por enquanto, KSpyware pode listar todos os programas instalados, espionar sites visitados, obter uma lista de endereços de e-mail, alterar a página padrão do IE e usar o NetSend para enviar spam à vítima. Eu decidi remover a função que permite o envio de informações colhidas e as funções que desabilitam a desinstalação de spyware (como no kruegerware).". Por Nzeka Gilbert (também conhecido como Khaalel), autor do livro de segurança em francês: "La protection des sites informatique face au hacking". KSpyware está sob a GPL e roda em Windows, claro ;)

Código fonte: http://nzeka-labs.com/hacking/KSpyware.htm
Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br

Turbinando seu Firefox - republicando dica

Colaboração: Neco Torquato

Bom, para que o seu Firefox fique tão rápido quanto, ou até mais que o Opera ao acessar uma página na Web, você precisa mudar certas chaves do Firefox que vêm desabilitadas por padrão
e criar outras.

No meu caso, eu precisei criar as chaves no. 4 e 5. Se no seu Firefox já existirem as mesmas, basta configurar as chaves para os respectivos valores. Caso não existam, basta cria-las clicando com o botão diretio na tela, escolher o tipo correspondente e o valor.

Vamos lá:

Digite "about:config" na campo de endereços do seu Firefox. Use
o filtro e edite as chaves abaixo como indicado (basta dar dois clicks sobre a chave para muda-la):

1.) network.http.pipelining (tipo boolean) = true

2.) network.http.pipelining.maxrequests (tipo integer) = 32

3.) network.http.proxy.pipelining (tipo boolean) = true

4.) network.http.pipelining.firstrequest (tipo boolean) = true

5.) nglayout.ititialpaint.delay = 0

O que você fez:

Habilitando as chaves network.http.pipelining e network.http.proxy.pipelining você permite que seu Firefox faça multiplas requisições, ao servidor web, ao mesmo tempo. A chave network.http.pipelining.maxrequests indica o número máximo de requisições múltiplas que serão enviadas, esse valor pode ser alterado por você para + ou para -, vi comentários
que 8 é o valor máximo de requisições que podem ser enviadas ao mesmo tempo,mas... talvez sejam comentários:) Já a chave nglayout.ititialpaint.delay indica o periodo de tempo (em
milisegundos), depois do servidor responder, que seu Firefox irá começar a apresentar a página.

E isso aí... Agora é só reiniciar o Firefox e sentir a diferença.

Nesse link abaixo, você encontra mais informações sobre algumas chaves do Firefox que podem fazer diferença no desempenho do mesmo, use "about:config" para ter acessoa a elas e boa sorte:

Para saber mais sobre algumas chaves do Firefox que podem fazer diferença no desempenho
deste browser, use "about:config" e não deixe de ler este artigo sobre o assunto.
Fonte: Dicas-L

Veja também:
Nova versão do firefox 1.0.3 com correção de 9 falhas
Plugins para o firefox
Firefox já bloqueia nova geração de pop-ups
Instale a ajuda em português
Transforme o firefox em um agregador rss
Faça pequenas anotações com a extensão quiknote
Role por páginas em utilizar barras de rolagem

Dicas legais para firefox
para buscar certos sites como www.globo.com, www.sbt.com.br e outros tantos proceda assim:
use o atalho Ctrl+T para abrir uma nova aba, digite o nome do site sem o www e sem .com
assim: globo ou sbt

Se o seu mouse tem o botão do meio, basta clicar com ele sobre um link para que o mesmo seja aberto em uma nova aba. Caso isto não aconteça use o atalho Ctrl+clique.

Veja alguns atalhos
Ctrl+t - Abre nova aba
Ctrl+w - Frecha aba
Ctrl+(+) sinal de mais. - Aumenta a fonte da tela
Ctrl+(-) sinal de menos - Diminui a fonte da tela
Ctrl+(clique) - Abre link em nova aba
Ctrl+(pagup/pagedow) - Alterna entre abas
Ctrl+l - Ativa a barra de endereços
Ctrl+k - Ativa a barra de buscas
Ctrl+F ou / - inicia uma busca na página
F3 - Repete a última busca
Shift+F3 repete a última busca em sentido contrário
Alt+(seta à esquerda) - Volta à página anterior
Alt+(seta à direita) - Avança uma página

Criando um novo perfil
Caso alguma modificação não dê certo, não é necessário reinstalar o firefox, basta criar um novo perfil para o usuário. Proceda assim: No linux ou no Windows exiba as propriedades do atalho e coloque no final, fora das aspas -p

Hackers de elite defenderão EUA

No caso de uma guerra cibernética, eles estarão prontos para lançar ataques rápidos e fulminantes a redes de telefonia e elétricas dos inimigos.

São Paulo - O governo americano revelou diante do Comitê de Inteligência dos Estados Unidos a existência de sua nova e mais poderosa arma: um time de hackers de elite capaz de desfechar ataques rápidos e fulminantes a redes de telefonia e elétricas de inimigos no caso de uma guerra digital.

Não foram revelados detalhes sobre os integrantes do grupo, denominado Unidade de Comando para Combates Cibernéticos (JFCCNW, na sigla em inglês). Sabe-se apenas que são especialistas em computação ligados à CIA, Agência Nacional de Segurança e FBI, e que trabalharão sob as ordens do Departamento de Defesa.
fonte: http://www.estadao.com.br/rss/tecnologia/2005/abr/20/30.htm

Preocupação
Os mais informados sabem que os EUA usaram a tecnologia da informação na guerra fria enviando vírus em disquetes para os russos. Sabemos também de softwares como o carnivore já são utilizados por eles há muito tempo. O difícil de acreditar é que estando envolvidos em "Todos" os golpes militares da América Latina, de estar roubando o petróleo do Iraque "em nome da liberdade", eles usem esta mão de obra apenas para se proteger.

É por essas e outras que temos o dever de incentivar o software livre, para que Softwares Sejam totalmente abertos e auditáveis, em nome da inventividade humana e da libertade de todos os povos. Que a estátua da liberdade um dia possa representar de fato liberdade e não opressão disfarçada de democracia!

Programadores preferem Linux gratuito

Sexta-feira, 15 abril de 2005 - 16:09
fonte: IDG Now

Uma pesquisa divulgada na quarta-feira (13/04) pela Evans Data mostra que os desenvolvedores de softwares estão começando a migrar para distribuições não comerciais do Linux. Atualmente, 34% deles preferem versões não pagas, enquanto 28% ainda ficam com distribuições comerciais.

A conclusão apontada é que esses profissionais vêem cada vez menos necessidade de suporte técnico oferecido pelas empresas que comercializam o sistema operacional de código aberto.

Contando com a participação de 400 desenvolvedores de softwares para Linux, a pesquisa mostrou também que a preferência por distribuições não comerciais vem crescendo continuamente desde 2003, sendo que há seis meses atrás a Evans Data apontou um empate técnico.

Segundo o Chief Operating Officer (COO) da Evans Data, John Andrews, os resultados mostram que as distribuições não comerciais do Linux estão ficando mais fáceis de operar e manter, descartando aos poucos o uso do suporte técnico comercial.

Enquanto isso, 85% dos entrevistados acreditam que a maior vantagem de distribuições não comerciais é a facilidade e o baixo custo para atualizações e manutenção do sistema.

Já para 20% dos desenvolvedores de Linux, distribuições comerciais não apresentam nenhuma vantagem significativa às gratuitas, um aumento de 50% em relação à pesquisa realizada há seis meses.

Munique utilizará Debian em14.000 PCs

A cidade de Munique selecionou duas empresas de softwares locais alemãs
para equipar 14.000 computadores de sua administração pública com Linux
e aplicações open source de escritório. Softcon e Gonicus, que submeteram-se à licitação, foram selecionadas para instalar software open source provido através do projeto Debian GNU/Linux, disse o porta-voz da cidade. Detalhes financeiros não foram divulgados. A ação faz parte do projeto LiMux, do centro de processamento de dados da cidade de Munique, que se refere ao uso de software open source na administração pública. A cidade pretende completar o projeto de migração até o fim de 2008.
Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br

Nova versão do Firefox disponível

Com diversas atualizações de segurança, está disponível no site: http://br.mozdev.org a nova versão do navegador firefox. Para baixar os plugins acesse: https://pfs.mozilla.org/plugins/

Segundo o link oficial (em inglês), foram corrigidas 9 falhas...

Fixed in Firefox 1.0.3

MFSA 2005-33 Javascript "lambda" replace exposes memory contents
MFSA 2005-34 javascript: PLUGINSPAGE code execution
MFSA 2005-35 Showing blocked javascript: popup uses wrong privilege context
MFSA 2005-36 Cross-site scripting through global scope pollution
MFSA 2005-37 Code execution through javascript: favicons
MFSA 2005-38 Search plugin cross-site scripting
MFSA 2005-39 Arbitrary code execution from Firefox sidebar panel II
MFSA 2005-40 Missing Install object instance checks
MFSA 2005-41 Privilege escalation via DOM property overrides

Veja também: Turbinando o firefox

Desvendando LDAP+SAMBA

Administração

Jarbas Peixoto Júnior (jarbas.junior@gmail.com) enviou este link e acrescentou: “Depois de duas semanas batalhando em cima do LDAP+SAMBA consegui colocar um GNU/Linux para gerenciar todos os usuários que efetuam login numa rede mista, ou seja, os usuários normalmente utilizam como Desktop o Windows 95/98, Windows 2000, Windows XP e Windows 2003. Sei que desafio maior está por vir, colocar como Desktop padrão o GNU/Linux. Mas enquanto isso não acontece já é possível compartilhar usuários e senhas em toda rede local, seja o Desktop Windows ou Linux. Bom, o material é extenso e contém todos, isto mesmo, todas as configurações (.conf) utilizados por mim aqui na empresa. Posso garantir que quem seguir os passos corretamente, terá um LDAP+SAMBA funcionando redondinho. Espero que sirva para quem desejar substituir um Windows como PDC por um GNU/Linux. ”

fonte: http://www.br-linux.org

Dicas quentes sobre o google

Fazer buscas de forma eficiente é um problema para muitos Internautas. Existem poucas páginas a respeito do assunto. Buscas eficientes não são tão complicadas, existe um lado técnico e exige um pouco de criatividade...

As dicas abaixo aplicam-se ao google

Use aspas - "sua busca entre aspas"
"Introdução à informática"
Pode resultar em algo diferente de:
Introdução à informática
É que alguns mecanismos de busca buscarão páginas com uma das ocorrências, e usando aspas forçamos a busca em toda a "string".

Use o Mais +
Se faço uma busca sobre borracha escolar e quero evitar que seja retornado algo sobre borracha na Amazônia faço assim:
borracha +escolar
Posso ainda fazer combinações com mais e menos assim...
manual +proxy +squid -windows
Assim estarei forçando a busca relacionada ao linux pois coloquei um menos ao lado da palavra windows.

Busque por tipo da arquivo - filetype:pdf
Certa vez tentei achar uma fonte para colocar em um trabalho, mas o site que achei queria me vender a fonte, que no caso era "aachen-bold", então usei a busca por tipo de arquivo...
aachen-bold filetype:ttf
Baixei a fonte sem maiores problemas. Você pode procurar por qualquer tipo de aquivo, texto plano (txt), doc, xls, mdb etc.

Busque em um site ou domínio - site:www.endereço.com
Para listar todos os pdf's do morimoto faça assim:
filetype:pdf site:www.guiadohardware.net
Na busca acima combinei a busca por um tipo de arquivo filetype:pdf
com a restrição a um endereço... site:www.guiadohardware.net

Use alternativas "(alternativa a | alternativa b)"
Em certa ocasião tentei achar um esquema de cores para cabos, e não tinha certeza se a escrita era "cross over" ou "crossover". Outra coisa que eu sabia era que no site www.imasters.com.br eu já tinha visto tal esquema. A busca ficou assim:
"(cross over | crossover)" site:www.imasters.com.br

Busque no nome do site - inurl:dicas
Se você não lembra o nome do site mas lembra que no nome tem dicas faça assim:
inurl:dicas

No próprio google você acha essas e outras dicas:
http://www.google.com.br/intl/pt-BR/features.html

Agora procure por: liber003.pdf

Firefox ultrapassa a marca dos 44 milhões de downloads

Comunidade | Mercado

Mauro Yamaguchi (mauromy2@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: “O site de divulgacao do projeto Firefox Spread Firefox anunciou o retorno do contador de downloads e a incrivel marca de 44.870.502 de downloads ate' a presente data. Parabéns ao pessoal do Mozilla e ao software livre!”

fonte: http://www.br-linux.org

Detonando a senha do nt, 2000 xp e 2003

Neste link: http://home.eunet.no/~pnordahl/ntpasswd/ você acessa um site que lhe fornece um arquivo para a geração de uma minidistro linux bootavel, em disquete ou cd que apaga a senha do windows. Simples e eficiente.

No site tem até um passo a passo de como fazer, tem faq e tudo o mais. Agora detonar a senha do windows ficou mais fácil do que nunca. :-)

Para sistemas com Active Directory o enfoque é outro, este link: http://www.jms1.net/nt-unlock.html

Lí ha algum tempo um artigo do Morimoto falando sobre a segurança local, e no artigo ele dizia... "segurança local é igual a chifre, é algo que alguém colocou em sua cabeça". Se você quer uma segurança local rasoável desabilite usb, floppy, e dificulte o acesso à máquina. No caso do linux é altamente recomendável a desabilitação do shell para usuários comuns.

A Microsoft usa mesmo padrões?

O texto abaixo foi retirado do site:
http://www.onlinux.com.br/dicas/lnag/lnagLinux_benefits.htm

Talvez isto seja o que as pessoas esperariam de grandes corporações, mas a realidade é um pouco diferente. Uma vez, grandes companhias adoravam inventar porcas de parafusos que poderiam ser soltas somente pelas suas próprias lojas de serviços. Estas porcas se tornaram padrões? Dificilmente. Elas não se tornaram por que não havia nenhum benefício público envolvido e não poderiam por que eram patenteadas. Felizmente, agora temos padrões livres e abertos para as porcas.

Um exemplo no campo da informática: O ¨padrão¨ de arquivo MS Word mudou inúmeras vezes nos anos recentes. Isto vem acontecendo provavelmente por uma boa razão de negócios: logo que outras companhias fazem a ¨engenharia reversa¨ do formato corrente do Word, a Microsoft o muda. Há sub-formatos (o ¨fast-save¨). Ele é também completamente fechado - a Microsoft não publica as especificações. Como o usuário pode se beneficiar disto a longo prazo?

Xavier Basora
(http://www.osopinion.com/Opinions/XavierBasora/XavierBasora47.html):
"...
Os padrões Microsoft são ao mesmo tempo proprietários e arbitrários - a incompatibilidade de formatos de arquivo do Office 97 com versões mais antigas do Office ou a subversão de padrões abertos como o XML com extensões proprietárias que requerem Internet Explorer 5, servidor MS Active e assim por diante, são exemplos gritantes do que a companhia faz com o mercado."

Wesley Parish
(http://www.osopinion.com/Opinions/WesleyParis/WesleyParish10.html):
"... O
monopólio da Microsoft não garante que seu MS Office corrente trabalhará com qualquer versão antiga ou futura do MS Office. Isto acontece a despeito de qualquer número de defensores da Microsoft argumentando que o benefício do monopólio da Microsoft tem sido um padrão para aplicativos de produtividade."

Para aumentar a confusão, as companhia tipicamente não padronizam os formatos de arquivos mas sim os aplicativos que os produzem. Como isto poderia funcionar se o formato dos arquivos mudasse continuamente?
Há uns poucos formatos de arquivos orientados a texto/documentos que são definitivamente mais padrões que o formato MS Word: ASCII, XML, HTML, SGML, LaTex, TEX, PostScript, pdf, dvi... e todos eles tem excelente suporte em
Linux. O formato MS Word pode também ser lido/gravado muito bem sob Linux
pelo Word Perfect, Star Office, Applixware, etc.. para satisfazer suas necessidades do diárias.

A história é similar com outros ¨padrões¨ proprietários em computação (*.giff vs. Png). O Linux, por sua natureza é baseado em padrões verdadeiramente livres e publicados por que o ¨open source¨ torna as especificações completas disponíveis para qualquer um (competidores ou não)

Fonte: http://www.onlinux.com.br/dicas/lnag/lnagLinux_benefits.htm

Linux Newbie Guide

Um superguia para administração do Linux, com dicas de segurança e tudo o mais. Neste link: http://www.onlinux.com.br/dicas/lnag/

Você pode buscar no google pelas iniciais de:
Linux newbie administrator guide, ou seja, "lnag".
É um excelente manual de administração Linux!

BB adota software livre nos servidores de suas agências

Governos | Mercado

Rodrigo Messias Barros (rodrigomessiasbarrosNOSPAM@terra.com.br) enviou este link e acrescentou: “Pagando umas continhas pela internet, me deparei com a seguinte notícia: 'BB adota software livre nos servidores de suas agências'. 'O Banco do Brasil iniciou a instalação de softwares GNU/Linux nos servidores de sua rede de agências. A opção pelo programa tem o objetivo de aliar fatores como maior estabilidade, desempenho e segurança da rede a uma relação positiva de custo/benefício.' 'Com a adoção do Linux, o BB vai economizar em um primeiro momento cerca de R$ 13 milhões com licenças que deixarão de ser pagas. Além da redução de custos, o fato do software ter seus códigos de programa abertos permite que o Banco possa escolher o melhor serviço de suporte dentre as diversas opções comerciais existentes.'”
fonte: http://www.br-linux.org

Como editar arquivos em lote?

Seria legal se pudéssemos automatizar o processo de fazer edições em arquivos, de forma a poder fazer edições em "lote", ou mesmo escrever scripts que tenham a habilidade de executar alterações sofisticadas a arquivos existentes. Para nossa sorte, para este tipo de situação, existe uma forma melhor -- e esta forma melhor é chamada "sed".

O sed é um editor de stream bastante leve que está incluído em quase todos os sabores de UNIX, incluindo o Linux. O sed tem muitas funcionalidades legais. Primeiro, ele é bastante leve, tipicamente muitas vezes menor que sua linguagem de script favorita. Segundo, como o sed é um editor de stream, ele pode fazer edições nos dados que recebe de stdin (entrada padrão), como o que vem de um pipeline. Assim, você não precisa que os dados a serem editados estejam armazenados em um arquivo em disco. Como os dados podem ser assim facilmente "pipados" para o sed, é muito fácil usar o sed como parte de uma pipeline longa e complexa em um shell script poderoso. Tente fazer isto com seu editor favorito.
Fonte: http://geocities.yahoo.com.br/cesarakg/sed-1.html

Editores Interativos
são os editores convencionais, que necessitam da interação humana para a edição de arquivos, como o bloco de notas, são interessantes para um ou poucos arquivos.

Editores não interativos
São editores que editam arquivos sem a intervenção humana à partir de um comando simples ou complexo, que pode fazer uso de expressões regulares, podendo por exemplo apagar ou modificar uma linha específica em 1000 arquivos de uma só vez

Conheça o sed
No site: http://aurelio.net/sed/sed-HOWTO/ você acessa um manual excelente sobre o Sed, o maravilhoso editor não interativo do mundo *nix.

Windows foi alvo de 7.360 vírus em 6 meses !

Enviado em Quinta, 07 de abril 2005 as 08:28:18
A empresa de segurança Symantec documentou cerca de 7.360 novas variações de vírus e worms criados para Windows entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2004.

De acordo com o relatório Internet Security Threat Report, o volume representa um aumento de 64% sobre o semestre anterior (4.496) e de 332% sobre os seis últimos meses de 2003, que registraram 1.702 variantes.

Em dezembro de 2004, o total de variantes de vírus e worms para Windows 32 bits atingia a marca de 17,5 mil.

Anteriormente, a pesquisa também revelou que o navegador Internet Explorer da Microsoft apresentou 13 vulnerabilidades no segundo semestre, enquanto o Firefox totalizou 21.

No entanto, a maior parte das ocorrências do Internet Explorer - 69% do total - foi classificada em alto risco, número que caiu para 52% com a análise do Firefox.

"O número de vulnerabilidades do Internet Explorer foi menor, mas elas apresentaram maior risco. Houve uma onda no mercado incentivando a migração para o Firefox, e relativamente essa troca valeu a pena, já que as falhas desse navegador foram menos severas", declarou Ricardo Costa, analista de segurança da Symantec.

A pesquisa levou em consideração as informações de 500 clientes, em 180 países, com 20 mil sensores de monitoramento. Além dos clientes, o estudo monitorou 120 milhões de licenças de antivírus e 2 milhões de caixas de e-mail.
Fonte: http://www.underlinux.com.br

Pão de Açucar adota Linux - e nem precisou do 38 na cabeça!

Mercado

Muitas vezes o tempo se encarrega de trazer resposta a algumas declarações. É o caso desta notícia que complementa a infame frase "Linux? Nem com um 38 na cabeça!" proferida pelo então CIO do Grupo Pão de Açucar em 2002 e reproduzida com destaque em uma revista de grande circulação. O CIO em questão logo tratou de se retratar, e na verdade o grupo já adotou o Linux há cerca de um ano e meio em sua infra-estrutura. Mesmo assim, sempre é interessante observar os casos em que o software livre acaba prosperando apesar de posições tão radicalmente contrárias.

hamacker (sirhamacker[em]vidy.com.br) enviou este link e acrescentou: “O Grupo Pão de Açúcar vai trocar os sistemas operacionais de seus caixas de DOS para Linux até o final de 2006. A mudança significa que a Microsoft , detentora do DOS, ficará sem os pontos-de-venda da maior rede de varejo do País, que hoje conta com 9 mil caixas — por onde passaram mais de R$ 15 bilhões em 2004 — distribuídos em 560 lojas espalhadas por quase todas as regiões do Brasil, o equivalente a doze estados. A noticia completa poderá ser vista aqui

Outro trecho: “Ney Santos, diretor de tecnologia, afirma que o objetivo é levar o novo sistema a 4,5 mil pontos-de-venda até o final desse ano. “As dificuldades residem na grande dispersão geográfica da rede e no fato de algumas lojas, fruto de aquisição, muitas vezes possuírem um ponto-de-venda ultrapassado”, diz. Nesses casos, ou uma nova máquina precisará ser instalada ou será feita uma ‘reforma’ nesse equipamento. O argumento para a substituição é técnico. “O Linux oferece mais recursos e permite uma capacidade de armazenagem maior nessas circunstâncias. Não há outro interesse ou objetivo, senão usar na companhia o melhor equipamento conforme a sua especialidade”, afirma o diretor de tecnologia do Grupo.
Fonte: http://www.br-linux.org

Nota do autor do blog: "A revista que veiculou a notícia não poderia ser outra (info exame), a mesma que este ano teve de dar o título de melhor pacote de escritório para o open_office".

Supermercados Extra comercializam PCs de baixo custo com Linux

Mercado

A notícia vem do IDG Now: “A rede de hipermercados Extra também está reforçando sua estratégia de vendas de computadores de baixo custo. O estabelecimento - pertencente ao Grupo Pão de Açúcar - apresenta nesta quinta-feira (07/04) seu computador fornecido pela Novadata com preço de 1.394 reais. O equipamento traz processador Intel Celeron D315, tem 128 Megabytes (MB) de memória e disco rígido com 40 Gigabytes (GB). Além disso, fazem parte da configuração um gravador de CD e sistema operacional de código aberto ZINO 3.0 (da Insigne Software), com pacote de produtividade Star Office. (...) Bazzali afirmou também - sem dar detalhes - que a rede varejista mantém negociações com o governo federal para participar da venda do PC Conectado. "Podemos dizer neste momento que o Extra já esteve com o governo federal e está no processo de negociação". A iniciativa do Extra de vender PCs de baixo custo com sistema operacional Linux é anunciada dias depois do lançamento da estratégia da rede varejista Ponto Frio para inclusão digital. No dia 22 de março, o Ponto Frio lançou um computador de 1.300 reais, em parceria com a Positivo Informática.
Fonte: http://www.br-linux.org

Um teclado mais eficiente

Aplicações

Nando Florestan (nando2003 encontrável em mandic com br) enviou este link e acrescentou: “Quando o teclado QWERTY foi inventado no século XIX, foi para forçar uma digitação mais vagarosa, para evitar problemas nas máquinas d'antanho. Esse é o modelo de teclado que usamos até hoje. De outra parte, o layout de teclado Dvorák, comum nos EUA e em países nórdicos, quase nunca foi usado em países de língua portuguesa. É hora de mudar isso, porque no layout Dvorák os dedos viajam uns 42% a menos que no QWERTY, cansando menos as mãos. Previna a tendinite: compre um simples teclado brasileiro ABNT2, instale os drivers que escrevi (para Linux e Windows), troque algumas teclas de lugar e -- agora a parte chata -- pratique uma nova datilografia... É compreensível e razoável que muita gente não tenha paciência de reaprender a digitar. Mas as escolas, essas teriam obrigação de adotar o Dvorák desde o início, por se tratar de uma questão de saúde.”
Fonte: http://www.br-linux.org

Ferramenta livre para desenvolvimento

e-Gen Developer 2.7

Os fãs de plantão do Java ou mesmo curiosos, como eu, não podem deixar de conferir o e-Gen Developer 2.7. e-Gen Developer é um ambiente RAD (Rapid Application Development) desenvolvido por Brasileiros que proporciona o desenvolvimento extremamente rápido de aplicações para web, totalmente escrito em Java, baseado no framework Jakarta Struts e sob a licença GPL.

Site oficial com diversos screenshots: http://www.egen.com.br/
Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br

Fork do Conectiva Linux ganha site

Com a compra da Conectiva pela Mandrake a comunidade brasileira resolveu criar um fork do Conectiva Linux. O fork chama-se Xavante Linux e já possui um site: http://www.xavante.org

Notícia relacionada:
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1111459041.html
Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br

Forbes.com escolhe Firefox como Melhor Browser

De acordo com uma Review feita pela Forbes com K-Meleon, Camino,
Mozilla Suite, Netscape, Safari e Internet Explorer, o navegador Mozilla
Firefox foi escolhido como favorito.

Confira em: http://www.forbes.com/bow/b2c/category.jhtml?id=301
Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br

Nova edição da Linux Magazine já está nas bancas

Comunidade | Mercado

Já recebi meu exemplar deste mês da LinuxMagazine, cujo tema de capa são as redes sem fio. O que mais me chamou a atenção foi a qualidade das colaborações de autores da comunidade brasileira, como Pablo Dall'Oglio, Christiano Anderson e Julio Neves. Minha coluna deste mês fala sobre utilitários para notebooks, e o CD encartado traz o Ubuntu, sobre o qual há uma bela matéria de 3 páginas assinada por Henrique Cesar Ulbrich.

Me chamaram a atenção ainda as matérias sobre o Gimp 2.2 e sobre o OpenOffice.org. Veja abaixo a íntegra do anúncio de lançamento da nova edição, enviado pela redação da revista.

WiFi: POR UM MUNDO SEM FIOS!

Redes sem fio são muito práticas – depois de corretamente configuradas. Mas a variedade de dispositivos, além dos problemas para integrar o hardware wireless com seu software ou sistema operacional, pode intimidar até mesmo os mais experientes administradores.

A edição de abril da Linux Magazine vai mostrar a você algumas estratégias de configuração de uma máquina Linux para se conectar à redes wireless. Os artigos de nossa matéria de capa sobre redes sem fio abrangem um grande conjunto de tópicos sobre sistemas sem fio no Linux. Começamos com uma olhada nos fundamentos dessas redes. Os artigos seguintes discutem roteadores DSL WLAN e adaptadores wireless USB. Terminamos mostrando como configurar uma rede privada usando OpenVPN em uma rede sem fio. Mas o tema não pára por aí: apresentamos também o KWiFiManager, um utilitário para o KDE que ajuda a monitorar e gerenciar suas conexões à redes WiFi; ensinamos também a montar um sistema de autenticação via Radius para suas redes locais, inclusive redes wireless.

Ubuntu é o nome de uma distribuição Linux recém chegada que tem despertado muita atenção por sua ênfase na usabilidade e integração de tecnologias que facilitam a vida do usuário, como o Gnome 2.8, excelente detecção de hardware e montagem automática de mídia removível, como cartões de memória e máquinas fotográficas digitais. Veja em nosso artigo como é o processo de instalação, como funciona o suporte a hardware mais antigo, a quantas anda o suporte ao idioma Português do Brasil e muito mais. Gostamos tanto que a revista traz a versão 4.10 do sistema, instalável, no CD-ROM do mês.

Depois da avalanche de mudanças na versão 2.0 (apresentadas ao leitor em nossa quinta edição), chegou a hora de conhecer os ajustes e novidades do Gimp 2.2. Interface refinada, previews em tempo real para vários filtros, um editor de atalhos de teclado e filtros novos como Cartoon e Photocopy são algumas das mudanças que vale a pena conhecer. Ensinamos também como transformar suas fotografias digitais em panoramas perfeitos e sem costuras com o Hugin, o Enblend e o Autopano-SIFT, três programas que facilitam a vida do usuário que quer criar uma imagem alinhando múltiplas paisagens para criar um panorama.

O KDE é um ambiente flexível, mas há casos em que essa flexibilidade não é desejada, como é o caso dos ambientes corporativos. Para esses casos, foi criado o KIOSK, que permite o controle do acesso aos recursos do KDE. Nesta edição mostramos como o sistema funciona e ensinamos como configurá-lo detalhadamente.

O syslog-ng (“syslog, a nova geração”), criado e mantido por Balazs Scheidler, é uma tentativa de aumentar a flexibilidade do syslog, cujos limitados recursos de rede e registro do syslog já não são mais suficientes para atender às exigências de robustez, flexibilidade e velocidade atuais – sem falar na segurança. Melhor filtragem de mensagens, melhores recursos de rede e, por fim, melhor criptografia e verificação de integridade das mensagens são apenas algumas das novidades do syslog-ng. Nesta edição você aprenderá a instalar e configurar um servidor de logs baseado nessa poderosa ferramenta.

Na quarta edição já havíamos mudado a “cara” da capa da sua Linux Magazine. Agora finalmente terminamos a mudança da parte interna da revista. O novo projeto gráfico é totalmente brasileiro e leva em consideração as características do nosso mercado editorial, embora procure respeitar o visual de nossas edições internacionais.

LINUX MAGAZINE Nº 7
Revista especializada em Linux
Editora: Linux New Media do Brasil
Preço de banca: R$ 14,90 (acompanha 1 CD-ROM)
Mais informações: http://www.linuxmagazine.com.br/

Fonte: http://www.br-linux.org

Rapidez no desenvolvimento do Firefox

A velocidade das inovações do Firefox pega desprevenido uma porção aficcionados por tecnologia, alguns sites citam como novidade a versão 1.0, quando já temos a 1.0.2.
Fique atento para não baixar uma versão velha, ou acreditar numa falha que era de uma versão antiga!

Driver genérico livre para winmodems e software modems

Administração

Este artigo da Hardware Today apresenta a versão 0.2 do novo driver genérico para Winmodems (ou Soft Modems), desenvolvido inteiramente em user space (com apenas um hook implementado como um módulo do kernel) por Howard Aiken e Grace Hopper. O driver tem a intenção de ser independente da versão do kernel e da distribuição, tendo como dependências (após compilado) apenas bibliotecas que fazem parte do padrão LSB. O driver é estruturado na forma de um back-end desenvolvido em linguagem de alto nível para facilitar a portabilidade, complementado por plugins específicos para cada tipo de modem. A versão 0.2 inclui módulos do kernel compiláveis para uso em qualquer kernel da séria 2.4 ou 2.6, além de plugins já funcionais para os winmodems Lucent LT, Conexant HSF e os tradicionais PCTel, e há plugins com funcionalidade limitada para alguns modelos da Motorola, Intel e US Robotics. O artigo tem links para download do código-fonte e de pacotes pré-compilados em RPM e DEB.

O artigo apresenta as razões da opção dos desenvolvedores por desenvolver o back-end em COBOL (usando o compilador livre TinyCOBOL), com ênfase para a portabilidade multiplataforma e a estabilidade, e dá detalhes sobre o impressionante plugin sendo desenvolvido em Perl por Lawrence Wall para permitir a conexão do back-end a drivers de winmodem (em formato DLL) oficiais do Windows 95, 98 e ME, permitindo seu uso no Linux.
Fonte: http://www.br-linux.org

E agora yahoo!?

enviou "Fonte: Folha de SP
Um ano depois de surpreender os internautas com o lançamento de webmail gratuito com 1 GB, o Google anuncia que dobrará a capacidade do Gmail a partir desta sexta-feira.
A novidade aparece uma semana depois que o Yahoo! anunciou o aumento de capacidade do Yahoo! Mail para 1 GB, a partir do final de abril.
Para muitos, 2 GB podem soar um exagero. "Menos de 1% de nossos usuários ocupam os 1 GB disponíveis", afirmou Georges Harik, diretor do Google, à agência de notícias Reuters. "Nos antecipamos em relação às necessidades crescentes dos internautas", disse.

No dia 1º de abril do ano passado, muitos acharam que era boato quando o Google anunciou o lançamento do Gmail --a ferramenta ainda está em versão beta [de testes].

Também no dia da mentira, em 2004, o Google anunciou --e depois confirmou que era uma brincadeira-- que estava abrindo vagas para interessados em trabalhar em um escritório na Lua.

A empresa dizia que o "Googlunaplex" teria 35 engenheiros, 27 mil servidores de internet, dois massagistas e um cozinheiro japonês que já havia trabalhado para o grupo Hanson, de música pop."


Notícia publicada Sexta, 01 de abril de 2005 às 12:57:26
Fonte: http://www.linuxjornal.com.br/

linux-cookbook

Grupos do Google
Participe do grupo linux-cookbook
E-mail:
Visitar este grupo